sábado, 22 de maio de 2010

Memória Blog F-1: Ralf e Montoya em Indianápolis



FELIPE MACIEL


A duplinha da Williams formada por Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher fez história no circuito de Indianápolis. A equipe que o diga.

Tio Frank precisava realizar uma reza brava antes de cada GP dos EUA, porque seus pilotos definitivamente não aliviavam nas sandices. O tour no túnel do tempo começa em 2002, com Ralf e Montoya se degladiando logo na 2ª volta da corrida, deixando o time de cabelo em pé com a lambança que só veio a colaborar para a ruína do trabalho do fim de semana. O colombiano ainda conseguiria obter o quarto lugar. Não subiu ao pódio mas também não engoliu voltas de desvantagem como no caso do companheiro.



Em 2003, uma corrida para a Williams esquecer. Montoya vinha bem no campeonato com elevadas chances de levar o título, no entanto inventou de arrumar problema na penúltima prova do ano. A possibilidade de tornar-se campeão se esvaíram em Indianápolis.

Ralf Schumacher foi mero figurante numa corrida que recebeu a participação da chuva. O alemão perdeu o controle do carro e bateu. Já Juan Pablo, dessa vez, se envolveu com Rubens Barrichello ao atingir a Ferrari do brasileiro e provocar seu abandono. A FIA reagiu aplicando-lhe um drive through, que detonou a corrida e o sonho de Montoya brigar pelo caneco no GP seguinte.



Em 2004, o colombiano maluco sequer esperou o GP começar; aprontou antes mesmo da volta de apresentação: A cena que segue é uma das mais insanas da década. Daquelas que você certamente cairia na gargalhada se seu queixo não estivesse no chão.

O carro deu um problema no grid de largada, o que o piloto faz?... Juan Pablo desce do cockpit, deixa o carro parado no grid e corra em direção aos boxes pulando todos os muros que estivessem à sua frente. Foi praticamente uma prova dos 50 metros com barreiras. E depois deu mais um pique para lá, em seguida girou de volta para cá...

O colombiano, mais perdido que uma barata tonta, buscava o carro reserva para largar. Para completar o episódio, sua corrida até teria início mas acabaria em bandeira preta. A FIA cometeu a proeza de decidir pela desclassificação de Juan Pablo somente aos 93 minutos de um GP disputado em 100. Correu à pé, correu de F-1, e morreu na praia.



2004 também foi o ano do primeiro pancão de Ralf Schumacher na curva do oval. Um problema do pneu o arremessou de forma assustadora sobre o muro, paralisando a prova por longos minutos. O alemão seria substituído por Gene e posteriormente por Pizzonia, só voltando a guiar depois de 7 grandes prêmios daquela temporada.



Aquele domingo seria a última experiência de Montoya e Ralf Schumacher a bordo de um carro da Williams no lendário circuito americano. Fim de papo.

3 comentários:

marcos disse...

grandes lembranças você me fez ter agora!
em 2002, minha reação foi igual a do cara da Williams no final do vídeo que me é familiar, mas agora não me vem o nome; Em 2003,a FIA dá aquele drive through maroto pro Montoya, o campeão moral de 2003, se fosse uma disputa com outra equipe ele não seria punido;

em 2004, Montoyucho mostrou que mesmo gordinho ele ainda corria a la Usain Bolt! rsrsrsrs

(não sei se reparou mas eu sou mto fã do Montoya!rs)

Ron Groo disse...

É... O muro de Indianápolis deve sentir uma falta danada do Ralf... Que ficou conhecido como Ralf Shumuro.

Paulo Maeda disse...

Ralf Shumuro EURI! kkkkkkk Pena que não consigo ver os vídeos, mas lembro mais ou menos desses episódios, o do Montoya nos 50mts com barreiras mesmo foi insano como vc disse.