terça-feira, 6 de setembro de 2011

Barrichello, Senna e Williams

Recentemente li sobre a possibilidade de ver Bruno Senna na Williams em 2012 no lugar do também brasileiro, mas já veterano na Fórmula 1, Rubens Barrichello. Ao que tudo indica, a Williams não anda tão satisfeita assim com o chamado “custo-benefício” que Barrichello vem dando ao time, especialmente nessa temporada. Os custos dessa vez parecem ter saído bem mais alto do que se imaginava.

Os custos que digo não se referem apenas ao dinheiro, aos 5 milhões de euros que a equipe de Frank Williams desembolsa por ano para manter o brasileiro como piloto de sua equipe, mas dizem respeito também a maneira com que Rubens trata a equipe diante da imprensa e os resultados não muito melhores do que o de Pastor Maldonado, que possui um imenso apoio financeiro do governo venezuelano.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Rubens Barrichello tem sua vaga ameaçada na Williams"][/caption]

Assim, com Barrichello ainda indefinido como piloto da Williams em 2012, nomes começam a surgir cada vez com mais força e o contrato da Renault com Bruno Senna até o final do ano pode dar ao sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna a experiência para conseguir uma vaga em outra equipe, leia-se Williams. Claro que poderão haver outras possibilidades para Bruno, mas dificilmente serão melhores do que trabalhar na Williams. A Renault, apesar de ser sua atual casa, ainda aposta no retorno de Robert Kubica. Se o polonês realmente voltar, a equipe voltará a coloca-lo como piloto de testes, o que é absolutamente natural.

A Williams necessita de dinheiro, pois já mostrou-se um fracasso para conseguir apoios financeiros de empresas e corporações por si só. Um piloto jovem, habilidoso e pagante seria a melhor das soluções. Bruno Senna, apesar de não ser tão jovem e ainda não ter mostrado o que realmente pode fazer na F-1, deverá trazer uma boa quantia em dinheiro vindas de empresas desconhecidas ainda. A grana passa longe do que Pastor Maldonado deposita na conta da Williams graças a PDVSA. Estima-se que Bruno poderá oferecer quase 6 milhões de euros por ano.

Com a reformulação técnica que a Williams fará para 2012, creio que não será um lugar tão ruim para Bruno Senna começar de vez sua carreira como piloto titular na Fórmula 1. Alguém otimista diria que a Williams começará 2012 almejando de fato e com as ferramentas necessárias a volta ao topo da F-1. Senão for assim, ao menos servirá para Bruno permanecer e crescer ainda mais no cerco da categoria.

Deixe seu comentário »

7 comentários:

Williams disse...

Obviamente a melhor vaga é na Lotus Renault no momento. Não está nada claro se o Kubica vai ou não voltar... existem muitas poucas informações sobre isso. Então fica difícil especular, mas o Bruno deve e tem que procurar outras possibilidades. Bom, primeiro mesmo é completar o ano deixando uma boa impressão, e acredito que ele tem tudo pra isso. Fechando o ano bem, e agora com uma grana por trás, certamente ele vai ter uma vaga em 2012, seja na Renault (acredito nisso) seja na Williams. Alias, todo mundo sabe que o Frank tem uma profunda admiração pelo Ayrton Senna até hoje... Seria um encontro interessante. Quanto ao Rubinho... rodô chapa. Perdeu. O cara tá la 19 anos... nao acrescentou quase nada na Williams... nunca mexeu a bunda pra levar 1 tostão pra Williams atualizar o carra e ele mesmo se beneficiar disso... ainda fica dando depoimentos controversos... então na minha visão tá ocupando a vaga errada. A Williams precisa nesse momento de 2 pilotos pagantes. Está claro isso! Acho que Rubinho tá fora da Williams pro ano que vem - e certamente da F1 - se assim for, vai ser bem melancolico esse final de carreira. Mesmo não sendo o Bruno, imagine o tanto de pilotos pagantes que não estão de olho nessa vaga...

Ron Groo disse...

Se Frank for esperto, e eu sei que é... Vai colocar Bruno no carro correndo, quantificar isto em patrocínio e marketing e tentar por um carro que preste na pista pro ano que vem.

Ester disse...

Espero que as coisas dêem certo para o Bruno, seja na Williams, seja em outra equipe. E que as coisas não sejam tão dramáticas assim para Rubens!

William Nascimento disse...

Hulkenberg é que deve voltar a Williams. O piloto tem talento de sobra e coloca B. Senna debaixo do braço. Fim de carreira para Rubinho e uma nova oportunidade para o talento de Hulk.

Jairo f Brito disse...

SR. WILLIAN NASCIMENTO POR UM ACASO O SR. É BRASILEIRO??? ACHO QUE NÃO; PORQUE SE FOSSE PROVAVELMENTE NAO ESTARIA FALANDO ABOBRINHAS !!! E A F1 COM O BRASIL, VALEU ??? BARRICA, B.SENNA, LUCAS DI GRASSI ENTRE OUTROS, MERECEM ESTAR NA F1, CERTO??? . . .

filipe disse...

foooooooraaaaaaaaaaa da williams rubinho, williams bota o bruno senna no lugar do rubinho. o bruno senna merece entrar na willims.

Marcelo disse...

Seria uma espécie de dívida de Frank Williams para com Ayrton Senna.
Já pensou uma vitória de Bruno Senna de Williams-Renault em Ímola.