terça-feira, 15 de junho de 2010

A Roda e a Bola



FÁBIO ANDRADE





Bem, a Copa do Mundo está aí, dominando todas as manchetes e todos os debates. É assim de quatro em quatro anos, é praxe, é overdose de jogos, ainda que as partidas não estejam sendo nenhuma maravilha e que existam pérolas como Eslováquia e Nova Zelândia protagonizando 90 minutos de futebol (?).

Em época de copa é assim mesmo, ela domina os assuntos, ela agenda as conversas. E a Fórmula-1 fica à sombra do evento do ano, como não deixaria de ser. O espaço para a cobertura das corridas, que já é insuficiente sem a copa, torna-se apenas uma obrigação protocolar da maioria dos meios de comunicação.

A pergunta que surge nesse momento é: a F-1 deveria parar para a Copa do Mundo passar? Na opinião desse blogueiro a resposta é não. Mesmo que o interesse do público caia e que as corridas fiquem espremidas e se tornem um mero enfeite entre os jogos, não faria sentido uma competição que é anual e ininterrupta mudar sua natureza por causa de um outro evento com o qual não existe ligação alguma. Até porque a F-1 está para o automobilismo como a copa está para o futebol. É o evento mais importante, o mais visto e o mais caro do esporte a motor.

Muito provavelmente a F-1 sempre perderá numa disputa direta com a Copa do Mundo, mas isso é inevitável. Digamos que é normal.

Certo. Mas e quando um senhor chamado Bernie Ecclestone marca uma corrida para o mesmo dia em que será realizada a final da copa? Bem, aí já são outros quinhentos, diria minha mãe, já é o exagero da rigidez com o calendário. A final da Copa do Mundo de Futebol é quase um evento dentro do evento. É tão monstruosamente importante que ninguém, ao final do dia 11 de julho, vai se lembrar do vencedor do GP da Grã-Bretanha. A final da copa é um cânone sagrado, é quase o dia de sexta-feira do mulçumanos. Só que no ocidente ele acontece apenas de quatro em quatro anos. Ninguém fala, ninguém pensa, ninguém respira outra coisa a não ser futebol no dia da final da copa.

Ok, mas deixemos de blábláblá porque daqui a pouco tem jogo do Brasil e eu não vou perder tempo pensando em Fórmula-1...

5 comentários:

marcos disse...

é, colocar um GP no dia da final da copa é complicado, Coisas do Tio Bernie...

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Dunga, divide o Grupo G com Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte. E a estreia canarinha será hoje dia 15, às 15h30, contra os norte-coreanos. Portanto, prepare-se para torcer bastante e vamos junto rumo ao hexa!
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

A Jabulani parece uma cabeça de mosca visto em super close.

Ridson de Araújo disse...

Mas exatamente quando eles iriam colocar estes gps...esta é a questão. De certo seria inteligente adiar em um final de semana todos os eventos, mas o fato é que as corridas são concentradas em julho, desde sempre.


P/ mim, tudo se resolveria jogando o campeonato mais para novembro.

Joao disse...

o duro vai ser ter que cassar links de transmissoes online pra a companhar a corrida já que a rede bobo vai passar a copa e sem ter o sporttv 2