segunda-feira, 19 de abril de 2010

O necessário Hamilton, parte 2



FÁBIO ANDRADE



Pouco se falou de Lewis Hamilton ontem. Não que a corrida do inglês tenha passado batida, mas é que Lewis, o maior homem-show do atual grid, merecia o palco só pra ele.

Depois do Grande Prêmio da Malásia esse editor escreveu, com o subtítulo “O necessário Hamilton":
“Lewis Hamilton é um dos mais notáveis pilotos do atual grid quando o assunto é ultrapassagem. [...] O destemor, como bem foi observado no GP da Austrália, é, certamente, a maior qualidade e o pior defeito de Hamilton, e é também aquilo que faz o campeão de 2008 ser amado por uns e odiado por outros tantos. Hamilton é, portanto, um piloto mais do que desejável nessa F-1 sem reabastecimento, ele é necessário, porque com pneus frios e tanque cheio, no início da corrida, não mediu esforços para ganhar quantas posições pudesse. Ainda falta um grande resultado ao britânico em 2010, é verdade, mas tal como o tempo fez justiça a Vettel, certamente a hora de Hamilton vai chegar."

E o GP da China reforçou essas convicções.
O Homem-Show

Hamilton foi o grande “passador” de Xangai, assim como foi na Austrália e na Malásia. O arrojo é parte de seu estilo desde o início de sua carreira na F-1, mas nem sempre isso foi visto com admiração por parte dos espectadores e da imprensa especializada.

Durante seus dois primeiros anos na F-1, Hamilton teve de conviver com a pecha de “homem-show”. O termo, apesar de remeter a um espetáculo glamuroso, não era nada positivo. A expressão foi, por muitos anos, a pecha com a qual a F-1 se referia ao piloto que dava show, fazia ultrapassagens e manobras quase acrobáticas, mas não ganhava a corrida. E Hamilton, depois de perder bobamente o título de 2007, deixou de ser tratado como “o melhor calouro de todos os tempos” para ser somente o “homem-show”.



É verdade que alguns traços da personalidade de Hamilton favoreceram a antipatia de parte do público. O inglês é um sujeito convencido, talvez até presunçoso, e também é um dos maiores super-stars da área comercial-midiática da F-1, e tudo isso, as vezes, faz certas palavras de Hamilton soarem pedantes e arrogantes. Além disso, o piloto já se envolveu em situações evitáveis, como o escândalo da mentira na Austrália em 2009. Mas eu prefiro ignorar os acontecimentos extra-pista nesse momento.

Nas pistas, o inglês dá seu show (entenda-se “show” sem a carga pejorativa de antes). E acerta, e erra e tenta de novo. Ele não possui a frieza cirúrgica que Michael Schumacher apresentava no auge de sua primeira vida esportiva, por exemplo, porque ele não pertence a essa escola de pilotos. Hamilton é de outra turma, de outra formação, e o momento em que ele surge para a F-1 exige um combate piloto-a-piloto mais firme e é claro que uma disputa direta envolve mais riscos de erro. Nós, fãs da F-1, nos acostumamos com o padrão Schumacher de qualidade para classificar os pilotos, mas a época de Schumacher não deve se repetir tão cedo. Apesar de as conquistas do alemão estarem ali, há menos de 10 anos de distância, Hamilton já pertence a uma outra época.

Não parece justo, portanto, exigir de Hamilton um comportamento de Schumacher. Hamilton é um piloto de reações mais quentes, se é que se pode usar o termo, e isso é adorável para o momento da categoria. E, além disso, a F-1 tem provado que não precisa de um Schumacher na pista para ser fenomenal.

13 comentários:

Aderson Pereira disse...

A Ferrari (exceto na epoca Schumacher) dá igualdade de condições aos seus pilotos.
E eu acho que ela espera uma igualdade de desempenhos por parte dos seus pilotos.
Mas convenhamos, o placar do grid de qualificação está em 3 a 1 pro Alonso. O espanhol tem colocado bons décimos de vantagem durante a qualificação no Massa.
Alem disso, Alonso já conta com uma vitoria na temporada.

São essas "coisinhas" que vão dando pequenas vantagens entre um e outro piloto.

Então eu acho que ao invés do Massa ficar reclamando, deve errar menos e conseguir resultados tão bons quanto Alonso tem obtido, tanto na classificação quanto na corrida.

marcelonso disse...

Fábio,

Hamilton é o piloto que faz valer o ingresso,com ele não tem "bola perdida",parte para cima de quem for e passa,é dono de um estilo agressivo,só que isso tem um preço e neste caso é o fim dos pneus,coisa que Button não faz,mas também não pilota tão maravilhamente como Lewis.

