terça-feira, 6 de abril de 2010

Jaime, sem evitar a fadiga



FÁBIO ANDRADE



Ao estrear no GP da Hungria de 2009, pela Toro Rosso, Jaime Alguersuari não conquistou muita simpatia. O espanhol, no auge de seus 19 anos, tornava-se o mais jovem piloto oficial de Fórmula-1 de todos os tempos, mas com um detalhe que causou certo mal-estar: recém saído da adolescência, o piloto nunca havia testado num carro da categoria.



Seu nome de pronúncia complicada também não ajudou, e enquanto o debate sobre a licitude do acesso de tão novo piloto a uma categoria top acontecia, a estreia de Alguersuari foi eclipsada pelo acidente de Felipe Massa na classificação húngara. Nas corridas seguintes pouco se falou do espanhol, e, como quem não quer nada, o estreante mais jovem da história resistiu até o final da temporada e garantiu seu lugar na Toro Rosso em 2010.

Até que no último GP da Austrália, Jaime saiu das notinhas de canto de página dos jornais para ganhar visibilidade após duelar com ninguém menos do Michael Schumacher durante dezenas de voltas no circuito de Albert Park.

“Aprendi um pouco sobre a arte da luta com Michael [Schumacher] em Melbourne” – disse Alguersuari.

No GP da Malásia do último domingo, Jaime marcou seus primeiros pontos na carreira ao chegar em 9º lugar. Em Sepang, o piloto espanhol resistiu impavidamente às investidas de outro piloto consagrado, o brasileiro Felipe Massa. Dando trabalho a pilotos de equipes grandes, o Jaime da F-1 em nada faz lembrar seu xará televisivo, o personagem Jaiminho do programa Chaves, aquele que vivia repetindo o mantra “eu quero evitar a fadiga”.

Ao contrário, as duas últimas exibições do espanhol da Toro Rosso fadigaram os adversários. E de forma repentina, Alguersuari ganhou atenção. Com os 2 pontos conquistados na Malásia, o piloto se tornou o 2º mais jovem a pontuar na F-1, com 20 anos e 12 dias, perdendo apenas para Sebastian Vettel, o recordista de precocidade, que pontuou pela 1ª vez aos 19 anos, 11 meses e 14 dias.

Antes criticado pela juventude e falta de experiência, Jaime Alguersuari já começa a atrair certa atenção pelos seus predicados como piloto. Para quem chegou em 2009 e sofreu com previsões pessimistas, de gente que apostava que ele não duraria o resto da temporada, o espanhol já deu uma grande virada.

6 comentários:

Luiz Sergio disse...

Como ele está ainda aprendendo, o Lewis ensinou a todos como é até fácil não deixar ninguém ultrapassar, outra diga boa que não está no regulamento e se não está a FIA vai levar umas DEZ corridas para proibir, fazer umas laminas bem afiadas nas rodas ai ninguém vai ter a coragem para imaginar uma ultrapassagens.

Aderson Pereira disse...

Estar numa equipe aonde não existe o excesso de pressão por resultados ajudou muito no desenvolvimento do Alguersuari.
Estivesse ele numa equipe com o Flavio Cobratore e já estaria desempregado.

Ron Groo disse...

O carro da Toro e sua dupla de pilotos são uma grata surpresa neste ano.
To gostando de ver.
Será que vão seguir a irmã maior e se tornar carros competitivos em pouco tempo?

Anderson Nascimento disse...

Sou suspeito para falar, pois tenho apenas 19 anos, no entanto, uma frase que gosto muito de usar vale para a minha simpatia com o espanhol Jaime Alguersuari: "Prefiro o arrojo da juventude do que a experiência dos veteranos."
O espanhol está provando, em escala menor que Sebastian Vettel, que nem sempre a experiência é tudo e que a vontade dos recém-chegados à F1 também devem se levar em conta.

marcelonso disse...

Felipe,

Esse espanhol que muitos enxergavam com desconfiança,vem mostrando que tem talento.
Nas ultimas provas sua pilotagem vem na ascendente.
Como disse o Groo,essa dupla é uma surpresa sem dúvida!

abraço

Ester disse...

Fiquei feliz em ver o desempenho do garoto em tão pouco tempo, logo ele, tão criticado pela imprensa! O negócio é não desistir! E sim, concordo que a falta de pressão por resultados de dentro da equipe ajudou bastante!
DTA!