segunda-feira, 12 de abril de 2010

GP da China nunca repetiu vencedor



FÁBIO ANDRADE



Apesar do traço de Hermann Tilke, o GP da China, que será disputado no próximo domingo no autódromo de Xangai, já foi responsável por bons grandes prêmios, alguns deles decisivos para a história de alguns mundiais. Memórias da China em cena:

- A primeira corrida na pista chinesa foi vencida por Rubens Barrichello, de Ferrari, em 2004. De lá pra cá, o GP da China nunca repetiu um vencedor;

- Em 2005, o GP da China fechou a temporada. O título já chegou a Xangai decidido a favor de Fernando Alonso, que conquistara o mundo 15 dias antes, em São Paulo, no GP do Brasil. E para fechar com chave de ouro, o espanhol venceu também a corrida chinesa;

- Em 2006, a corrida teve doses de emoção que fizeram valer a pena acordar de madrugada. A épica disputa entre Fernando Alonso - um jovem que já demonstrava competência de gente grande - e Michael Schumacher - o gênio que já estava com aposentadoria anunciada – teve em Xangai um de seus capítulos mais nervosos. Sobre piso úmido, Schumacher aproveitou a superioridade dos pneus Bridgestone naquela condição de pista e venceu, largando da 6ª posição. Foi a última vitória do alemão;

- No ano seguinte, 2007, Xangai foi o palco do começo do adeus de Lewis Hamilton a um título que estava absolutamente ao seu alcance. Kimi Raikkonen venceu, numa corrida para Hamilton esquecer. Vítima do alto desgaste de seus pneus e da tardia decisão da McLaren em chamá-lo aos boxes para fazer a troca, o inglês entrou forte demais nos pits: encalhado no único ponto da pista que era coberto por brita, Hamilton adiou a festa para o Brasil. Mal sabia que a festa não seria adiada por 15 dias, mas por um ano, para regozijo dos narradores da rede de tv espanhola Telecinco:



- Corrida modorrenta em 2008. Hamilton largou na pole para não mais largar a primeira posição. Domínio acachapante, numa pista que era considerada um feudo da Ferrari;

- No ano passado o GP da China mudou de data. Foi trazido para o primeiro semestre, mas a chuva continuou a aparecer, só que desta vez com uma fúria até então inédita. E debaixo do temporal, Sebastian Vettel quebrou a hegemonia de Jenson Button e da Brawn e venceu no oriente, num desfile de talento sobre o asfalto encharcado. Foi a primeira vitória da Red Bull na F-1, uma dobradinha, com Mark Webber na segunda colocação.

10 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Sensacional o vídeo e a narração espanhola. Parecia até que alguém estava dando a luz ali. Nem me lembrava mais deste momento, mas realmente foi o começo de um adeus para Hamilton e para a tristeza dos espanhóis nem Alonso venceria aquele mundial.

Ron Groo disse...

Tomara que desta vez seja diferente novamente o vencedor.. E que a corrida seja boa como as duas ultimas. A gente merece pelo horário da prova.

Rafael Raimundo disse...

Agora pode ser o Massa o vencedor, já que não pode repetir =P

marcelonso disse...

Fábio,

Essa corrida deve fazer aflorar a realidade da F1,as Red Bull fugindo e uma interminável procissão,por isso devemos mandar milhares de e-mail para aquelas comunidades indigenas no alto Xingu,pedindo encarecidamente que façam a chuva acontecer na terra de Mao Tsé Tung,pois sem ela sei não...


abraço

Thiago Wilvert disse...

que sarro a narração! kkkkkkkkkkkkkkk

Gil disse...

Espero que a escrita continue e que o GP da China deste ano volte a nos dar emoções e incendeie o campeonato.

Luiz Sergio disse...

Se nunca repetiu um vencedor, será que o tem chance Senna?
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.KKKKKKKKK

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Rubinho acredita em triunfo.
Em 2004, no primeiro GP da China da história, Rubens Barrichello subiu ao degrau mais alto do pódio. Até hoje, o brasileiro da Williams lembra com carinho daquele triunfo, conquistado quando guiava para a Ferrari, e por isso acredita que pode repeti-lo.
"Eu ganhei a primeira prova em Xangai, o que é muito especial para mim. Sempre lembrarei daquela vitória, e ela me faz acreditar que posso repetir aquilo", disse o brasileiro à imprensa inglesa.
Barrichello, que tem cinco pontos conquistados nas três primeiras provas de 2010, resssaltou que não é fácil encontrar o acerto ideal para o circuito de Xangai. "A pista tem uma boa combinação de curvas e aquela longa reta no fim da volta, que é perfeita para ultrapassar. Para fazer uma volta rápida, o carro exige aerodinâmica do que mecânica, mas uma combinação perfeita das duas, o que é difícil de conseguir. Junto com o fato de que a volta é também longa, com muitas variáveis, ajustar o carro perfeitamente é uma tarefa complicada", contou.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Leandro Alemeida disse...

Boa... que não se repita.
Dessa vez o massa encaixa uma corrida, ta precisando para dar moral.

Abraço a todos..
muito ilário essa cena do Hamilton, nunca vou esquecer disso, parecia que ele queria brigar com os chineses querendo que tirasse o carro de qualquer maneira. uiahsihiahsihiahss

Tiago carvalho disse...

Superioridade dos pneus bridgestone??? MAis pelo amor de deus, ateh parece que vc naum assiste corrida. Os bridgestone tomavam um p-au com chuva média e schumacher só ganhou porq a pista secou.