sábado, 17 de abril de 2010

Red Bull continua 100% em classificações



FÁBIO ANDRADE



O frio que assustou as equipes na sexta-feira não apareceu como o prometido no sábado e a sessão classificatória para o GP da China aconteceu sem grandes surpresas. Ou quase sem grandes surpresas, porque a aposta geral para a pole position, Lewis Hamilton e sua McLaren com os polêmicos dutos de ar, ficou numa distante 3ª fila.

Sebastian Vettel, novamente, comprovou a saúde do equipamento mais forte da temporada até aqui. O piloto alemão cravou a melhor volta do fim de semana na classificação em Xangai, seguido pelo companheiro de equipe Mark Webber, o 2º mais rápido. A equipe de ambos, a Red Bull, tem rendimento de 100% em classificações em 2010. Vettel foi o pole no Bahrein, na Austrália e agora na China. Webber foi o mais rápido na classificação do GP da Malásia.
#HamiltonFail

O Q1 e o Q2 transcorreram com o script comum ao das outras etapas do mundial 2010. Algumas poucos acontecimentos surpreenderam, como a saída precoce de Vitantônio Liuzzi logo no Q1 com a Force India e de Rubens Barrichello com a Williams no Q2.

Para a fase final do treino classificatório, o Q3, restaram os 8 carros da quatro equipes mais fortes (Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull) e os habitués Robert Kubica com a Renault e Adrian Sutil com a Force India.

No Q2, Lewis Hamilton causou forte impacto ao fechar uma volta em 1min34s928 e precipitou o favoritismo que rondou a McLaren durante toda a semana, favoritismo em muito influenciado pelo sistema de dutos de ar da equipe inglesa, que retira pressão aerodinâmica da asa traseira a aumenta a velocidade de reta do bólido. Seria, teoricamente, uma vantagem decisiva a favor de Lewis Hamilton e Jenson Button na imensa reta de mais de 1km do autódromo de Xangai, mas não foi o suficiente sequer para flertar com as primeiras posições. A não-pole do campeão de 2008 quebrou a maioria das apostas. Na moda do Twitter seria denominada como um #HamiltonFail.

A Red Bull, que passara discretamente pelo treino até então, usou força máxima para ocupar inteiramente a 1ª fila do grid de largada chinês, com Vettel e Webber. Fernando Alonso não deixou de ser uma novidade na 3ª posição, já que a Ferrari não figurava entre as favoritas para o GP da China.



E o espanhol ficou 4 posições a frente do companheiro de equipe Felipe Massa, que se referiu a um erro na última curva do circuito de Xangai para justificar a 7ª posição. Entre outros companheiros de equipe, Button ficou uma posição a frente de Hamilton e Rosberg repetiu o habitual bom desempenho, sendo 0,7s mais rápido do que Michael Schumacher no duelo interno da Mercedes.

O GP da China, segundo a previsão do tempo, deve ser disputado sem chuva e com temperaturas similares as de hoje. A mínima prevista para domingo em Xangai é de 13ºC e a máxima é de 19ºC.
Grid de largada para o Grande Prêmio da China:

3 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Domínio da RBR é unânime. Para rivais, carros de Vettel e Webber são os melhores. Eles não pensam assim.
No cockpit, antes da saída, Sebastian Vettel esbanja concentração.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Aderson Pereira disse...

A cara do Alonso na foto em nada corresponde com a do piloto que se mostra tranquilo diante de todos os problemas com a Ferrari.
Ele sabe que tá dificil.
Eu nunca ví na minha vida uma Ferrari entrar na pista assim que o treino inicia.

Marcelo chobas disse...

Concordo Anderson , Ferrari tem de correr atraz desses problemas e resolve-los logo evoluir o quanto antes que a EDBUL dispare na frente , droga o massa foi errar logo na ultima curva VAMO MASSA SE CONCENTRE PO , o chumi deve ta num desanimo coitado ,,,mas amanha o R emilton vai fazer uma corridaça . inte e abraços .