sábado, 12 de junho de 2010

Em volta brilhante, Hamilton conquista a pole no Canadá



FÁBIO ANDRADE



E finalmente alguém quebrou a sequência de poles da Red Bull. Em Montreal, no treino classificatório para o GP do Canadá, brilhou a estrela de Lewis Hamilton que com a McLaren cravou a pole position para a oitava etapa do campeonato mundial.



Entre os brasileiros, Felipe Massa larga em sétimo, Rubens Barrichello em 11º, Bruno Senna em 22º e Lucas di Grassi na 23ª posição.
O treino

O Q1 e o Q2 nocautearam os pilotos de sempre. A exceção foi Michael Schumacher, que não conseguiu avançar para a superpole e ficou com o 13º lugar. O lugar que “sobrou” com a queda do heptacampeão foi ocupado por Vitantônio Liuzzi, da Force India.

Lewis Hamilton terminara como líder das duas sessões preliminares da classificação, mas seu grande desempenho ainda viria no Q3.
Hamilton, para delírio da torcida

A McLaren apareceu com certo favoritismo em Montreal por ser a equipe que melhor se aproveita do seu sistema de dutos. Esse favoritismo, entretanto, era condicional, porque o RB6 de Webber e Vettel já demonstrara grande capacidade de adaptação em todos os tipos de circuito em que a F-1 correu até aqui. Certamente esse foi um dos motivos para a grande e calorosa comemoração do inglês após conquistar a posição de honra.

No início do Q3, Hamilton inaugurou as hostilidades marcando o tempo de 1:15.500. Em seguida, Alonso, Vettel e, finalmente, Webber, arriscaram voltas mais rápidas do que a do campeão de 2008. O tempo do australiano parecia definitivo, quando Hamilton, passou 120 milésimos de segundo mais veloz na primeira parcial da pista de Montreal.

Numa volta brilhante, Hamilton superou Webber e, pela primeira vez no ano, tirou da equipe Red Bull a posição de número um nas classificações. A volta do britânico, encerrada com o cronômetro zerado, arrancou da torcida canadense um urro coletivo que raramente é captado pelo áudio das equipes de televisão.

 

A pole position de Hamilton, no entanto, veio sob condições razoavelmente dramáticas. Na volta de desaceleração, o piloto foi obrigado a desligar o carro para não ficar sem gasolina, necessária para a checagem da FIA. Ou seja, Hamilton foi até o limite, com o tanque extremamente vazio, buscar a pole.

Mas, vale a lembrança: as duas Red Bull, que largam imediatamente atrás de Hamilton, estão calçadas com pneus duros, ou seja, tendem a conseguir um desempenho melhor no início da corrida de amanhã, já que a falta de aderência em Montreal é um traço marcante da pista e gera um alto consumo dos pneus moles, usados por Hamilton. O Weather Channel me garante que as chances de chuva na hora da largada são de apenas 30%, mas eu não sei não. Uma pancadinha de chuva deixaria as coisas ainda mais interessantes para a corrida de amanhã.
Grid de largada para o Grande Prêmio do Canadá:

1 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Hamilton larga na pole pela terceira vez em Montreal - ele largou em primeiro no circuito canadense em 2007 e 2008.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com