sexta-feira, 17 de junho de 2011

Foco: a diferença entre Hamilton e Vettel

Por ser jovem, encontro-me na posição de analisar o assunto que tratarei neste post, até por experiência própria. Jovens, por serem jovens raramente possuem a capacidade que só a experiência traz, aquela capacidade em focar em mais de uma coisa, de conhecer atalhos e poupar sofrimento, dificuldades e fracassos. Porém, todos passam por essa fase, alguns da melhor maneira que existe, outros da pior.

Estive pensando sobre como anda o comportamento dos jovens na Fórmula 1 e o lado profissional deles, claro, afinal é este aspecto que mais conhecemos e podemos opinar. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel são os principais entre essa nova geração que já rendeu muito na máxima categoria do automobilismo e que ainda prometem render mais ainda. Por serem os principais, vou me ater a eles.

[caption id="" align="aligncenter" width="590" caption="Enquanto um mostra-se maduro, o outro demonstra que a madureza ainda não chegou"][/caption]

Hamilton é um grande piloto. Um campeão mundial prematuro, cheio de talento e repleto de confiança e agressividade dentro da pista. Agressividade e confiança que lhe trouxeram grandes problemas, mas que também lhe renderam um campeonato na temporada 2008, quando conquistou o caneco na última volta de maneira sofrível em Interlagos. Em 2007, quando chegou à McLaren, o piloto inglês estava visivelmente admirado com o espaço que havia conquistado, com o sonho realizado. Concentrou-se integralmente na categoria, deu primazia à sua carreira. E foi isso que o levou a se tornar um piloto espetacular no seu ano de estreia, mesmo errando muito e sem nenhuma experiência anterior na F-1.

No entanto, os anos passaram, e seu emprego na Fórmula 1 começou a não ser a coisa mais importante na sua vida, a prioridade de anos anteriores. O relacionamento com a cantora e popstar Nicole Scherzinger ganhou grande destaque em sua vida, o que não é nada errado. Porém, um jovem que ainda não mostrou estar maduro o suficiente não possui a capacidade de focar perfeitamente em várias coisas na vida; isso é uma questão de escolha, que todos nós temos que fazer. Deixar a F-1 um pouco de lado, levou Lewis Hamilton a tomar decisões erradas, como a de dispensar seu pai da função de seu empresário. Os erros na pista são reflexos de um jovem perdido, aparentemente sem rumo e com certeza sem foco. Reclamações, um espírito soberbo e arrogante e contestações até caluniosas agora fazem parte de um ‘novo’ Lewis Hamilton.

Por outro lado, os jovens na F-1 possuem um companheiro que podem se orgulhar. Sebastian Vettel chegou à categoria impressionando assim como Hamilton. Não aconteceram vitórias meteóricas como ocorreu com o colega inglês, mas o tempo passou rápido também e logo tínhamos mais um jovem campeão na Fórmula 1. Um jovem que desde o começo se mostra focado e atento ao que escolheu fazer de melhor na sua vida.

Longe dos holofotes da vida particular, Vettel prefere ser conhecido e venerado pelo que é dentro das pistas e pelo jovem carismático que não permitiu que a F-1 moldasse seu jeito de moleque despretensioso. Raramente se vê comentários dele que não sejam relacionados a uma bela ultrapassagem ou à vitórias conquistadas com muito mérito e dedicação.

[caption id="" align="aligncenter" width="590" caption="Sebastian Vettel vive seu melhor momento na F-1"][/caption]

Adrian Newey, projetista da Red Bull, declarou que o jovem alemão é bem mais maduro do que as pessoas de sua idade. “A coisa mais legal de Sebastian é o seu nível de maturidade com a idade que tem. Já vi muito o filme do piloto que deixa a fama subir à cabeça quando sai da escuridão ao estrelato. Ele está sempre à noite no paddock, conversando com os seus engenheiros, analisando os dados e refletindo sobre o que fez dentro do carro. Acho que esta é a única coisa que todos os ótimos pilotos têm em comum.”

Uma prova de que o foco absoluto de Vettel está na Fórmula 1. Talvez uma garota popular, um contrato polpudo financeiramente ou outro glamour qualquer que os pilotos da F-1 tem a chance de ter atrapalhariam o sucesso que o alemão da Red Bull está tendo hoje. Talvez ele não seria o atual campeão mundial. Talvez ele não seria o líder da tabela de classificação e o virtual novo bicampeão da categoria. Mas, uma coisa é certa, os jovens na vida, e também na Fórmula 1, precisam de foco, disciplina, dedicação e concentração, do contrário serão apenas mais alguns homens a empurrarem a vida e a carreira com a barriga.

Deixe seu comentário »

3 comentários:

marcos disse...

textaço. sem nada a acrescentar, você direto ao ponto. muito bom!

Ron Groo disse...

Vettel é piloto e atleta, Hamilton é piloto e aspirante a astro de rap.

Anchor disse...

Parabens pelo blog e minha leitura obrigatoria nos finais de semana com Gps. Vettel e o exemplo de um piloto com uma atitude profissional fora das pistas. Nao aparece nos noticiarios alem do que faz na pista. Mas um piloto como Raikonen, Piquet pai fazem falta a F1. Lembram do filandes bebado caindo no deck de um iate ou Piquet dormindo dentro do carro na espera de uma relargada porque tinha ficado na farra ate tarde na noite anterior.