domingo, 9 de maio de 2010

Dupla de equipe: GP da Espanha

Red Bull


É a melhor-equipe-do-ano-e-isso-todo-mundo-já-sabe. É um blábláblá enjoado, mas verdadeiro.

O desempenho na classificação foi impressionante. Na corrida, porém, a equipe não foi 100% porque a dobradinha que era perfeitamente possível (mais do que isso, a dobradinha era esperada) não aconteceu. Serei óbvio, mas o RB6 precisa ganhar confiabilidade. Depois que conseguir isso, arrumem um jeito pra segurar Vettel e Webber.

Fábio Andrade



Gostei da largada das Red Bull's. Os dois mexeram pra lá e pra cá, criaram uma barreira na frente de Hamilton e Alonso e sustentaram a dianteira na primeira curva. Mas durante a corrida foram duas RBR's completamente diferentes.

Uma de Mark Webber, impecável, que não tomou conhecimento dos adversários. A outra do Vettel, uma equipe que errou nos boxes, um carro que apresentou problemas e por isso não colheu a dobradinha. A cada dia a situação se parece mais com a McLaren de 2005, que de tanta falha técnica impediu o primeiro título do Raikkonen, que poderia ser conquistado com relativa facilidade.

Felipe Maciel



Nico x Nico


Foi na marra que o Rosberg conseguiu passar o Hulkenberg. Mas o Nico da Mercedes podia ter tentado a manobra mais cedo. Perdeu muito tempo.

Claro, sintoma também da dificuldade que é ultrapassar em Barcelona.

Fábio Andrade



Saiu da Williams há pouco tempo, mas a Mercedes já o conhece muito bem. O Rosberg precisa mesmo levar cutucada do engenheiro pra reagir na pista. Foi só colocar pressão que ele arriscou jogar o carro por dentro e concluir a única ultrapassagem decente da corrida.

Felipe Maciel



Pit stop da Mercedes


Vi a cena do pit stop do Rosberg de novo e mesmo assim me pareceu confuso. Não entendi bem se faltou mesmo fixar a roda no eixo. Entra para aquele hall de bagunças no pit lane.

Fábio Andrade



Muito curioso esse erro. Muito curioso mesmo. Mas digo isso pela forma tranquila em que ele corrigiram. Na época do pirulito, o mecânico dava uma na cabeça do piloto, e o sujeito parava no susto. Quando a Ferrari lançou a sinaleira, foi um show de patacoadas, revelando ainda a dependência do dispositivo tradicional.

No entanto, a Mercedes errou a colocação da uma das rodas e o Nico parou imediatamente, logo após ser liberado. Resta saber como eles fizeram isso. Quem o avisou pelo rádio... Desde já fica claro sua forma eficiente de consertar um erro cometido a tempo.

Felipe Maciel



Duto F da Ferrari


“F” só se for de #Fail. Em Barcelona, meu irmão, tanto faz.

A verdade é que não deu para avaliar. A pista da Catalunha, definitivamente, dificulta muito. Em Mônaco é inútil usar. Só vai dar para ter noção da eficiência do sistema da Ferrari em Istambul.

Fábio Andrade



Lamentável a solução adotada pela Ferrari. Mesmo copiando algo feito pela McLaren, a Ferrari introduziu um modelo nitidamente avesso à segurança de seus pilotos. Ver Alonso balançando o volante com uma das mãos na entrada da última curva já foi o bastante para, no mesmo dia, a F-1 bater o martelo de que o duto F será banido em 2011.

Mais uma coisa: alguém sentiu alguma diferença entre a Ferrari com o duto e a Ferrari sem o duto? O time de Maranello está ficando cada vez mais para trás na briga com Red Bull e McLaren em termos de desempenho. Pela verba que tem, o projeto poderia ser melhor...

Felipe Maciel



Michael Schumacher


Pela primeira vez no ano o alemão vai passar uma semana sem a imprensa fazendo mimimi na orelha dele. Finalmente o velho teve um desempenho minimamente respeitável. Estava na hora.

Fábio Andrade



Ficou evidente que a reconfiguração do carro foi feita para ele. Michael vai recuperando a forma aos poucos. Hoje fechou a porta tantas vezes quanto necessário. Bem diferente daquele fim de semana na China.

Tem muito progresso ainda a ser feito, mas só o fato de parar de pagar mico já é muito válido. Pelo que reprensenta para a F-1, estava ficando chato vê-lo se arrastar daquele jeito.

Felipe Maciel



Karun Chandhok


O que eu vou falar do Bahuan? Não acho justo dizer que ele foi culpado pelo incidente com o Massa nem pelo enrolo com o Alguersuari. No primeiro caso ele tentou sair da frente mas não deu; no segundo me pareceu que a imperícia foi do Jaime.

Eu acho que antes de apontar pedras para os pilotos dos três times do fundão a gente deve pensar na condição em que eles estão disputando esse sub-campeonato.

Fábio Andrade



Se meteu em duas confusões neste domingo. Ok, não foi proposital e a diferença para os demais carros é crítica. Mas será que o Chandhok faria a gentileza de sair do traçado para abrir passagem ao menos uma vezinha, hein? Já está ficando acomodado demais em mandar os outros alterarem a trajetória a todo momento para lhe acrescentar volta. Caso tivesse saído da linha da borracha para ceder caminho ao Alguersuari, por exemplo, o acidente certamente seria evitado.

Se estivesse disputando alguma posição, seria compreensível. Mas para ele não há a menor razão para pressa, desviar do trajeto natural cairia de boa ajuda a todos. Os pilotos dos carros de verdade agradecem.

Felipe Maciel

5 comentários:

Ron Groo disse...

Rosberg só passou Hulkemberg porque o piloto da Williams é educado e sabe que primeiro as damas...

Luiz Sergio disse...

Gostei de ambos comentários!
Sobre a imagem do Alonso acionando a peça, eu realmente morri de rir, agora mesmo ao lembrar estou rindo muito, será que vai sair nesses vídios cômicos da semana na TV?

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Tudo embolado. Mark Webber vence o GP da Espanha e põe fogo na disputa do campeonato. Jenson Button lidera o Mundial, três pontos à frente do espanhol Fernando Alonso. O brasileiro Felipe Massa chega apenas em sexto.
Quem brilhou foi o espanhol. Webber vence, mas Alonso se destaca com o segundo lugar.
67 pontos soma Fernando Alonso, da Ferrari, no Mundial de Pilotos de 2010. Ele está apenas três pontos atrás do líder Jenson Button.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

marcos disse...

Finalment eo Schumacher correu bem,mas tiveram que alteram o chassi ao gosto dele, nicolete não deve ter gostado mto disso...

corrida insossa como todo GP da Espanha...

abs

marcelonso disse...

Schumacher baixou a pressão e começa a botar ordem na casa,Rosberguinho esteve apagado todo o final de semana.(Em Monaco vai colocar um batom vermelho...)

É piada assistir esses carros da Hispania,não imaginei que a Dallara pudesse um treco tão ruim,esperava um pouco mais,Bruno errou e Karun gerou um alivio geral quando saiu!


abraço