quinta-feira, 28 de julho de 2011

Memória Blog F-1: Alonso na Hungria

O campeonato de 2003 foi, certamente, o menos tranquilo dos anos dourados de Michael Schumacher na Ferrari. No GP da Hungria daquele ano, o time italiano foi batido facilmente pela concorrência. Rubens Barrichello não passou do quinto lugar na classificação, enquanto Schumacher ficou apenas com o oitavo posto no grid de largada. Na corrida, o brasileiro abandonou na 19ª volta com a quebra da suspensão traseira de sua F-2003GA e o alemão chegou na mesma oitava posição em que largou, a uma volta do vencedor da corrida.

O vencedor do GP da Hungria de 2003 experimentava pela primeira vez a sensação de estar no alto do pódio. Fernando Alonso, protegido do chefão Flávio Briatore, vencia sua primeira corrida e se tornava o mais jovem piloto a atingir a vitória numa corrida de Fórmula-1, aos 22 anos e 26 dias (marca derrubada por Sebastian Vettel no GP da Itália de 2008, conquistado pelo alemão aos 21 anos, 3 meses e 8 dias).

Mas no sábado, Alonso já havia impressionado pela facilidade com que conquistou a posição de honra no grid, sendo muito veloz no trecho mais sinuoso da pista húngara. O espanhol cravou a segunda pole de sua carreira (a primeira foi conquistada na Malásia, no mesmo ano, também batendo o recorde de precocidade para pole positions) com 256 milésimos de vantagem sobre o segundo colocado, o alemão Ralf Schumacher, então na Williams:



O curioso é que depois disso, mesmo nas temporadas em que foi campeão, Alonso jamais voltou a vencer em Hungaroring. Sua passagem mais conhecida no autódromo magiar depois de sua vitória data de 2007, também no treino classificatório para o GP da Hungria:



Foi o racha definitivo entre a dupla da McLaren. E a assinatura simbólica da carta de demissão de Alonso do time de Woking.

1 comentários:

ANDRE COGO disse...

como sempre chorando em alonso