sábado, 18 de setembro de 2010

Romain Grosjean, pelas beiradas



FELIPE MACIEL



Ao contrário de Nelsinho Piquet, o francês mais suíço que se tem notícia não decidiu se dissociar completamente da categoria pela qual lutou para competir desde o princípio da carreira. O substituto do brasileiro está realizando sua volta por cima numa velocidade surpreendente.

Nick Heidfeld conseguiu se valorizar no mercado rapidamente com o trabalho feito ao lado da Pirelli, dando o pontapé nos futuros compostos da F-1. Quem esperava uma simples troca de lugares com o Pedro de la Rosa acabou admirado pelo anúncio de que o novo test driver da fornecedora italiana é o inexperiente Romain Grosjean.



As relações com Flavio Briatore foram muito mais determinantes para seu afastamento do que seu desempenho em si. Afinal de contas, em pouco tempo decorrido de uma temporada em andamento ele fez mais ou menos o que Nelsinho costumava fazer há um ano e meio neste circo.

Grosjean não é inferior a Petrov, mas foi trocado pelo russo durante a expurgação de todos os focos deixados por Briatore no time - além é claro do interesse no dinheiro do russo. Mas logo emendou um plano de retorno que está sendo muito bem executado até momento. Romain achou um cockpit na GP2 e em seguida fechou contrato para acelerar um F-1 novamente; só que dessa vez será o Toyota TF109, na função de avaliar os pneus que nenhum outro piloto conhece, exceto Nick Heidfeld.

Será que alguma equipe não optará pelo passe do cabeludo já em 2011?

5 comentários:

Renato Breder disse...

Felipe Maciel,

acho que você se confundiu e postou uma foto do Urso do Cabelo Duro no lugar de uma do franco-suiço Romain Grosjean... (kkkk)

Este rapaz não se encaixaria num post anterior do Blog-F1: "A volta dos que deverian ter ficado".
Ou você o encaixaria na tal lista?

um abraço

Ron Groo disse...

Visconde de Sabugosa de volta? Se for pelo que já apresentou... Esquece.

Felipe Maciel disse...

Ih, rapaz, longe de mim mexer na lista do Fábio...

Mas falando sério, é difícil fazer qualquer afirmação precisa sobre o Grosjean devido ao pouco tempo que ele teve com um carro tão ruim de uma equipe que só tinha olhos para o outro piloto e enfrentava uma crise moral necessitando se livrar de qualquer vestígio que lembrasse o Briatore dentro do time, desde o piloto gerenciado por ele até a pintura do bólido da equipe.

Por isso, paradoxalmente, o único jeito de sabermos se Grosjean realmente merecia ter ficado seria recebendo-o de volta para que mostre o que de fato é capaz de fazer.

abs

Aderson Pereira disse...

Usar Nick Heidfeld, um piloto com anos de experiençia em F1 que conhece as reações de um carro da categoria no uso dos pneus, para testar os novos compostos da Pirelli para 20111, foi uma decisão acertada pela fabrica italiana de pneus.
Mas...Grosjean???
O que é que esse cara entende de F1?? Será que a opinião dele vai ajudar em alguma coisa??

Mas, eu admiro o empenho do "leão da ING" em querer retornar a categoria, assim como varios pilotos lutam para conseguir um assento por lá.
Ao contrario do "Tuitinho" Piquet que agora só quer saber de fazer racha naqueles ovais americanos. Disse ele que não quer ter mais dor de cabeça. Mente fraca é assim mesmo.
São muitas as facilidades pro Piquet Jr, correndo em territorio americano:
Fazer curva só pra um lado dá menos trabalho.
Se rodar e bater, não vai ter que andar muito pra chegar nos boxes.
Não tem telemetria por lá, as cagadas que ele fizer não vão aparecer nos computadores.
Tudo é festa.

Aderson Pereira disse...

Corrigindo o ano: 2011.
20111 é demais né? Nem deve existir mais pneus nessa ano. :)