terça-feira, 12 de abril de 2011

Deu no Jornal Nacional



FÁBIO ANDRADE



Reginaldo Leme diz: “a nova Fórmula-1, que não tinha sido tão nova assim na abertura do mundial, agora deu as caras - ...”


Corte para imagem da câmera onboard do carro de Mark Webber, que vai perdendo várias posições antes da primeira curva.


As imagens seguem, e a edição escolhe a colisão entre Alonso e Hamilton, uma fritada de pneus de di Resta e o salto de Petrov para ilustrar a fala de Reginaldo Leme, que continua de onde havia parado:


“... e promete muita ação nas dezessete etapas seguintes.”


As 59 paradas de boxes são citadas, como também o KERS e a asa móvel, agora com imagens que de fato ilustram o texto que é declamado pelo comentarista na reportagem. Não se explica como funcionam essas traquitanas, nem se isso é relevante e muito menos se faz sentido dentro da dinâmica histórica da F-1. Mas ok, ok, é o Jornal Nacional, que possui suas questões de relevância, suas idiossincracias quanto ao tempo de exibição das matérias e a missão de “mostrar aquilo que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo, naquele dia, com isenção, pluraridade, clareza e correção”, como William Bonner repete 3674 vezes em JN - Modo de Fazer. E é lógico que enquanto um desequilibrado entra numa escola atirando em dezenas de crianças a Fórmula-1 não se configure como o prato principal de uma edição do JN.


Mas enfim, não é do JN que quero falar. Ou na verdade é, mas não especificamente dele. É que o começo da matéria guarda um paralelismo importante com o atual momento da categoria máxima do automobilismo. Nos primeiros segundos da matéria levada ao ar na segunda-feira, enquanto Reginaldo Leme fala da nova Fórmula-1, a imagem que acompanha a fala do veterano jornalista é a de um carro perdendo posições. E quando Reginaldo segue dizendo que a temporada promete mais emoção, o que o telespectador vê? 1) uma batida frívola entre dois campeões mundiais que resultou em uma dupla canetada sem sentido por parte dos comissários 2) Paul di Resta travando o dianteiro esquerdo e 3) Petrov saindo da pista e sendo arremessado pra cima por uma irregularidade no gramado que rodeia a pista de Sepang.


Onde está a real emoção nesses três lances?


Eis a cara da temporada de 2011 até aqui, com seus pneus feitos de papel, seu turbinho elétrico e suas asas que se abrem, mas não fazem voar. A impressão é de que nada parece ser o que realmente é. Quer dizer, nada além da incontestável qualidade da dobradinha Red Bull-Vettel até aqui.


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4 comentários:

Marcelonso disse...

Fábio,

É verdade, no momento a certeza absoluta é que Vettel segue a passos largos rumo ao bicampeonato.


abs

marcos disse...

essa edição foi por causa dos acidentes, o pessoal adora ver acidente! menos os fatais, embora tenha alguns carniceiros que gostem disso também... eu só ia achar essa temporada boa se a Williams estivesse bem, mas não está...

Williams disse...

É bem cedo pra falar isso, mas o Vettel deve conseguir seu bicampeonato esse ano. Meu receio é de que essa "nova" F1, que tanto empolgou o GB e a maioria dos torcedores, pelo que notei, se torne cada dia mais cheia de regras estranhas e artificiais em busca de ultrapassagens. Seja com pneus, asas móveis, KERS, chuva, atalhos na pista... enfim. Meu receio é que a FIA com o aval dos torcedores e das equipes continuem inventando coisas na tentativa de camuflar o verdadeiro problema da falta de disputas nas corridas: esses tilkódromos. Pra mim isso foi uma tentativa de tapar o sol com a peneira. Ah, vamos fazer uma corrida mais caótica... tirar aquela fila indiana dos últimos anos pra esconder o verdadeiro problema que são esses autódromos acelera-freia. Po, não tem uma curva de alta! O cara sai da pista e contorna no asfalto... perde no máximo 2, 3 segundos... enfim. Espero que essas mudanças parem por aí, que pra mim, já estão até demais. Estão acertando na aerodinâmica dos carros mas pecando em todo o resto; na minha opinião! Abs! Tou aguardando o ROB Malásia e Pre-China! Bora... amanhã ja começa China negada!

Ron Groo disse...

Nova F1 não me deixou muito contente não... Tá muito artificial.
Ajudou, claro, em pista meia boca. Mas como vai ser em lugar legal?