Quanto a essa passagem do Alonso, foi no minimo deselegante para não dizer outra coisa,Massa estava na frente.
A equipe já disse que não teve nada de errado,e que o assunto já faz parte do passado,então bola pra frente.


abraço

Bruno Prado disse...

Acho que realmente vocês deveriam parar de assitir as corridas pela Globo... A visão de Galvão Bueno é extremamente parcial e nada jornalistica (assim como todas as informações noticiadas pela Globo). Assitam a corrida pela BBC One, ai sim vocês terão informações precisas e imparciais para poderem expressar as suas, recomendo a todos que são fãs de F1. Não se deixem influenciar pelas besteiras que o Galvão Bueno e o Reginaldo Leme falam...

Bruno Prado disse...

Ah, para assitir pela BBC One, basta baixar a corrida pelo site http://www.racing-underground.com/ excelente site pra quem gosta de corridas...

marcos disse...

cara realmente Hamilton está dando show, passando onde dá e onde não dá, e isso é que dá alegria ao fã de F1, pois quer ver ação, não corridas sendo vencidas por estratégia de pitstops...

e aproveito pra agradecer pela força, prometo que farei o possível pra voltar em breve

Ron Groo disse...

Não me importo se ele estraga pneus ou se paga preços altos ao fim de cada corrida. O que me importa é o que ele faz durante a corrida. O prazer que tenho em vê-lo colocar de lado e ultrapassar.

Button é cerebral, tem sorte, faz estratégias... Mas é extremamente sem graça.

Kimi_Cris disse...

Não sou apoiante do Hamilton, mas o ingles tem feito umas corridas muito boas só lhe falta mesmo a vitoria.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Aderson Pereira disse...

Lewis Hamilton é o Nigel Mansell dos anos 2000.

Comete algumas bobagens mas quando dá o show dele, sai da frente.

Tava fazendo falta um cara desses na F1.

Luiz Sergio disse...

Fábio, precisa sim do Shumi na pista, para que essa seja o melhor campeonato um divisor, tirando a primeira corrida, as outras foi cada uma melhor que a outra, acredito que o Shumi ainda vai se recuperar, mais hoje podemos dizer que a maioria dos pilotos atualmente tem um nível de pilotagem incrível e mesmo se o Shumi voltar a plena forma, ele vai enfrentar pilotos que não respeitam hierarquia.
Não vamos dizem, o fulano ou o beltrano são bons mais não tem o nível do sete vezes campeão.
Ver um Lewis na pista, ultrapassando, não podemos deixar de lembrar as grandes ultrapassagens do Shumi nas corridas todas nas paradas de box e não na pista, essa é mais uma realidade esse ano!
Não reclamo das coisas erradas que o Hamilton faz as vezes, reclamo da FIA que deveria ter umas regras para não dar margem de interpretações.

Anderson Nascimento disse...

Mamilton realmente é genial. Tenho certeza que a falta de experiência o faz errar muito às vezes, mas ele terá muito tempo para aprender e quem sabe tornar-se um dos grandes da história da F1.

Humberto M. Oliveira disse...

Hamilton é realmente muito bom. Quanto ao Schumacher, agora todos estão vendo o que eu defendo a uma década. Ele não é tudo isso. Tinha o melhor carro, dominava a política dentro da equipe, e é um bom piloto. só. Hamilton paga por ser afobado mas, o fato de não se conformar em não estar na frente é muito legal. Deve ganhar mais títulos no futuro, e deve fazer com Vettel uma disputa daquelas pra entrar para a história como uma das maiores de todos os tempos, como a F-1 já viu entre Sennan e Prost por exemplo (só pra citar a mais conhecida).

Rennée disse...

No mundo da formula 1 a muito que nao se via uma competição como a dessa época, ate parece do tempo de Prost e o mestre Senna, Mas sejamos realistas Hamilton é um caso a parte ou seja é mesmo bom.se compararmos os feitos dele mesmo em tempos difíceis. E se lhe derem um Carro a sua altura logo logo teremos o mais titulado dos pilotos. Agora quanto a Massa eu acho que ja foi tudo dito.........MOSTRE O QUE VALE E CHORE MENOS.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Com um carro ruim no ano passado, Lewis Hamilton teve dificuldades e conquistou apenas duas vitórias, uma em Cingapura e outra na Hungria. Assim, terminou o campeonato na quinta colocação. Já o piloto que corre ao seu lado nesta temporada teve um 2009 especial. Na estreia da Brawn GP, Jenson Button ganhou seis das sete primeiras corridas da temporada passada e, com regularidade, garantiu o seu primeiro título mundial. Agora na McLaren, Button espera manter a boa fase.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com