segunda-feira, 5 de abril de 2010

Carro da Williams é uma porcaria, diz Rubinho



FELIPE MACIEL



A porcaria do nosso carro ainda não está legal. Vamos sorrir senão vamos chorar. Eu vou chorar ali no canto.

Eu não sei o que aconteceu na largada, vou falar sobre isso com a equipe. A partir desse problema eu caí para o fim do grid. Nós tentamos uma estratégia diferente para ir de volta ao pelotão da frente, mas nosso carro definitivamente não estava competitivo. Nós perdemos uma boa oportunidade hoje

Rubens Barrichello após o GP da Malásia



Eu fico imaginando o Frank Williams numa entrevista qualquer, quando perguntado sobre algo relativo ao Barrichello, responder aos risos: "Ah, é um piloto porcaria...".

Quase caí pra trás quando Rubens soltou a piada. Impressionante como todos esses anos vivenciando o mundo da F-1 não bastaram para desenvolver o mínimo de bom senso sobre que diz, ainda que em tom de brincadeira.

Você nunca viu Willi Weber chamar o Schumacher de "Dick Vigarista" ao risos. Nem vê a Ferrari alegar que o estouro do motor do Alonso era propaganda subliminar da Marlboro. As bobagens extremas sequer passam perto da cabeça da maioria dos integrantes da F-1.

Desde que Barrichello deixou a Ferrari e se mudou para a Honda, sinto que ele busca fazer piada com tudo. Porém certas gracinhas merecem ficar na rodinha de amigos, mas em vez disso ele prefere jogar para a torcida. E muitas vezes transforma o humor em tragédia verbal.
O contexto era uma brincadeira com o Di Grassi. O carro não é tão bom quanto a Ferrari, mas, quando passava ele durante a prova, brinquei que ele é muito bom piloto para o carro. Foi uma brincadeira. Se eu não tenho um bom carro, imagina ele. Meu carro tem atitudes boas e coisas que precisam ser melhoradas, mas pra lá de ser uma porcaria.

Rubens Barrichello explicando-se



Se aqui esse tipo de declaração pega mal, não descartaria que dentro da equipe a sensação seria a mesma. A visão clássica de Frank Williams sobre sua equipe sempre foi clara: piloto não precisa ser estrela; a verdadeira estrela é o carro construído pela Williams. Um piloto usando termos pejorativos contra o próprio FW logo parece uma heresia. E foi esse o recado passado pelo próprio Sir Frank quando Rubens detonou a Brawn GP na corrida de Nurburgring em 2009, quando tomou uma dura daquele que ainda se tornaria seu patrão.

Para alguns, a declaração não tem a menor importância. Para outros, uma blasfêmia. Só sei que Rubens poderia trocar gentilezas mais justas com sua equipe, que na voz de Sam Michael comentara que o brasileiro é digno de título mundial.

Brincadeira ou não, o termo usado foi um das críticas relâmpago mais chocantes que já vi um piloto escolher para se referir ao carro oferecido pela equipe.

21 comentários:

Ridson de Araújo disse...

Felipe, não sei se vc viu a declaração, tem toda ela no globo.com e no tazio. Eu realmente sou um daqueles que acha que o comentário não terá a menor importância, se vc considerar que nem Williams, nem Michael, nem Head, são iniciantes ou extremados como os italianos da Ferrari. Mesmo.

Se fosse numa coletiva de imprensa oficial, e o cara chamasse o carro de porcaria, aí sim no dia seguinte eles estariam acertando como finalizar o contrato no último ano.

Não diria nem que foi declaração, e sim uma fala descontraída com amigos que por sinal saiu ao vivo na Globo. Acho que o problema esteve apenas (não, não foi pouco, foi sim falta de tato considerando que ele imagina o que a Globo representa no Brasil e como o Brasil reage a qualquer coisa que diz)aí.

Por fim, eu não vi, até agora, a notícia ser veiculada em qualquer outra imprensa de qualquer outro país. sinal de que ninguém aparentemente de fora levou nem um pouco a sério a coisa.

marcos disse...

