sábado, 16 de abril de 2011

Ausência de KERS no RB7 é a única chance da McLaren em Xangai



FÁBIO ANDRADE


Ninguém viu a pole de Sebastian Vettel em Xangai, afinal, de uns tempos pra cá, a transmissão televisiva se desdobra e se esmera em tentar mostrar apenas o trecho final de cada volta rápida de cada piloto. Logo, a pole de Vettel não tem uma imagem, não tem uma escorregada, uma travada de pneu, uma abanada, nada que a torne imageticamente memorável. Mas acredite, a pole do alemãozinho hoje foi, como em Melbourne, uma barbada.




[caption id="" align="aligncenter" width="418" caption="A cena mais comum desse início de temporada: Vettel, dedo em riste, fazendo sinal de número um"][/caption]

Vettel fez 1min33s706 ainda na sua primeira tentativa do Q3. Deixou Jenson Button 715 milésimos distante. De forma coincidente ou não, Vettel também humilhou os adversários em Melbourne numa condição de baixa temperatura, como acontece nesse fim de semana no GP da China. Já na Malásia, onde as temperaturas sempre são altas, a diferença entre o alemãozinho e as McLaren foi menor.


Se Vettel segue mitando com três poles em três corridas, Mark Webber também continua com uma escrita, porém, bem mais incômoda: o australiano está, logicamente, perdendo de três a zero para Vettel em classificações e sai da classificação em Xangai com uma desvantagem gritante: larga da 18ª posição, depois de só disputar o Q1. Em entrevista após a sessão classificatória, Webber admitiu que sobrou confiança e faltou velocidade. Se é senso comum dizer que Vettel é o novo Schumacher, já está claro com quem Webber, esse canguru com cada vez mais pinta de segundão, se parece.



Os Outros

A Red Bull corre uma categoria única, a parte, em outra esfera de competitividade, ainda que essa verdade só faça sentido, por enquanto, para Vettel. As outras equipes correm atrás, no sentido amplo da palavra. Nico Rosberg surpreendeu com a Mercedes, colocou-se em quarto e, na invariável rotina, bateu Michael Schumacher por muito. A Ferrari apresentou ligeira melhora, com Fernando Alonso e Felipe Massa dividindo a terceira fila. Mas a McLaren continua sendo a única equipe que parece ter forças para chegar perto da Red Bull. Button e Hamilton, exatamente os perseguidores mais próximos de Vettel na tabela de pontos, largam imediatamente atrás do alemãozinho e podem se aproveitar daquele que pode ser o único ponto fraco do RB7: a ausência do KERS. Se o carro do alemãozinho alinhar para a largada sem o dispositivo, Button e Hamilton terão uma chance rara de poder superar Vettel e tentar a vitória no GP da China.


Caso contrário, será mais um passeio de Vettel, já que o RB7 tem mostrado que, além de rápido, é também um carro confiável.


A largada do GP da China ocorre na madrugada de sábado para domingo, às quatro da manhã, com transmissão ao vivo da Tv Globo. Não há previsão de chuva para as 56 voltas da corrida.



Grid de largada para o Grande Prêmio da China:



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2 comentários:

Ron Groo disse...

Tomara que ele abra e suma, porque se não o fizer, a porcaria da asa móvel vai nivelar por baixo e não se a mclata vencer assim não será a vitória do melhor carro ou do melhor piloto.

Marcelonso disse...

Esse carro da Red Bull nas mãos de Vettel é absurdamente rápido, imagina quando o KERS funcionar plenamente.

abs