sexta-feira, 25 de março de 2011

Novidades poderão deixar corridas caóticas



ANDERSON NASCIMENTO


Por ser a etapa de abertura da temporada 2011 da Fórmula 1 e por ainda as equipes não entenderem exatamente o comportamento dos pneus Pirelli em um circuito com temperatura maior do que nos testes na Espanha, o GP da Austrália pode ser confuso e caótico. Essa mesma opinião é compartilhada pelo atual campeão Sebastian Vettel. Para ele a corrida terá muitas variáveis. “Teremos muitas paradas nos boxes para cada carro. Com 24 deles na pista, serão muitas mesmo”, declarou.

A estratégia será fundamental para que os pilotos consigam lutar pelo título ou ao menos fazerem uma boa temporada neste ano. A etapa australiana promete levar os carros a realizarem de duas a três paradas, algo que será decidido pelas equipes e seus pilotos que julgarão se compensará permanecer na pista com compostos desgastados e assim optar por dois pits, ou se será melhor correr com pneus mais inteiros durante a prova toda e realizar três paradas. O que é fato é que realmente surpresas poderão acontecer e uma certa confusão poderá se formar com equipes pequenas liderando certos momentos da corrida enquanto que as grandes poderão lutar por posições no fundo do grid.

Renault mecânicos pit stop R31

Vettel afirmou que teme pelo fato de que o carro mais veloz não saia vitorioso e que a decisão das etapas fique demais nas mãos da estratégia e na habilidade de conduzir o carro na base de um baixo desgaste de pneus.
“Torço para que a base do esporte não mude e que o mais veloz ainda saia vencedor. Estamos aqui para descobrir isso. Na pilotagem em si não vai mudar muita coisa, mas acho que a corrida será mais caótica pelo excesso de pit stops.”

Sebastian Vettel


Como Kamui Kobayashi afirmou dias atrás, é possível vermos já na Austrália uma Virgin ou Hispania disputando posições com uma Red Bull calçada com pneus bem mais degradados. Não fica difícil imaginar então que o número de ultrapassagens durante as corridas se tornará bem maior do que nos últimos anos, visto que a diferença de desempenho entre pneus gastos e novos é muito grande. A preocupação é se elas não irão se tornar artificiais e constantes em exagero a ponto de tirar todo o seu brilhantismo.

Além dos compostos Pirelli, a asa traseira móvel e o KERS também vieram para auxiliar no aumento do número de ultrapassagens. Pelo que vemos o exército para cumprir essa missão é bem amplo. Mas precisaremos saber se todas essas armas não deixarão as corridas caóticas ao invés de emocionantes.

1 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF. disse...

Ano de muitas mudanças. FIA altera regulamento por corridas com mais ultrapassagens e mais emoção para o público.
Nem Alonso, nem Schumacher e nem Hamilton. O cara a ser batido em 2011 na Fórmula 1 é o alemão Sebastian Vettel. Campeão em 2010, o piloto da Red Bull entra como favorito na disputa que começa domingo, na Austrália.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com