terça-feira, 8 de junho de 2010

GP do Canadá - Zebras



FÁBIO ANDRADE



O leitor já deve saber: a pista de Montreal é uma das mais propícias ao aparecimento de zebras em toda a Fórmula-1. Não, não falo daquela área que auxilia os pilotos a equilibrarem os carros nas entradas e nas saídas da curvas. Falo da zebra futebolística, dos azarões, dos não-favoritos que inesperadamente ganham e deixam um ar de curiosa novidade.

Aqui e agora, duas saborosas lembranças desse gênero vindas do circuito Gilles Villeneuve.
1991

Nelson Piquet e Nigel Mansell nutriram um dos casos de maior e mais declarada rivalidade da F-1. Os atritos entre os dois, iniciados enquanto foram companheiros de equipe pela Williams em 1986/87 seguiram pelo restante dos anos 80 até a retirada de Piquet da categoria em 1991. E foi em seu último ano que o brasileiro conseguiu a última de suas 23 vitórias na F-1. Mas não foi uma vitória como qualquer outra.

Pilotando a fraca Benneton, Piquet não era candidato forte a vitórias em 91. Mas em Montreal, a sorte sorriu para o brasileiro. O tricampeão era o segundo colocado do GP do Canadá daquele ano, que era liderado com folga pelo seu maior desafeto, Nigel Mansell. O inglês já acenava para o público, curtindo seus 50 segundos de vantagem na última volta, quando o Williams FW-14 parou pouco depois do hairpin. Caminho aberto para a última vitória de Piquet na F-1.

 

A vitória nessas condições e sobre seu grande rival só poderia render declarações inusitadas da parte de Piquet. Não para menos, o tricampeão disse quase ter tido um orgasmo ao ver o carro de Mansell parado a poucos metros da linha de chegada.
1995

Jean Alesi, ainda hoje, é sinônimo de Ferrari. O francês jamais escondeu o orgulho de ter pilotado para o time italiano. Boa parte da identificação do ex-piloto com a equipe vermelha é fruto de sua única vitória em 202 participações na F-1, no GP do Canadá de 1995.

Naquele 11 de junho, dia do aniversário de Alesi, a F-1 viveu um daqueles momentos inusitados que ficam guardados na memória. A vitória da Ferrari era uma tremenda zebra já que a equipe amargava uma série de insucessos em seus projetos. O triunfo daquela tarde em Montreal só foi possível graças aos vários problemas que nocautearam os carros mais fortes ao longo das 68 voltas da corrida.

Porém, a cena do dia se deu após a bandeirada. Na chamada “volta da vitória”, Alesi deixou o carro morrer. Mas o francês não ficou desamparado. Michael Schumacher ofereceu uma carona ao ferrarista na “garupa” de sua Benetton.

6 comentários:

jaspion disse...

O melhor de 91 foi na entrevista de Piquet, falta isso na F1 ha algum tmp...
http://www.youtube.com/watch?v=zXHL94JBPks (aos 08:10 min).

Ron Groo disse...

Esta do Piquet não entra nas zebras da pista em si. Foi mais burrice do Mansell mesmo.

Mas o Canadá, assim como Mônaco é propicio a zebras por conta de que não perdoa errinhos bobos.
A pista apertada e as escassas áreas de escape contribuem pra caramba.
E isto é ótimo.

marcelonso disse...

Montreal é uma pista interessante,geralmente as corridas são muito boas.
Lá uma vez ou outra trás surpresas,quem sabe seja chegada a hora!

abraço

marcos disse...

a do Piquet foi uma burrica imensa do Mansell. A do Alesi até se encaixa, em 1995 foi uma corrida bizarra...Um detalhe interessante é que no Canadá aocnteceram a primeira vitória de muitos pilotos, Como Hamilton, Kubica, Boutsen, alesi, Gilles Villeneuve...

Pierre Cracovsky disse...

Piquet e Mansell foram companheiros na Williams em 86/87, não 85/86.

Fábio Andrade disse...

Vixe, passou batido, Pierre. Obrigado pela correção.