sábado, 26 de junho de 2010

Red Bull retoma domínio com Vettel e Webber



FÁBIO ANDRADE



No ensolarado treino classificatório para o GP da Europa, Sebastian Vettel trouxe a Red Bull de volta à posição de honra na Fórmula-1. O piloto alemão cravou mais uma pole position para a equipe austríaca, que apareceu forte na sessão de qualificação de hoje. Mark Webber marcou o segundo melhor tempo do dia e fecha a segunda fila do grid na pista de rua de Valência.

O treino

O Q1 nocauteou as três equipes do fundo do grid, como de costume, e mais um azarado das equipes médias. A vez hoje foi de Kamui Kobayashi, da Sauber, tal como aconteceu em Montreal. Mas poderia ser o dia de um certo senhor alemão ficar para trás logo na primeira parte do treino. Michael Schumacher só conseguiu fechar um tempo razoável em sua última tentativa, já com o cronômetro do Q1 zerado. O heptacampeão avançou para o Q2, mas larga numa incômda 15ª posição.

Na definição para o Q3, algumas surpresas. A Force India, que normalmente avança para a fase final da classificação, não passou do meio do grid. A Williams foi a boa nova do dia, colocando os dois carros entre os 10 mais velozes do fim de semana, com direito a uma curiosidade: Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg cravaram o mesmíssimo tempo de 1min38s428.



Se para a Williams a classificação surpreendeu positivamente, a mesma coisa não se pode dizer da Mercedes. Os prateados não passaram das posições intermediárias, sem nenhum dos dois carros no Top 10.

Na briga pela ponta, a Red Bull voltou a ser soberana. Os dois pilotos voltaram a fazer primeiro e segundo lugares, sem chances para os rivais. Entre Webber, o segundo, e Lewis Hamilton, o terceiro colocado, há uma diferença considerável de 0,307s. Mas a Red Bull precisará provar na corrida a superioridade demonstrada nos treinos, e isso a equipe já demonstrou que nem sempre é possível, vista a quantidade de infortúnios que aconteceram com os carros taurinos nas 8 corridas disputadas até aqui.

A McLaren, única equipe que exibiu real oposição aos RBR até aqui, foi discreta na classificação. Hamilton abre a segunda fila largando em terceiro e Button decepcionou marcando apenas o sétimo tempo.



A Ferrari, depois do brilhareco de sexta-feira com Fernando Alonso, terminou com quarto e quinto lugares. O que não é o pior dos mundos para quem já viu um dos carros excluídos do Q3, como em Istambul. As atualizações, tão prometidas pelo time italiano, parecem ter surtido algum efeito, mas talvez ainda não o suficiente para o bicampeão tentar, em casa, uma vitória diante de sua torcida.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Europa:

2 comentários:

Aderson Pereira disse...

Criaram uma grande expectativa quanto ao pacote aerodinamico da Ferrari e no final o carro continua com o mesmo rendimento do GP do Canadá.
Alias eu até acho que no GP do Canadá o carro anadava mais.
Que fiasco!

Pinheirinho - Brasília/DF. disse...

Mesmo com Ferrari renascida e McLaren forte, Red Bull crava outra pole com Vettel.
8 vezes os pilotos da Red Bull conseguiram o 1º lugar no grid em 2010.
Caminho certo: Vettel faz a tomada de curva em Valência, rumo à pole para o GP da Europa.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com