Vc tocou bem em um ponto, se fosse uma conversa entre amigos, tudo bem. Mas Barrichello cisma em querer jogar pra torcida, causar, impacto, divisões, principalmente no Brasil. Ele sabe que tme que evitar,mas não evita. O engraçado é que fiz uma enquete sobr eisso no gp séries e até agora está empatada! Pra você como isso é lago difícil de ser interpretado. Mas por mais brincadeira que fosse achei ruim

Aderson Pereira disse...

Eu acompanhei o inicio da carreira de Ayrton Senna na F1 e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a mudança de atitude do Ayrton nas entrevistas após aquele episódio triste da briga com o Nelson Piquet.
No inicio Senna falava normalmente nas suas entrevistas a TV, depois passou a fazer longas pausas entre uma palavra e outra.
Ayrton passou a pensar bem no que iria dizer para que a imprensa não interpretasse mal o que falava.

E acho que o Barrichelo deve fazer isso agora. Apesar de adorar o modo simples e brincalhão dele falar, isso acaba trazendo uma avalanche de comentarios.

Ele mesmo disse numa entrevista: "Meu carro tem atitudes boas e coisas que precisam melhoradas, mas pra lá de ser uma porcaria."

marcelonso disse...

Felipe,

Esse cara vive perdendo oportunidades de ouro em permancer calado,gosta de arrumar pra cabeça nunca vi nada igual.

abraç

Canabrava disse...

Barrichelo é muito burro... isso sim. Se queimou inúmeras vezes... e esse tipo de brincadeirinha é coisa de muleque não de um homem. Rubinho como o próprio nome no dimitutivo condiz... é imaturo e infantil, por isso nunca foi um grande piloto. Ridson de Araújo: abre o olho amigo > imagina você numa entrevista com seus amigos de trabalho fala aos risos que sua empresa é uma porcaria. Teu chefe ia gostar disso? ahhh não tenho dúvidas que não iria. Sempre aparecem esses advogados pra tomar as dores desse piloto chorão. Brincadeirinha é coisa de muleque velho!

Williams disse...

Eu só fiquei pensando o seguinte: que moral o Barrica tem pra ficar fazendo brincadeiras com a equipe Williams? Nenhuma , ou seja, o Piquetzão era um comediante! Ele tirava sarro com tudo e com todos. Mas ele podia. Ele tinha moral pra isso. O Frank já declarou que o Nico é a estrela da casa , e eu penso: mais umas brincadeiras dessas de extremo mal gosto o Rubens vai pro saco pq o Frank não é brincalhão e nem de ficar engolindo piloto não. Seria uma forma vergonhosa pra encerrar sua carreira. Agora o Sam Michael vai entender o porque!

iGOR BdA disse...

Vou resumir à realidade nua e crua:

"É o castigo que a Williams paga por manter na ativa um piloto com prazo de validade vencido e, sobretudo, com um histórico de, costumeiramente, falar mal da própria equipe".

Até em "brincadeira" ele esculhamba as equipes por onde passa. A culpa é sempre do equipamento.

Quem de fato acompanha F1, e não apenas torce, deve lembra - TEM DE LEMBRAR - que ele sempre falou mal de TODAS as equipes por onde passou. Sem exceção.

Lembro perfeitamente ele "avacalhando" com a Stewart e na corrida seguinte o Johnny Herbert vencendo a corrida!

Não foi à toa que Irvine foi alçado à Ferrari primeiro; que Herbert venceu com a Stewart; QUE SCHUMACHER FOI 5 VEZES CAMPEÃO COM A FERRARI ENQUANTO BARRICHELLO FOI VICE APENAS 2...; e que Button foi quem venceu corrida com a Honda para depois ser campeão com a Brawn GP – vencendo 6 corridas enquanto Barrichello vencia apenas 2 e não sendo nem vice com aquele carro "mágico"!!!

Perceberam um certo padrão que sempre persegue Barrichello?

