quinta-feira, 29 de julho de 2010

Asa flexível é o aparato do momento



FELIPE MACIEL



A Fórmula 1 vê florescer o terceiro intrigante arranjo técnico deste ano. O duto F inventado pela McLaren foi o primeiro, gerando uma pequena polêmica de início, que ganhou proporções ainda maiores quando a Ferrari instalou seu sistema de forma a exigir a tirada de mão do volante de seus pilotos. Outras equipes vieram no rastro depois.

O escapamento associado ao difusor foi o segundo grande ícone técnico da temporada, inaugurado pela Red Bull e já devidamente copiado pelas rivais. Quanto ao terceiro, em voga neste momento, é nada mais nada menos que a asa viva formulada pela mesma escuderia energética.



O vídeo mostra bem seu funcionamento. Tome o pneu como referencial e observe o movimento do aerofólio.

De alguma forma, a asa dianteira se enverga de maneira a baixar a altura dos endplates, esboçando um U de cabeça para baixo se visto de frente. À medida em que o carro acelera na reta, as laterais do aerofólio descem cerca de 25 milímetros, rendendo alguns décimos de vantagem. Na freada, evidentemente, a asa retoma sua horizontalidade.

O mecanismo é extremamente curioso, a ponto de o engenheiro da McLaren, Paddy Lowe, reconhecer que precisará trabalhar bastante para criar sua versão, visto que ele não faz ideia de como o bicho funciona.

A Ferrari foi rápida no gatilho e estreou o seu no GP da Alemanha, colocando ainda mais pressão sobre a McLaren com relação às suas duas grandes adversárias. As análises da FIA não constataram qualquer irregularidade, portanto se ela deseja impedir a continuidade da asa flexível, uma boa solução será tapar a brecha no regulamento do ano que vem.

E por mais que existam regras restringindo a liberdade dos projetistas, a criatividade dos engenheiros segue pegando todos de surpresa. Assim que é bom.

7 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Já havia notado isso no onboard da batida de Mark Webber em Heikki Kovalainen, no GP da Europa.

Daí fiquei pensando... pode isso, Arnaldo, quer dizer... Reginaldo?

jaspion disse...

isso nao ta dentro do qnt q os pilotos podem modificar na asa? nunca ficou claro se isso e realmente usado e qnd....

Ron Groo disse...

Asa flexível é a artificialidade do momento.

Quando é que veremos os carros limpos de porcarias aerodinâmicas de verdade?

jaspion disse...

Caro Ron Groo (nao sou intimo pra lhe chamar so de Ron), como pra vc seria o carro ideal?
Pq sao esses apetrechos q fazem com q a formula 1 chegou onde esta hj em dia, ate aerofolio ja foi porcaria aerodinamica qnd inventado, concordo q um carro mais limpo (como ficou desde o ano passado) seja melhor, mais os engenheiros estao ai pra isso, tentar achar como melhorar onde ainda nao foi proibido.

Felipe Maciel disse...

Não, Jaspion, esse recurso só altera o ângulo dos flaps, não move nenhuma área do aerofólio.

A regra que permite ao piloto dar cliques no volante dificilmente vai colaborar com ultrapassagens, embora fosse essa a ideia da FIA. Já o mecanismo da asa flexível ocorre por efeito aerodinâmico, sem a intervenção do piloto.

Abs

Asa flexível ganha evidência na Fórmula 1 disse...

[...] | Tazio, Blog F-1 [...]

jaspion disse...

Entendi, vlw.