sábado, 2 de abril de 2011

McLaren: a mais próxima da Red Bull



ANDERSON NASCIMENTO



A Red Bull sem sombra de dúvidas sobrou com Sebastian Vettel na etapa de abertura da temporada 2011 da Fórmula 1 na Austrália. No treino classificatório e também na corrida, os austríacos provaram que possuem sim um carro que trará muita preocupação aos adversários. No entanto, era esperado que o principal rival dos taurinos, pelo menos neste início de campeonato, fosse a Ferrari do bicampeão Fernando Alonso e do motivado Felipe Massa. Mas Melbourne mostrou que é a McLaren quem mais se aproxima de ameaçar a soberania da Red Bull na categoria.

Jenson Button declarou nesta semana que acredita muito no potencial do MP4-26 depois do que ele rendeu no primeiro GP do ano. Disse ainda que o carro tem um grande potencial a ser extraído e que isso irá colaborar muito para que os ingleses possam fazer frente à equipe taurina.
Claramente, os Red Bulls são rápidos, a pole de Sebastian, mostrou isso a todos. Mas, em ritmo de corrida, nós já estamos muito mais perto deles nesta fase da temporada do que no ano passado. Eu sei que você pode dizer que a Red Bull não estava usando KERS, que coloca um casal de décimos em seu bolso, mas eu não acho que estejam tão melhores como você pôde ter visto no sábado. Eu acho que há uma enorme quantidade de potencial inexplorado em nosso carro.

Jenson Button



[caption id="" align="aligncenter" width="809" caption="Na Austrália, a McLaren rendeu bem mais do que o esperado"]Jenson Button McLaren Mp4-26[/caption]



O MP4-26 nasceu cheio de inovações e prometendo trazer tendências e quem sabe de repente triunfar logo de cara sobre a Red Bull. Mas os testes coletivos na Espanha revelaram outra coisa. O carro estava cheio de problemas, distante de apresentar uma boa performance e com sérias dificuldades em sua confiabilidade. Isso levou a McLaren a mexer, mexer e remexer no carro antes da estreia do campeonato. E as modificações, aliadas ao pulso firme de Martin Whitmarsh ao fazer cobranças em cima de toda a equipe técnica, surtiram o efeito desejado.

Lewis Hamilton conseguiu terminar a prova na 2ª colocação mesmo enfrentando o problema no assoalho do carro e obrigando assim o inglês a tirar o pé. Se não fosse isso, talvez Vettel conseguisse ver mais do que apenas retardatários em seu retrovisor. Já Button andou bem também e se não tivesse cometido a besteira de ultrapassar Felipe Massa onde não devia e depois acabar sendo punido poderia ter alcançado um resultado melhor do que uma 6ª posição.

A realidade é que a McLaren, apesar de todos os problemas expostos na pré-temporada, conseguiu dar a volta por cima em pouquíssimo tempo e agora tem um carro um tanto atraente nas mãos. A primeira vez que a equipe fez uma simulação de corrida com o novo carro foi exatamente na primeira etapa do Mundial. Prova essa de que há muito mesmo ainda para evoluir no MP4-26. Pode ser que o seu desempenho seja tão forte quanto o RB7 depois de algum tempo.

Pode-se dizer sem receio que o MP4-26 ainda é um carro cru. O difusor utilizado no carro na Austrália era feito de titânio, visto que não houve tempo para que ele fosse fabricado de fibra de carbono. Com um difusor mais leve e algumas outras modificações que não foram concluídas como deveria pela falta de tempo, a McLaren pode andar ainda mais próxima da Red Bull já na Malásia.

2 comentários:

Ester disse...

E essa McLaren misteriosa.Espero que venham mais surpresas positivas!
Abraço para todos!

Marcelonso disse...

Anderson,

Pelo bem do campeonato esperamos que Mclaren consiga fazer frente a Red Bull.

abs