Não é ridicularizando o trabalho daqueles que produzem e ajustam o carro que se vai motivar a equipe a trabalhar ao seu redor. Abrir a boca e desligar o cérebro também ajuda muito pouco. Não aprender com os repetidos erros então, nem se fala.

O resultado ao longo dos anos é o espelho exato disso!

Sam Michael perguntou o porquê de Barrichello nunca ter sido campeão essa semana?!

Avisem a ele que é muito simples...

- Barrichello simplesmente não é “um jogador de equipe”!

O próprio apelido “Rubinho” confirma que ainda se trata daquele mesmo menino mimado que precisava ter seus prantos consolados inclusive pelas mães das demais crianças após alguma derrota nas corridas de Kart...

Anderson Nascimento disse...

Meu Deus, mas que exagero!! Tudo não passou de uma brincadeira que por sinal achei bem engraçada. Tudo isso é só porque quem falou é Rubens Barrichello. Vejo que não há imparcialidade na imprensa pois se fosse o queridinho Felipe Massa nada disso estaria nas manchetes.

Anderson Nascimento disse...

Muito bom seu comentário Ridson. Com ele confirmei que realmente estão fazendo tempestade em copo d'água. Eita imprensa brasileira!!

Allan Koki disse...

Pesado, bem pesado...

Mas acho que não tem mto como discordar de vc. O Rubinho tem mesmo essa de ser um kamikaze contra os próprios interesses sim.

Roberto Mococa disse...

Me impressiona que Rubinho tenha tantos defensores. O cara é uma máquina de vomitar comentários infelizes.

Será que esse povo sente é pena dele? Acho que nunca vou entender.

Roberto Mococa disse...

Ah Mágda, Mágda... quantas moscas já não comestes, heim? :)

Luiz Sergio disse...

Sou fã do Rubinho piloto, agora quando abre a boca parece a Ofélia.

Ridson de Araújo disse...

Olha, nem querendo ser advogado não, cara, mas fala sério... Olha o exagero a que se chegou para essa colocação. Sério, beira o ridículo. Eu msm disse no eu blog e disse em outros lugares, foi infeliz sim o comentário,por ter sido veiculado, mas é como todo mundo entendeu ao vivo, era uma brincadeira que tinha um contexto específico e comparava dois carros de pilotos brasileiros ao da Ferrari.

P/ vc ter uma idéia de como isso foi usado e abusado (e aí pessoas sem criticidade mínima caem nessa, rsrs) a imprensa só pegou a frase específica da porcaria, como o Uol e o portal Terra, e veicularam por aí... isso não é imprensa, amigo, isso é apelo ( e baixo)

Agora se alguém escreve contrariando a onda ( que é detonar Barrichello até msm no nível de pilotagem do cara) é advogado? Porra meu que falta de pensamento crítico! Isso p/ mim é muito mais revoltante, muito mais perigoso...

simples colega, veja lá no meu blog, clica aí no meu nome, e vai ver a nota que a gente deu p/ Rubens na corrida, média de 3.75, considerando a minha e a do meu colega, o Jobson mendes. Se eu fosse em defesa do cara, daria mais, bem mais, seria a-crítico. Outro ponto de ridículo é o que se vê na comunidade do Barrichello, que tem gente doente que não sabe ouvir uma crítica sequer do cara que parte p/ porrada. Esse fundamentalismo é que me incomoda. E muito.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Rubinho se credenciou para mais uma temporada. E, em 2010, o piloto mais experiente da categoria, recordista de GPs, defendendo a equipe Williams, tendo como companheiro o alemão Nico Hülkenberg.
De fato, o desafio é exatamente esse: fazer com que a tradicional Williams, uma das equipes mais vencedoras da Fórmula 1 - nove vezes campeã de construtores e sete vezes campeã com um de seus pilotos - volte a brilhar, o que não acontece desde 1997, quando o canandense Jacques Villeneuve sagrou-se campeão.
O problema é combinar com a Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes, as equipes que mais se destacaram nos treinos da pré-temporada.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Daniel Gomes disse...

