quarta-feira, 27 de abril de 2011

As alterações na pista de Abu Dhabi

[caption id="" align="aligncenter" width="550" caption="Fórmula 1 passará por Abu Dhabi remodelado ainda neste ano"][/caption]

O traçado do circuito de Abu Dhabi não é dos melhores para a realização de ultrapassagens. A dificuldade é tanta que mesmo a motivação de se tornar campeão da Fórmula 1 ao fazê-la, somadas ao carro da frente ser bem mais lento e guiado por um piloto novato, enquanto que atrás está um bicampeão à bordo de uma potente Ferrari, não são suficientes.

Para tentar facilitar essa façanha que é ultrapassar em Abu Dhabi, os organizadores do autódromo resolveram fazer uma série de alterações em algumas curvas do circuito. As curvas 5, 6, 7, 9, 13 e 14 são os alvos das modificações.

Um alargamento das chicanes seria realizado nas curvas 5, 6 e 7, possibilitando assim que os pilotos tenham mais facilidade ao realizar ultrapassagens e mais espaço para tentar alguma manobra sem temer o muro de contenção.

O interessantes está por conta da curva 9 onde uma inclinação reforçada, denominada de ‘banking’, será feita para que os pilotos possam ter mais velocidade e assim se aproveitarem de quem entrar ou especialmente sair dela de maneira mais lenta.

[caption id="" align="aligncenter" width="550" caption="Atente as curvas que estão sendo ateradas"][/caption]

As curvas 13 e 14 tendem a se tornar uma única curva. Isso porque os organizadores e responsáveis pelo autódromo entendem que seja melhor um melhor fluído entre os carros na parte final da pista. As últimas curvas são bem travadas e estreitas o que dificulta muito a realização de trajetórias distintas a fim de conseguir superar o carro que está a frente.

Acredito que essa série de mudanças não trarão benefícios muito grandes para aqueles que buscam ultrapassar. As dificuldades poderão ser amenizadas, mas ainda existirão e muito no autódromo do Oriente. O que deverá mesmo ajudar nas ultrapassagens são a utilização da asa traseira móvel e também o desgaste acentuado dos pneus Pirelli. Quem sabe aí Fernando Alonso consiga superar Vitaly Petrov.

Deixe seu comentário

7 comentários:

F-1 A.L.C. disse...

infelizmente as curvas 20 e 21 continuam igual. se fossem amenizadas quem sabe os carros chegassem com mais velocidade na primeira curva. e passasem bem rápido pela arquibancada principal. isto ainda teria o efeito de premiar o piloto que realiza ultrapassagem no setor do hotel, o que aumentaaria o espectáculo nesta área tão importante para a imagem do espectáculo.

confío em que o setor 6-5-7 terá sim impacto. vai ser lindo se um carro sobrepassa e sai escapando pela "reta oposta".

Renato Breder disse...

Essa "remendação" nos circuitos só me faz pensar que, ao projetar um traçado, todas essas questões já deveriam ter sido pensadas melhor!! Se o traçado é moderno, obra de fina arquitetura, etc, então não é isso que a F1 precisa... tanto é que, pouco tempo depois, já pensam em remodelação do traçado...

1) No caso específico do traçado de Abu Dhabi, eu nunca entendi a chicane anterior à curva 7... já tem curvas demais no traçado... elimine essa chicane!! Todos os pilotos sabem que a curva 7 é fechada, todos eles sabem pilotar, todos os carros tem freios.... chicane não é lugar de ultrapassagem... ou é?

2) O esquema para a nova curva 13-14 seria mais interessante se não houvesse um chicane (ela de novo?) antes da curva 13... mas pode dar uma melhorada...

3) A curva 9 inclinada? estranho...

De novo, curva 5 e 6 = chicane, 8 e 9 = chicane, 11, 12 e 13 = chicane...
Tem chicane demais nesse traçado: Elimine-se ou as chicane ou o próprio traçado!!

um abraço.

Ron Groo disse...

Sei não... Como cantava aquela banda com um boiola e duas pi...has dançando: "Pau que nasce torto..."

leof1 disse...

Deviam acabar com aquela chicane na 5,6 e 7 e emendar a 8,9 e 10 fazendo um super retão. Deveriam também fazer uma chicane curtinha entre a 20 e 21 pra que os carros fizessem a curva da reta de chegada de pé em baixo.

Williams disse...

leof1 - exatamente o que pensei> tira essa 5 e 6, e tira a 8 e 9, fazendo uma reta seguida de uma curva de alta! Curva de alta! Essa porcaria não tem nenhuma!

Felix disse...

Para mim, sai o seis e entra o meia dúzia.

marcos disse...

implode essa bosta que só assim pra ficar bom esse circuito! rs