domingo, 30 de maio de 2010

Após batida da dupla da RBR, Hamilton vence na Turquia



FÁBIO ANDRADE



Chegada a sétima etapa do mundial e os entusiastas da Fórmula-1 se preparavam para mais uma procissão enjoada de Mark Webber e Sebastian Vettel desfilando a eficiência do RB6 pelas 58 voltas do GP da Turquia, certo? Errado, felizmente para saúde do campeonato, infelizmente para a equipe Red Bull, que viu sua dobradinha se desfazer como o pneu traseiro-direito de Vettel após o toque com o companheiro Webber.


A McLaren incomoda

Largando em segundo e em quarto, respectivamente, na linha “suja” da reta de Istambul, Lewis Hamilton e Jenson Button muito certamente perderiam suas posições. E perderam. Não resistiram a adversários como Sebastian Vettel e Michael Schumacher que obviamente tracionaram melhor antes da primeira curva. Mas, rapidamente, os britânicos recuperaram suas posições, e essa reação rápida foi fundamental para que não se perdessem na história da corrida.



Sobretudo para Hamilton. Em Istambul, sem chuva (chuva deu um baile na meteorologia das equipes, diga-se) em condições normais de temperatura e pressão, a McLaren andou próxima da Red Bull como nenhuma equipe conseguiu fazer em 2010. As primeiras 15 voltas da corrida turca foram marcadas pela pressão de Hamilton sobre Webber. Já estava no ar a impressão de que um bom trabalho das equipes seria essencial para a definição da liderança da prova. E ele foi, naquele momento.

Num detalhe de alguma fração de segundo, a McLaren demorou mais do que podia demorar e devolveu Hamilton à pista atrás de Vettel. A virtual dobradinha da Red Bull voltava a ser um fato.
O Grande Choque

A partir das paradas para troca de pneus, a corrida ganhou um outro tom. Ainda que Hamilton e Button se mantivessem próximos dos líderes Webber e Vettel, as posições pareciam sedimentadas. A tensão permanecia por conta de previsão de chuva. Os computadores das equipes teimavam e determinar a hora em que ela cairia, mas a chuva turca não é como a inglesa, portanto, não costuma ser fiel aos horários marcados. Destituída da pontualidade britânica, a tal chuva se limitou a alguns pingos esparsos.

Foi no terço final, faltando 19 voltas para o fim, que a corrida se decidiu, com a tentativa de ultrapassagem de Vettel sobre Webber, que o vídeo abaixo explica melhor do que qualquer blábláblá textual:

 

Depois do encontrão, Webber ainda seguiu na corrida e terminou em terceiro. Vettel ficou por ali mesmo e saiu do carro chamando o companheiro de equipe de louco, como se o culpado pelo acidente fosse o australiano.



Óbvio dizer que uma batida como essa, nessas circunstâncias, não é proposital nem premeditada. Vettel errou ao intuir que Webber voltaria para a linha de tangência natural para contornar a próxima curva. Um erro sério (e que provavelmente será muito debatido nos próximos dias), que prejudicou o time e abortou uma virtual dobradinha.
Finalmente, Hamilton

E quem disse que a tensão do GP da Turquia havia acabado? Hamilton e Button, em grande estilo, trataram de dar ainda mais graça ao final da corrida ao brigarem pelo primeiro lugar:

 

Ao final das 58 voltas Hamilton, enfim, venceu em 2010. Daqui a 15 dias a F-1 volta a um de seus clássicos, Montreal, no Canadá. E, nas longas retas do circuito Gilles Villeneuve há, além de muros muito próximos, a chance de a McLaren aparecer ainda mais forte com o sistema de dutos de ar.
Grande Prêmio da Turquia, resultado após 58 voltas:

7 comentários:

Humberto M. Oliveira disse...

Depois de ver várias vezeses o acidente da dubla da RBR vou defender o Vettel. Ele saiu mais rápido da curva anterior, botou o carro de lado em uma manobra bela, tinha meio carro a frente e estava na preferencial. Webber abre um pouco mais para tangenciar a curca vendo que o Vettel já estava mais a frente e aí... bateram! maldade (e experiência) do Weber que acabou com a corrida do companheiro (e adversário) alemão. Ruim para a equipe bom pra nós que sentimos falta desse tipo de emoção nas corridas, Corridaça!

marcelonso disse...

A corrida foi muito boa,e o que é melhor dessa vez não foi preciso chover para apimentar.
A McLaren mostrou que pode fazer frente a Red Bull,Webber provou que se o equipamento estiver bala ele voa,do contrário não tira da manga.

Vettel foi juvenil pensando que teria facilidade pelo fato de ser seu companheiro,Webber também contribuiu para o enrosco quando não recolheu.Ambos erraram!
Quero ver como será daqui pra frente na equipe.

A Ferrari esteve irreconhecivel,um fiasco em seu 800ºGP.

abraço

Ron Groo disse...

A maclata não incomodaria se não houvesse tido o enrrosco... Mas...

Foi uma aula de esportividade, quisera que a ferrari seguisse o exemplo e deixasse esta imbecilidade de levar as crianças pra casa de lado.
Afinal assistimos corrida para ver competição e não desfile de carros vermelhos.

Bruno Areal disse...

E agora, este novo regulamento continua sendo uma porcaria ou não?

marcos disse...

olha Vettel foi muito afoito, poderia ter dado uma segurada, que o webber não ia ceder facilmente sua posição. E o Hamilton não gostou muito da atitude do Button não, mais arranca rabo a vista.

Mas foi uma ótima corrida, como há mto tempo não se via disputa pelo primeiro lugar!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Companheiros de Red Bull. Mark Webber e Sebastian Vettel jogam um no outro a culpa pelo acidente que tirou o alemão do GP da Turquia. Lewis Hamilton vence a prova e encosta no líderes.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Marcelo chobas disse...

Poxa nao pude ver a metade da corrida ,,,,a imagem aqui no interior de minas travou é foda,,,,,,mas que bom que o Massa vai permanecer na Ferrari , mas a ferrari ta uma merda de carro .