segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Explicando a queda de rendimento de Mark Webber



FELIPE MACIEL


A F-1 e outros esportes podem provar que, se você tiver algo para revelar, você não ameaça escrever um livro; você o escreve.

Mark Webber tornou pública uma informação surpresa para os espectadores da Fórmula 1, que acompanharam o declínio de seu rendimento na parte decisiva do campeonato.

A explicação do piloto recai sobre suas famosas desventuras sobre rodas na Austrália. No livro Up front: 2010 A season to remember, ele conta ter sofrido uma lesão no ombro ao levar uma queda de bicicleta no final de setembro. Para completar sua "Montoyada", tratou de não deixar nem mesmo o chefe Christian Horner descobrir a verdade.



A fratura não era tão séria porém o tratamento não seria tão simples. Apenas seu treinador, Roger Clearly, e o médico da FIA, Gary Hartstein, foram informados do problema. O piloto inclusive chegou a tomar injeções de cortisona antes da etapa do Japão e da Coreia.

As últimas 4 corridas do campeonato foram teoricamente comprometidas pela lesão. Nesse período, Webber conquistou 2 segundos lugares e 1 sétimo lugar, sendo que bateu e abandonou no GP chuvoso da Coreia. Somou, portanto, 40 pontos, contra 58 de Lewis Hamilton, 61 de Fernando Alonso e 75 de Sebastian Vettel.

Está aí um bom argumento de defesa para este declínio de fim de campeonato. Assim sobram duas perguntas que não querem calar: é correto de dizer que 2010 foi a primeira e última oportunidade de Webber de brigar pelo título? E será que esta é a última vez que ele se quebra em cima de uma bicicleta?

Pelo visto não há nada que impeça ambas as ocorrências de voltarem a acontecer.

6 comentários:

Tomás Motta disse...

Lamentável, na minha opinião, que Webber vá correr Mountain Bike na Austrália quando tem uma decisão de campeonato pela frente. Agora está aí, choramingando no livro.

Isso também explica a sua ausência nos treinos da Pirelli.

Quanto as últimas duas perguntas:

1. Não, acredito que brigará pelo título (pelo menos em uma parte do ano) em 2011;
2. Não, isso deve voltar a acontecer.

GG disse...

ela não se quebrou em cima da bicicleta - enquanto ele estava em cima tava tudo ok, o problema foi quando ele foi pra baixo dela

Ron Groo disse...

Será? Para quem foi atropelado e ficou todo ferrado antes do começo do ano e fez um ano tão bom como nunca havia feito...
Bom... Então só vai voltar a brigar pelo título se for atropelado de novo.

marcos disse...

bem se isso não for uma desculpa, a Red Bull tem que incluir no contrato dele que ele está proibido de andar de bike! kkkk

F1-A.L.C. disse...

quem sabe e o Weber agora seja prohibio de subir na bike, ou pelo contrario, o Horner mande se autoatropelar com mais frequencia, pois assim melhor a sua perfomance...

um dos efeitos da cortisona e impedir o depósito de fibras colágenas, e com isto a formação de osso (a tão popular infiltração pra tratar o esporão calcâneo da velha...). claro que Weber pode se fazer um tratamentinho básico de um par de milhões com produtos osteogênicos... mesmo assim, vai ter que cuidar esse hombro na "melhor idade"

Marcelonso disse...

Mark Webber foi bem criativo na desculpa, nem o Barrichello pensou numa dessa!

Na verdade, Webber é o tipico piloto que faz uma corrida boa de tempos em tempos, essa é a verdade.


abs