sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Alterações oficiais do dia

A patética mudança do sistema de pontuação foi oficializada, como já era previsto.
Só me permita pensar um pouco mais a respeito...
Basquete: cesta dentro do garrafão soma 2 pontos.
Tênis: Cada ponto vale 15.
Futebol: venceu a partida? 3 pontinhos no campeonato.
Jogos olimpicos: ouro ao campeão, prata para o vice, bronze para o terceiro. Dúvidas?
Fórmula 1: Opa, temos um probleminha aqui.
Parece que todo evento esportivo realmente sério sabe bem qual o seu sistema de pontuação e tem o mínimo de respeito por sua manutenção ao longo dos anos. Mas a F-1 é uma exceção - ou por não saber como trabalhar os pontos, ou por estar se tornando cada dia menos sério.
A vitória que valia 9 passou para 10. Ok, tudo bem... Tem campeonato que tem descartes, tem campeonato que não tem. Mas tudo bem, faz parte, afinal a lei da vantagem no vôlei sucumbiu também. Algumas mudanças até que são inteligentes... O que é difícil de engolir é o surto de insanidade de alguns dirigentes.
Quando menos se espera, a criatura resolve fazer a Revolução do 2,5. Multiplica pela pontuação do pódio e ver a bagaça que dá. Deu quanto? 25? 20? E outro? Deu 15? Ok, fechou. Eu sou um gênio. Fizemos a maior lambança da estrutura estatística da categoria top do automobilismo. Diz lá que é pra equipes novas chegarem aos pontos. Diz também que os pilotos vão passar a brigar pelo pódio agora, eles vão acreditar, afinal desde Nelson Piquet eles só brigavam para chegar em nono. Só não fala que tivemos uma quedinha pelo consagrado american way of life. E nem que é pra agradar patrocinador, tá?
Não, não é uma mudança focada no esporte. E se fosse, seria tão forçada quanto a baboseira de pneu duro e macio nos GPs. O fracasso na geração de emoções em pista gera os mais estapafúrdios tiros no escuro através do regulamento.
A categoria acaba de se vender mais uma vez. A pontuação tornou-se torta. Qual o próximo passo? Para onde irá se desfigurar agora? Que tal realizar duas baterias como a GP2? Vai querer padronizar os chassis também? Bem que poderia rolar sorteio de motor toda corrida hein...
Chega desse assunto, melhor pincelar as mudanças menos grosseiras do dia e encerrar o post.
Abu Dhabi tira o Brasil da última vaga do calendário. Azar. O dinheiro deles é mais bonito.
A FIA estabelecerá para 2010 um quadro fixo de comissários para as corridas, além de contar com a ampliação do uso de informação de rádio e vídeo para agilizar sua atividade preferida: punir. Ao menos punirão durante o GP, ao invés de deixar para mais tarde (depois do cafezinho).
Ah, sim. Há uma notícia verdadeiramente boa para concluir este post mau humorado. Lucas di Grassi deixou de ser favorito à vaga na Virgin. Agora ele é mais do que isso, o garoto está contratado. Aos 26 anos, Lucas terá sua tão merecida estreia na F-1.
Eis aqui a primeira nova equipe a garantir dupla para 2010: Timo Glock e Lucas di Grassi irão defender a Virgin. Cade você Sauber? Vamo que vamo Lotus, Campos, US F1! A vida aqui na F-1 é bem corrida (a Sauber já sabe disso), antes de um ano acabar todos já conhecem os titulares do próximo. Já deu a hora de escalar o pessoal do pé pesado para 2010....

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu só não consigo entender a cabeça de quem defende esse novo sistema de pontuação. Sério, eu tô me sentindo mal a ponto de achar que a categoria que eu cresci assistindo simplesmente sumiu.

Não tem cabimento, não tem lógica. A proporção de relação é a mesma, o vencedor terá uma vantagem meramente teórica sobre o segundo colocado, premiar os dez primeiros é um absurdo, o Alonso precisará de mais quatro anos pra superar os 1300 e tralalá pontos que o Schumacher conseguiu em 16 temporadas, o campeão de 2010 automaticamente será o maior pontuador em um único campeonato desde que a F-1 existe.

Não dá pra achar legal isso. Não consigo. Tô totalmente broxado.

Tomas disse...

oi tudo bem?
meu nome é Tomas, tenho 13 anos e estou criando um blog relacionado à F1, que comecei hoje.
Minha ideia é colocar todas as novidades, pilotos e equipes, bastidores, enquetes e muito mais.
Já te linquei, se você pudesse me linkar e seguir seria uma grande ajuda
valeu!!!