quinta-feira, 27 de maio de 2010

Curva 8: o grande feito de Hermann Tilke



FELIPE MACIEL



20 de agosto de 2005. Provavelmente o dia em que Hermann Tilke riu. Riu como nunca imaginou que poderia rir um dia. Um sábado glorioso para o arquiteto alemão.

Naquele dia a Fórmula 1 foi apresentada a uma curva genial, que responde apenas pelo nome de 8. O treino classificatório era definido com uma volta apenas para cada piloto. O que se viu foi um show de erros, com direito a rodadas na curva desafiadora.

Curva 8 de Istambul

O traçado rigoroso da curva de 4 pernas fez vítimas sem escolher endereço. Não importava se o piloto era novo, se era velho, se era experiente, se possuía títulos, se recebia altos salários, se guiava carro de ponta ou pilotava para time pequeno. O grid de largada contou, por exemplo, com Schumacher em 17°, duas posições à frente de Jacques Villeneuve. Este último foi quem mais sofreu em sua volta lançada. Errou a entrada da curva, tentou corrigir de todas as formas até o final do contorno, e quando parecia que sairia ileso, rodopiou como uma verdadeira centrífuga.

O festival de erros daquele dia não voltaria mais a acontecer. Não na mesma intensidade, com tantos pilotos falhando quase que coletivamente. A partir daí, a então desavisada F-1 passou a manter um respeito especial por aquele trecho. Hoje, a criação mais bem sucedida de Hermann Tilke é símbolo da valorização da resistência física dos pilotos, que recebem ali um castigo da força G a cada uma das 58 voltas do GP da Turquia.

A curva também é sinal de problemas para os ajustes programados pelos engenheiros, especialmente para o de Lewis Hamilton, cujo estilo excessivamente dependente de uma frente estável já lhe rendeu más experiências graças à curva 8. Quem não se lembra do pneu se rasgando escandalosamente em 2007? Ou da ultrapassagem sobre Massa em 2008, que nada mais era do que uma consequência da estratégia de uma parada a mais para evitar o desgaste dos compostos.



A curva 8 só tem um defeito: assim como todas os traços curvos de Hermann, é desprovida de nome. Os bons e velhos circuitos da F-1 possuem suas marcas muitos bem denominadas. Como a Parabólica de Monza, o S do Senna em Interlagos, a Eau Rouge em Spa, bem como tantas outras famosas espalhadas pelo calendário: Mirabeau, Blanchimont, Lowes, Stowe, 130-R, di Lesmo, Sainte Devote...

Aproveitando a omissão do Tilke a respeito do assunto, proponho a seguinte enquete: se você pudesse escolher, que nome daria para a distinta curva 8? Ela merecia algo melhor que um mero número, não? Um pouco de imaginação não faz mal a ninguém...

10 comentários:

Caco Brandenburg disse...

"Sonsuz" - Que siginifica "sem fim" em turco. (De acorodo com o tradutor do Google.... sabe-se la se ta certo... kkkk)

jaspion disse...

Vou ser classico e careta nessa, mas acho mas do que justo: Juan Manoel Fangio.

Ron Groo disse...

É a mais legal curva tilke mesmo... A outra, mas bem abaixo desta é a inclinada de Xangai.

Nome pra esta curva? Pega trouxa... Quando o mané pensa que acabou, tem mais...

Paulo Maeda disse...

eu gosto do circuito da Turquia, no geral. Até q as outras curvas e freadas e enfim ... num tem tanto a "cara" do Tilke. Mas a 8 eh realmente um desafio, experimentei ela em jogos e realmente ela eh demais! O nome vou ficar devendo pq nao me veio nenhum na cabeça agora. flw

Raphael disse...

K?r?k bacak (Significa "Perna quebrada" em turco)

marcos disse...

o circuito da turquia é a salvaçao do Tilke, que de trocentos, ele acertou um. um nome pra curva? Ninguém nunca deu um pancão ali,né? quando alguem der uma panca bonita, pode batizar o nome da curva com o nome do piloto!

Renato disse...

Já que o Felipe Massa se dá muito bem no circuito de Istambul, nada mais justo que homenageá-lo dando seu nome à curva. CURVA MASSA. Pra muita gente aqui no Brasil ficaria o sentido de uma curva legal, muito boa, maneira, MASSA!

um abraço....

Elizandro disse...

Contorno do Capeta... nada mais.

Afs.Angola disse...

Simplesmente, Curva Errata...

Kimi_Cris disse...

Essa curva é sem duvida uma verdadeira obra de arte.

Grande Abraço!

Kimi_Cris