quinta-feira, 3 de junho de 2010

A palhaçada que foi a pós-batida Vettel-Webber



FELIPE MACIEL



Como rendeu a polêmica da Red Bull, não? A pancada do domingo provocou uma série de declarações, revelações e falsidades que fizeram a F-1 girar somente em torno de um mesmo assunto nos dias posteriores à trapalhada.

De início, a postura do time foi culpar o Webber. Daí o público reage acusando a Red Bull de proteger o pupilo Sebastian Vettel. De repente, começam a pipocar questões de bastidores que o próprio time decide tornar público, a começar pela decisão dos engenheiros de ambos os pilotos em dar carta branca ao Vettel para atacar Webber, já que o australiano passaria a perder rendimento com o processo de economia de combustível iniciado naquela volta.



Mais tarde, Christian Horner viria a público mudar o discurso e afirmar que não houve culpados. Por último, surgiria mais um detalhe da história dando conta de que Webber teria solicitado à escuderia que Sebastian reduzisse a velocidade, pedido esse negado já que o alemão se localizava na alça de mira de Lewis Hamilton, com sua McLaren implacável na reta, fungando no cangote do RB6 a cada volta.

Eis que os pilotos pintam com a típica conversa para boi dormir. Webber se pronuncia alegando intenção de sentar e conversar com o companheiro, certificando-se de que tudo ficará bem. Vettel ratifica a encenação, afinal "nós somos profissionais".

Para completar, vem a notícia de que a equipe estaria prestes a renovar com Mark Webber por mais uma temporada. Simultaneamente, forma-se o rumor dando conta de um prolongamento de contrato com Vettel até 2015. Aiai...



Mas ainda tinha uma cartada final. Se é que todo esse papo-furado enfim acabou...

A Red Bull promove um encontro animado entre seus amissíssimos pilotos na fábrica de Milton Keynes, conforme registra a foto acima. O toque de mestre na brincadeira foi indicado na legenda que exibia a inscrição: "Merda acontece". Certamente a coisa mais sensata e verdadeira vinda da RBR em todos esses dias.

Dos dois, um: ou a escuderia é tão atrapalhada quanto seus pilotos para lidar publicamente com uma situação desfavorável, ou a sequência dos fatos pós-batida foi uma tática de marketing para valorizar a exposição da marca perante a mídia.



O que aparece para nós não possui nenhuma relação com o que acontece de fato lá dentro. Baseado na declaração inicial do Horner, me arrisco a dizer que o comportamento da direção do time foi soltar um esporro para cima de Mark Webber, que antes de pensar em sustentar a ponta da corrida deveria zelar pela integridade dos dois carros. No instante do impacto, o australiano estava atrás de Vettel, mais lento, e posicionado pelo lado de fora. Com toda a desvantagem do mundo, ao invés vez de aceitar a ultrapassagem, ele decidiu por manter os dois carros na parte suja, privando ambos de fazer uma tomada "contornável" para curva. O time poderia aceitar a postura extremista de defesa de posição de Mark, desde que não fosse executada contra outra Red Bull. Creio que os primeiros comentários do diretor, reconhecendo certo exagero por parte de Webber, foi muito mais que uma mera preferência dos energéticos por Vettel: do ponto de vista deles, provavelmente a culpa é do veteraníssimo australiano.

Resta-nos agora abrir os olhos para a possibilidade de voltarem a se cruzar na pista nesses próximos GPs. Uma hipótese plausível seria a escuderia instruir seus pilotos a agir de maneira que o mais lento deles não seja tão agressivo contra o mais rápido no caso específico de uma disputa interna. A pior hipótese seria vetar a disputa direta entre os dois - esperamos que esse radicalismo não corra. De todo modo, é inegável a frustração de uma equipe que possui o melhor carro desde o início do ano e se revela incapaz de abrir vantagem nos campeonatos de pilotos e de construtores.

6 comentários:

Renato disse...

Já vi tudo: no próximo GP, do Canadá, Vettel estará à frente de Webber e vencerá o GP ou terminará à frente de Webber. Mesmo que Webber esteja mais rápido... uma espécie de compensação a Vettel pela besteira do Webber (apesar de eu achar que ambos fizeram besteiras!).

Fugindo do assunto: como os nomes dos dois tem semelhanças:
WEBBER WETTER WEBBEL WETTER WETTEL MERDEL VEBBER VEBBEL VETTER VEBBEL VETTEL (kkkkkk)

um abraço

Becken disse...

Ótimo post.

Mas você já reparou que apenas a blogosfera que cobre a F1 no Brasil parece indignada com a história da Red Bull?

A imprensa "maintream" ou os blogueiros famosos como Flavio Gomes, Ico, Fabio Seixas — ou jornalistas como Reginaldo Leme — parecem decididos a ignorar os detalhes que mostram que há algo podre, ou azedo — como o tal energético — no reino da Áustria?

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Após polêmica, Webber e Vettel fazem as pazes. Pilotos se reunem, pedem desculpas e regastam clima de paz na Red Bull.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Aderson Pereira disse...

É estranho que Vettel estivesse com mais combustivel que Webber no momento do acidente.
Vettel estava ali brigando com Hamilton pela segunda posição a maior parte da corrida, como ele poderia estar com nivel de combustivel maior?
Mesmo que não houvesse o acidente, será que Webber e Vettel teriam combustivel pra terminar a corrida em 1º e 2º??

Neudo Marcondes disse...

Hoje quero mandar um abração pro BI-CAMPEÃO FITIPALDI o desbravador e pioneiro nos títulos de F1, pro PIQUET que lutou contra tudo e contra todos e conquistou o TRI-CAMPEONATO e pro maior de todos o também TRI-CAMPEONISSIMO e mais arrojado AIRTON SENNA DA SILVA. Quanta saudade!!!!
Eles conquistaram 8 TÍTULOS e mereceram envolver seus corpos com a BANDEIRA DO BRASIL, ao contrário desses bundões BARRICHELO E MASSA que não merecem, abrem as pernas pra qualquer BABACA e ainda assumem a covardia enquanto nós palhaços de plantão torcemos pra eles.(eu torcia).

SCHUMAKHER- Acabou aproteção, acabou o campeão, 7 titulos que pra mim não valem 2 do FITIPALDI….

ALONSO – 2 títulos com proteção,RIDICULO, vê se ganha 1 sozinho seu maricon chorão.

Neudo Marcondes disse...

VETTEL, este garoto é fera, é arrojado é o novo SENNA, ele briga sozinho não precisa de ajuda de ninguem, vai ser um grande campeão.