Com tanto assunto pra discutir na F1, vão falar de um off do Barrichello na Globo... Vamos nos pautar por assuntos que importam?

Só pra constar, se forem buscar as entrevistas do Massa ano passado antes do acidente, vão ver que ele não estava particularmente satisfeito com a Ferrari e chegou sim a falar mal do carro. E daí? O carro era um lixo mesmo. Como essa Williams, que infelizmente piorou em relação ao carro que o Rosberg pilotou ano passado.

Ah, e antes que eu me esqueça, Pinheirinho, vai se #@%$#%&¨!!!

Pedrero disse...

"Ah, e antes que eu me esqueça, Pinheirinho, vai se #@%$#%&¨!!"
aheuaheuaheuaheuaheuae
apoiado!

Ron Groo disse...

Ah o carro é ruim?
Bem, ele não é obrigado a ficar lá.
Gente muito melhor pilotou Williams bem piores e não fizeram declarações deste naipe.

E Ridson... Tá com dó do cara? Leva pra casa.

Bruno Prado disse...

Comentários raivosos de todos os lados... Mas devo concordar, foi mais uma daquelas oportunidades que o Rubinho perdeu de ficar calado... Essa insegurança dele é um absurdo, já fez tanto mas pra ele foi tão pouco... A pergunta do entrevistador foi: "O que vocês acham de ter um brasileiro no topo da tabela?" (algo assim, nao me lembro ao certo), foi o suficiente pra atingir o ego dele... Teve que falar merda... Eu se fosse o FW fazia dele o segundo piloto só de mal...

[]'s

Ridson de Araújo disse...

Ron, é muito simples...não sou obrigado a concordar com vc, nem vc comigo. Deixe de fundamentalismo besta.

Luiz Sergio disse...

Dirigente da Williams elogia Rubinho: 'Ele é melhor do que vários campeões da F-1'
Para Sam Michael, piloto é um dos mais completos com quem já trabalhou.

Sam Michael, diretor-tecnico da Williams, se desmanchou em elogios a Rubens Barrichello após o GP da Malásia. Segundo o dirigente, o brasileiro, de 37 anos, está sendo uma surpresa positiva para a equipe, graças à experiência e à qualidade de seu conhecimento técnico. O australiano disse que as informações do piloto já ajudaram a melhorar o carro deste ano.


Rubens Barrichello conversa com Sam Michael, diretor-técnico da Williams, em um dos treinos deste ano
- Barrichello é tão bom, que nos perguntamos: "como este cara nunca se tornou um campeão do mundo?" Ele é melhor do que vários pilotos que ganharam títulos. Sempre temos uma fase de lua-de-mel, mas até agora é uma parceria perfeita. Tenho de dizer que Barrichello é um dos melhores pilotos com quem já trabalhei. Ele tem grande importância no desenvolvimento do FW32 - diz Michael.

Para o dirigente, Barrichello trabalha em um nível mais alto que qualquer piloto que já tenha passado pela Williams desde que chegou à equipe, em 2001. Sam Michael diz que Frank Williams e Patrick Head, chefes do time, compartilham da mesma opinião.

- É maravilhoso. Para ser honesto, nunca trabalhei com alguem tão bom quanto ele desde Heinz-Harald Frentzen e Damon Hill na Jordan, há 12 anos. Foi a última vez com que trabalhei com pessoas do calibre de Barrichello. Ele realmente é muito impressionante. Pensávamos que ele seria bom, mas ele excedeu nossas expectativas. E isto serve para todas as pessoas do time, até Patrick Head e Frank Williams. Ele está em um nível realmente especial.

Michael diz também que o brasileiro tem ajudado muito seu companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg. Ele estreia na F-1 nesta temporada e tem aproveitado a experiência do brasileiro.

- Ele tem muita experiência e isso ajuda o Nico (Hulkenberg, companheiro de Barrichello). Além disso, tem um conhecimento enorme: para cada dois testes de mudança de cambagem que Nico fez, Rubens já fez 100.