terça-feira, 25 de maio de 2010

Estados Unidos de volta à F-1 em 2012



FELIPE MACIEL



Espera, espera, deixe-me reformular: Fórmula 1 de volta aos EUA em 2012. Agora sim.

Os EUA já possuem suas próprias categorias que dão um show na pista, bem aos moldes do público ianque. Em linhas gerais, eles não precisam tanto da F-1, é a F-1 que precisa deles (do seu mercado, leia-se). Já era mesmo hora de suprir esses anseios...

Estados Unidos parece ser um dos poucos lugares em que o anúncio de contrato leva os fãs da Fórmula 1 a apoiar incondicionalmente a FOM, em vez de abominar sua ganância. Pensa-se: depois de inventar corrida nos cantos mais estranhos possíveis, como China, Abu Dhabi, Cingapura, dentre outros, finalmente Ecclestone concretizou uma boa parceria, repondo a categoria em território americano.



A passagem da F-1 pelos States é toda picotada. De 1959 para cá, há uma pesada troca-troca de sedes, com largas lacunas nas últimas duas décadas. A ordem das pistas que receberam o circo até aqui é a seguinte: Sebring, Riverside, Watkins Glen, Long Beach, Las Vegas, Dallas, Detroit, Phoenix e Indianapolis. A partir de 2012, uma nova cidade entra para o mesmo rol. Austin, no Texas, assinou contrato para nada menos que 10 temporadas! "Agora é pra valer", diria o narrador...

A abertura de portas tende a gerar um excelente efeito nos negócios. A começar pelo co-fundador do YouTube, Chad Hurley, que andou sinalizando intenção de investir na categoria através de um imponente acordo com alguma escuderia. A Ferrari, que de boba não tem nada, já tratou de aliar os propósitos do empresário norte-americano a seu incansável interesse em dispor de um carro extra nas competições. A ideia do tio Luca está tomando um escopo mais bizarro a cada dia.
Sonho com uma terceira Ferrari administrada por uma equipe americana, com as estrelas e listras da bandeira [estadunidense].

Luca di Montezemolo

4 comentários:

marcos disse...

Intriga o fato de o Estados unidos ter vários circuitos mistos de qualidade e a F1 será disputada em um circuito construido especialmente pra isso. Não era mais fácil reformar um circuito estilo Elkhart Lake, Watkins Glen, Mid-Ohio pra antender os padrões da F1? E o pior vão fazer aqueles circuitos Tilkeanos, de grande retas e freadas bruscas... eu preferia que a F1 voltasse a Indianápolis.

E essa do Montezemolo, no coments.

Thiago Wilvert disse...

Aiai...mais um Tilkódromo? Tomara que dessa vez não (duvido que não seja!).

Abraços!

Ron Groo disse...

Eu adorei. Acho que a F1 não poderia ignorar um país com uma cultura automobilistica tão forte e que ama tanto as corridas.
Se o povo lá não vai ver a F1 é porque há algo errado com o regulamento ou com as corridas, mas que amam automobilismo é fato.

Só fiquei um tanto frustrado, queria Laguna Seca.
Quanto ao Montezemolo... É um fanfarrão mesmo.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil disse...

EUA volta ao calendário da Fórmula 1. Circuito de Austin, no Texas, será construído para sediar evento.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com