domingo, 19 de dezembro de 2010

Com quem está a F-1?



ANDERSON NASCIMENTO



A polêmica começou com o homem que mostrou que voltou bem ativo ao cenário da Fórmula 1 depois de estar um pouco "sumido". A reclamação contra Bernie Ecclestone saiu primeiramente de Luca di Montezemolo, dono da Ferrari, que afirmou que a categoria deveria estar muito mais nas mãos das escuderias do que nas mãos de Ecclestone. Agora, foi a vez de Ron Dennis, da McLaren, engrossar o coro feito contra o chefão da principal categoria a motor do mundo.

"Efetivamente, Bernie roubou a F-1 de nós. Ele roubou usando a dissimulação com as equipes com relação aos significativos aumentos que chegavam a ele como resultado dos melhores contratos de televisão. Ele usou o benefício comercial para persuadir as equipes a aceitarem um contrato que as elimina dos direitos que existiam anteriormente."

Foram essas as palavras de Dennis contra Bernie. Agora, será que os dois dirigentes tem razão em dizer que Ecclestone foi um "vilão" dentro da categoria?



A opinião deste modesto blogueiro aqui é a seguinte: Bernie pode até ter eliminado muito do poder que as equipes possuíam em definir como seria a Fórmula 1 nos próximos anos, mas poucos (ou ninguém) conseguiriam transformar a categoria em um sucesso comercial tão grande como ela é.

No entanto, do ponto de vista esportivo, que é o mais importante, a Fórmula 1 vem aos poucos deixando de representar o real sinônimo de esporte. Mas, todo avanço financeiro leva consigo a perda de alguns fatores importantes ou não, isso já era sabido. Por esse lado, é uma pena que o peso das equipes tenha sido diminuído pelo dono dos direitos comerciais da F-1, pois elas poderiam sim ter mantido a essência esportiva que se perdeu ao passar dos anos. Ainda assim, creio que Bernie não deve ser o único culpado pelos problemas da categoria.

As equipes reclamam, mas quando possuem as cartas nas mãos abdicam do poder e não fazem valer o pouco de autoridade que ainda lhes restam. Digo pouco aqui, assim como os dirigentes, mas analisando mais profundamente, os times só não possuem mais força por culpa própria e não por causa de um senhor que se preocupa muito mais em encher seus bolsos de dinheiro com que qualquer outra coisa.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Não gosto dele, mas não o acho vilão. O homem tirou a F1 do amadorismo e a tornou a maior atração automobilística do mundo.
Era capaz da categoria não ter sobrevivido tão bem sem a mão de ferro do velhinho da fuzarca.

Renato Breder disse...

E pensar que tudo começou lá no início da década de 80... por ocasião daquela guerra FISA x FOCA x FIA (uma verdadeira sopa... ops! guerra de letrinhas!). As equipes - muita gente que ainda está por aí na F1 - entregaram a Ecclestone o poder, de bandeja...

Se naquele episódio o 'poder' foi ratificado como estando em POSSE de Bernie Eclestone, dali em diante, esse poder foi só aumentando, sob todos aspectos...

O pessoal das equipes esperneia, vocifera, ameaça e outra coisas mais mas, ainda assim, devem muito ao Anão Tenebroso!

um abraço.