sábado, 15 de maio de 2010

Kubica bate na trave; Webber é pole em Mônaco



FÁBIO ANDRADE



Nem Felipe Massa, nem Fernando Alonso, nem mesmo Robert Kubica, que parecia predestinado à pole position na pista de Monte Carlo. Numa ocasião em que surpresas sempre são possíveis e até fazem parte da liturgia local, Mark Webber cravou o melhor tempo e vai largar na primeira posição do GP de Mônaco.



Num treino classificatório interessante, o australiano surpreendeu. Robert Kubica, que vinha emendando sucessivas voltas rápidas, foi detido pela Red Bull no último minuto da classificação.
Acidentado pela manhã, Alonso não participa da classificação

A classificação para a corrida monegasca começou antes mesmo de começar. Explica-se: Fernando Alonso, figura chave na formação do grid, bateu no treino livre da manhã em Mônaco e danificou sua Ferrari. Sem tempo hábil para reconstruir o carro, a equipe italiana anunciou, minutos antes do início do treino oficial, que o bicampeão não participaria do qualifying. Ou seja, dessa vez Michael Schumacher não precisaria estacionar na Rascasse para impedir uma volta rápida do espanhol...


Red Bull 100%

Pelo desempenho exibido nos treinos livres, a Red Bull não aparecia como favorita para o Grande Prêmio de Mônaco. Muita gente, como a dupla da Ferrari e o polonês Robert Kubica, andou mais forte do que Sebastian Vettel e Mark Webber. Mas, para comprovar que as performances dos treinos não-oficiais não são conclusivas, a equipe austríaca cravou a pole, até com um certo conforto, de praticamente três décimos em relação ao segundo colocado, e continua com 100% de aproveitamento em sessões classificatórias em 2010.

As duas primeiras partes do treino, no entanto, davam a impressão de que outros times brigariam pela posição de honra. A Ferrari com Felipe Massa, a Mercedes com Nico Rosberg e a Renault com Robert Kubica movimentaram o Q1 e o Q2. O grande destaque foi Kubica, que é destaque, aliás, desde a quinta-feira. O polaco, com a competência de sempre, continuamente colocou seu carro entre os grandes e larga em 2º.



O outro piloto da Renault foi responsável pela única bandeira amarela do qualifying desse sábado, no Q2. Vitaly Petrov bateu na curva Saint Devote, mas sem gravidade, não chegando a interromper o treino.

E entre as grandes quem parecia mais credenciada ao melhor tempo desse sábado era a Ferrari. Fernando Alonso dominara a quinta-feira no principado e Felipe Massa, que finalmente parece ter se encontrado com os pneus macios, ficou com um bom segundo melhor tempo no treino da manhã de sábado. Mas Alonso não pôde treinar e Massa sequer conseguiu uma vaga na primeira fila. Daí a sensação de que o 4º lugar do brasileiro tenha sido um tanto quanto decepcionante para o time italiano.



Na Red Bull, as cartas parecem estar invertidas. Se até pouco tempo atrás Sebastian Vettel parecia a escolha óbvia do time para a disputa do título, Mark Webber vive agora um momento mais feliz. Sua segunda pole consecutiva e terceira no ano é importantíssima, sobretudo num circuito de rua como o de Monte Carlo em que as ultrapassagens são difíceis e a natureza da pista é complexa. A chuva poderia atrapalhar a vida do australiano, mas a previsão do tempo indica apenas 10% de chance de chover entre duas e quatro da tarde de amanhã em Mônaco. Era essa a melhor notícia que os céus poderiam mandar para Webber.
Grid de largada para o Grande Prêmio de Mônaco:

5 comentários:

Daniel Médici disse...

Robert Kubica predestinado? Não... ele é católico. Predestinados são os calvinistas. Vai ver por isso o pole é o Webber.

Fábio Andrade disse...

É, e vai ver que é por isso que o polaco nunca está num carro tão bom quanto ele.

Se eu fosse ele, abandonava a tradição polonesa, deixava o papa João Paulo pra lá e me convertia.

Ester disse...

Ué, eu não sabia, Webber é cristão/protestante?

Aderson Pereira disse...

Deviam ter punido o Massa.
Parou o carro e prejudicou o Button.

O Gavião Bueno sabe protestar quando prejudicam o Massa mas quando é o Massa que faz a sacanagem, ele fica caladinho.

Pinheirrinho - Brasília/DF., Brasil disse...

Australiano voa mais alto. Mark Webber larga na pole position em Mônaco. O piloto da Red Bull iguala a marca do companheiro de equipe Sebastian Vettel e sai na frente pela terceira vez.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com