quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Memória Blog F-1: a pole voadora de Barrichello

O recorde de participações em grandes prêmios de Fórmula-1 é, provavelmente, o mais conhecido de Rubens Barrichello. Mas o brasileiro também é dono da marca de maior média de velocidade em pole position da história da categoria máxima. Em 2004, no auge dos motores V10 sem limitação de potência e com todo o aparato aerodinâmico também usado de maneira ainda irrestrita, a Ferrari sovou a concorrência com um carrão que venceu 15 das 18 corridas do ano. E Barrichello cravou a pole para o GP da Itália percorrendo os 5793 metros de Monza em 1min20s089, numa média de 260,395 km/h. E esse recorde, tal como o de participações em corridas (no próximo domingo em Monza, Barrichello completará sua largada de número 316) deve permanecer nas mãos do brasileiro por muito tempo, dadas as limitações de potência e refinamento aerodinâmico impostos pelo atual regulamento.

Para se ter uma ideia da diferença de rendimento da F-2004 para a F-10 numa pista como Monza, onde a velocidade final em reta é um atributo fundamental para um bom rendimento, no ano passado, Fernando Alonso cravou a pole no autódromo italiano com o tempo de 1min21s962, a uma média de 254,445 km/h. A F-10 foi 1,873 segundos mais lenta do que a F-2004 no mesmo circuito, e isso em Fórmula-1 é uma eternidade que dá a dimensão de como a velocidade final dos carros já não é a mesma.

No vídeo, a pole position com maior média de velocidade da história, e a eterna saudade desse fã dos barulhentos motores V10 rasgando as enormes retas de Monza com seu grito agudo e ensurdecedor:





 

4 comentários:

(@djlucianobravo) disse...

Bons tempos de V10!!! pena que a liberdade de gasto e tecnologia deixa a categoria na mão de poucas equipes!!!

Ron Groo disse...

Deu trabalho esta heim? hehehehehe Achei que não existia.

Marcos disse...

não ligav apra aerodinamica, mas esse motor V10 era lindo. Mas dos modelos 2004,prefiro o BMW. =P

Pedro Paulo disse...

Também choro todos os dias de saudade dos V10, e também o design atual dos F1 antes da redução de custos (aerofólio traseiro baixo e largo, dianteiro curvo, etc.)

O som dos V10 era meu maior chamariz naquela época... ficava rouco imitando o som. O dos v8 é bonito, mas não é agudo, encorpado, lindo como o dos V10, muita saudade...