quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Austin, por Hermann Tilke



FÁBIO ANDRADE


A tentativa do arquiteto alemão Hermann Tilke de "homenagear" (ou simular, como queira) curvas célebres de pistas famosas não é inédita, mas já se repetiu. O projetista de 8 das 19 pistas em que a F-1 se apresenta em 2010 (Tilke é a mente por trás dos seguintes traçados: Sakhir, Sepang, Xangai, Istambul Park, Valência, Marina Bay, Yeongam e Yas Marina) revelou hoje mais uma de suas obras: a pista de Austin, capital do estado americano do Texas, que sediará o GP dos Estados Unidos a partir de 2012.




[caption id="" align="aligncenter" width="430" caption="A nova sede do GP dos EUA, projetada por Hermann Tilke"]A nova sede do GP dos EUA, projetada por Hermann Tilke[/caption]

No novo projeto de Tilke são visíveis as inspirações colhidas em várias partes de pistas do mundo: Silverstone, Hockenheim e a Curva Oito que o próprio Tilke desenhou em Istambul estão lá. Invariavelmente, também estão os cotovelos e os protocolares 5 mil e poucos metros de extensão (exatamente 5470 metros).


Diz-se que Istambul Park, também apresenta trechos que remetem a outras curvas famosas do mundo: a sequência das curvas Um e Dois da pista turca seriam supostamente parecidas com o S do Senna, por exemplo. Ou seja, uma das taras de Tilke, a prestação de "homenagens" a recortes célebres da outras pistas,  já se repetiu. Ou seria falta de uma mente mais criativa?


Em Austin, no entanto, Tilke lançou mão de uma ferramenta pouco usada em seu limitado repertório arquitetônico para o esporte a motor: a variação de relevo. No projeto da pista americana constam novidades como o forte aclive no final da reta principal. Se será interessante e proporcionará o "show" tão prometido, só saberemos daqui a dois anos.




[caption id="" align="aligncenter" width="495" caption="Pista de Austin: relevo variado"]Pista de Austin: relevo variado[/caption]

Os Estados Unidos não recebem uma corrida de Fórmula-1 desde 2007, data em que expirou o contrato com os proprietários da pista de Indianápolis, que investiram pesada grana para construir um circuito misto que pudesse abrigar a categoria. Bernie Ecclestone, chefão comercial da F-1, desejava levar o circo para um local com mais visibilidade dentro dos EUA, e o Texas parece se encaixar sob esse perfil. Ecclestone, no entanto, ainda não desistiu de ver uma prova da categoria nas ruas de Nova York: "Austin sediará o Grande Prêmio dos Estados Unidos, mas não descarto a possibilidade de ter outra corrida nos Estados Unidos com outro nome. Seria loucura ter a opção de correr em Nova York e dizer 'não, obrigado" - disse o gerente comercial da F-1 quando questionado, no mês passado, sobre a possibilidade de uma prova na Big Apple.

4 comentários:

Caco disse...

No A1-Ring, onde até 2003 era realizado o GP da Austria, tb tinha a reta dos boxes que terminava com uma subida. Mas acho que lá, era bem menos íngreme que essa daí.
Falando em Austria, quando entrei no google pra procurar o nome do circuito, vi uma notícia que o Bernie Eclestone estava negociando o retorno do circuito ao mundial.
Acho uma boa, sempre gostei bastante do traçado deste circuito.

Quando sai o resultado do f1 champion referente a etapa de Spa?

Abraço!

Paulo Maeda disse...

Caco, pelo q vi na foto parece q eh bem mais íngrime, mas em descida e não em subida como em A1 Ring.
Bom, sinceramente nao espero mta coisa desse circuito, vendo o traçado no geral (sem analizar as curvas) a primeira coisa q me veio a cabeça foi: Hungaroring..... entao, vai saber se vai prestar isso ae.

Começou bem essa história, agora é esperar pra ver o q vai acontecer depois q foram ver o defunto..

Pessoal, não sei se vcs viram o link q mandei no comentário meu anterior, mas o site onde escrevo não permite comentários de não membros do fórum. Então fiz um blog no blogspot e vou reproduzir os textos nele. Assim você vai poder comentar nele ^^ Então, add ele em seu blogroll http://speedzoneracingleague.blogspot.com/ Vlw!

Ron Groo disse...

Apenas uma definição: É Tilke portanto, é lixo.

Rafael disse...

Nos EUA não precisa inventar nada. Corre no misto de Daytona mesmo. Tudo é jogo de interesse nessa F1…