quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma nova pontuação na F-1

Uma nova aberração, isso sim. Cada um que tire suas conclusões. Eu não gostei.
Resolveram pegar o 10-8-6-5-4-3-2-1 das temporadas anteriores e repassar (com exceção dos 4 pontos) ao quarto colocado até o décimo. A partir de agora, o vencedor do GP deverá somar 25 pontos, contra 20 do segundo e 15 do terceiro.

Em suma, 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.
O raciocínio é simples: mais equipes no grid, maior a zona de pontuação. Tá, como se a categoria estivesse batendo recorde de inscrições...
A motivação é comercial, para variar. E parece que agora o Bernie finalmente conseguiu caprichar na maquiagem de suas medalhas para radicalizar o sistema.
É um desastre em termos estatísticos para a história. É exagerado para a realidade da categoria. É algo que não se parece com F-1.
Aliás, tem muita coisa que não se identifica com a Fórmula 1 ultimamente. Nem o desenho dos carros se parece com um monoposto de corridas mais. A categoria vive um momento de intensas mudanças radicais, e não há uma boa previsão sobre quando esse boom de ideias controversas ficará para trás.
Quer mudança radical? Mande a FOM dividir os lucros de forma menos obscena. Libere os vídeos para a internet. Quebre o monopólio do Tilke. Pare de punir piloto a torto e a direito.
Vale destacar que a novidade não foi confirmada ainda. Mas é uma questão de horas. A oficialização está agendada já para esta sexta-feira. Agora já era...

10 comentários:

Ron Groo disse...

Se era para valorizar a vitória então que diminuíssem a pontuação do segundo para trás...

Assim ficou esquisito, ter piloto chegando a quatrocentos pontos no fim do ano.
Parece a Stock (argh) car.

Anônimo disse...

Assino embaixo e fiz um post em uma linha muito parecida à sua. Isso não se parece com F-1. Não gosto desta F-1. O Hamilton vai precisar de mais 3 anos pra quebrar o recorde de pontos que o Schumacher levou 15 anos pra conseguir. O campeão de 2010 será o maior pontuador em uma mesma temporada, mesmo que vença só cinco corridas. Acabou essa do Schumacher ser o maior de todos os tempos nas estatísticas, essa é a verdade.

Eu achei ridículo, lamentável. Uma pena, mesmo.

Anônimo disse...

Era mais simples apenas mudar a pontuação do vencedor dos GPs: 12 pontos em vez dos atuais 10. E o restante, até o oitavo colocado, como está....

Houve época que até pré-qualificação era necessária e a pontuação era apenas o "clássico" 9-6-4-3-2-1...

Só falta tentarem implantar: UM ponto extra para cada ultrapassagem conseguida na corrida (para estimular as ultrapassagens) ou UM ponto extra para cada volta na liderança (para estimular a busca pela "ponta" nas corridas)....

um abraço,
Renato

Thiago Wilvert disse...

Também não gostei dessa proposta de pontuação.

Acho um exagero 25 pontos. Não vi argumento forte o suficiente para isso.

Imagina só o trabalho para fazer estatísticas? Não só isso, mas toda a história em si.

Não sei o que acha a FOTA em relação a isso.

Eu não gostei.

Abraço!

Anônimo disse...

bom, mas todo mundo aki apóia a idéia dos 10 primeiros pontuarem? Nesse ponto, eu concordo seria legal premiar mais pilotos, mas esse sistema ficou ridículo msm. Qq fosse a pontuação do 1º colocado, (15, 12 ... etc) seria menos disparate q esses 25 pontos. E entendo os puristas da F1, pontuações altas funcionam bem nas categorias americanas pq lá faz parte do show, mas na F1 realmente fica estranho.

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

a mudança eu entendo que deviria ser feito, ja comentei isso várias vezes, mais foi com um exageiro desnecessário, concordo com que dizem que agora se isso se manter recordes seram batidos, mais acaba que ao meu intender, recordes só são batidos se são disputados ao mesmo parametro. vc só bate o recorde de pontos conquistados no mesmo ano se vc estiver disputando um campeonato com mesmo numero de corridas e o mesmo numero de pontuação, principalmente do vendedor. Mais isso é coisa pra se debater depois.. o negocio é fazer pressão pra ver se pipoca isso ai!!! ahushuihuaihsiahs..

DIGA NÃO A MUDANÇA DE PONTUAÇÃO!

abraçooss

Anônimo disse...

Bruno Flávio disse.

Até onde eu sei, já teve 8-6-4-3-2-1. Depois, a vitória passou para 9 pontos (boa mudança). E já teve descarte de piores resultados (péssimo) Depois a vitória passou para 10 pontos (excelente mudança). E devia ter ficado por aí: seis primeiros pontuando, 10-6-4-3-2-1, sem qualquer descarte. Valoriza a vitória, como deve ser e dá valor (necessário) às demais posições.

Eu me pergunto: para que mudar? Para Manor poder falar que fez 1, ou 2 pontos? Grande coisa....

Eita força que esse povo faz para a gente deixar de gostar do mais fantástico esporte do mundo!

Unknown disse...

Com relação às estatísticas é óbvio que não tem essa de "acabar com os recordes de Schumacher".

Todas as estatísticas continuam válidas, basta fazer uma proporção comparativa.

O problema mesmo é a descaracterização de todo o sistema esportivo como falou o Felipe. Parece mesmo que estão 100% focados no negócio e esquecendo de dedicar pelo menos uma pequena fração ao esporte...

É lamentável porque quem paga o pato são os verdadeiros fãs em favor de se abarcar novos espectadores esporádicos à lá Nascar...

É óbvio que essa medida visa mormente chamar a atenção nos EUA. Americano quando vê um esporte com pontuação “magra”, nem perde tempo analisando – automaticamente não gosta. São apaixonados pelo exagero inócuo, tal qual essa nova F1 com seus circuitos ladrilhados com pedras preciosas e, agora, com essa pontuação em hipérbole.

Ainda tenho esperanças que essa proposta não passe!

Abraços!

Unknown disse...

Putz, já era mesmo!

E ainda tem gente como o Fábio Seixas que adorou a idéia...

Lamentável!

Unknown disse...

Realmente mudou tudo para não mudar nada...

Novo = 91pts / Antigo = 39pts

Pos - Novo% - Ant%
1º - 26% - 26%
2º - 21% - 21%
3º - 16% - 15%
4º - 11% - 13%
5º - 8% - 10%
6º - 6% - 8%
7º - 5% - 5%
8º - 3% - 3%
9º - 2% - 0%
10º - 1% - 0%