quinta-feira, 7 de abril de 2011

Chuva e pneus serão decisivos na Malásia



ANDERSON NASCIMENTO


A Red Bull pode não encontrar um caminho tão fácil para vencer desta vez. O GP da Malásia deverá apresentar fatores que colocarão as equipes em um maior equilíbrio, mesmo que alguns pilotos afirmem que a aerodinâmica é mais importante em Sepang e, por isso, os austríacos poderão levar ainda mais vantagem.

Desgaste excessivo dos pneus aumentam as chances de surpresas na corrida

O que vale como defesa da afirmação de que Sebastian Vettel ou Mark Webber não terão facilidade neste próximo fim de semana é o forte calor, ou se ele não ocorrer, a chuva que promete vir no domingo durante a corrida. Se em condições normais a estratégia nesta temporada será uma questão bastante importante para a conquista dos melhores resultados, em situações atípicas uma boa estratégia é fundamental. Engenheiros e pilotos terão muito mais trabalho em conseguir encontrar a melhor saída.

Desse modo, não se pode descartar uma surpresa no pelotão da frente, no pódio ou quem sabe vencendo a corrida. A temporada teve apenas uma etapa e suas certezas ainda são poucas e pequenas demais para definir exatamente que a Red Bull estará tão forte como esteve com Vettel em Melbourne agora em Sepang. Por isso, mesmo que seja difícil de imaginar não descartaria uma vitória de uma equipe mediana debaixo de chuva ou em um calor que exija quatro paradas da maioria dos carros.

A Renault mostrou que pode andar bem, a Williams também possui um carro que deixou os torcedores otimistas apesar do problema de confiabilidade do KERS e do câmbio. Além disso, a Sauber é outra equipe que pode se dar muito bem se as coisas não ocorrem dentro dos conformes.

- Como funcionam os pneus de chuva

Um vídeo mostra exatamente como funciona os pneus para pista molhada. É legal ver no vídeo abaixo como os desenhos dos pneus influenciam muito no trabalho de eliminar a água e fazer com que o carro se estabilize nas melhores condições possíveis.

2 comentários:

Marcelonso disse...

Anderson,

A chuva poderá dar um toque muito interessante na corrida, dificultando muito a situação para a Red Bull.

Vamos todos fazer a dança da chuva!!!!

abs

Ron Groo disse...

Deviam fazer um pneu de trator logo.