segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sangria Desatada



FÁBIO ANDRADE



Ferrari, Fernando Alonso e cia têm lá suas razões para achar que o GP da Europa em Valência foi ruim. A equipe ensaiava uma recuperação no desempenho e até a nona volta da prova ocupava animadores terceiro e quarto lugares. Mas aí veio o acidente pirotécnico de Mark Webber e o Safety Car da discórdia.



Alonso já saiu do carro ontem falando grosso ontem: “é uma pena, não por nós, mas pelo público que veio aqui e assistiu a uma corrida manipulada” - disse o espanhol, que parece ter se esquecido do incômodo histórico que envolve seu nome e uma certa corrida noturna em 2008. Felipe Massa, em uníssono, engrossou o coro: “é ridículo. Já é a terceira ou quarta vez que favorecem o Hamilton” – declarou.

Hoje foi a vez de o presidente da Ferrari declarar sua insatisfação com o resultado do GP em Valência. Luca di Montezemolo afirmou que “o resultado da corrida não representou a verdade da prova”. Ainda segundo Montezemolo "o que aconteceu é sério, inaceitável cria um perigoso precedente e lança uma sombra sobre a credibilidade da Fórmula-1". Segundo o cartola, os pilotos que respeitaram as regras tiveram mais prejuízo do que aqueles que as infringiram.

Alonso, Massa e Montezemolo reclamam, jogam para a torcida e, acima de tudo, fazem valer a força política que o uniforme vermelho lhes confere. Mas tudo o que a Fórmula-1 menos precisa é que a turma de Maranello transforme a sangria desata do inconformismo em uma crise diplomática na categoria.

Depois do que aconteceu ontem ficou claro que a F-1 precisa aprimorar os expedientes que regulam a entrada do Safety Car. Mas, por favor Ferrari, não transforme um problema que já é sério num cavalo da batalha.

7 comentários:

Ricardo Almeida disse...

Tem que fazer barulho mesmo.

O que aconteceu foi uma aberração sem precedentes, onde já se viu o absurdo de jogar o Safety car no segundo colocado? Que passou vazado, diga-se, e a merda sobrou para o terceiro, enquanto isso o primeiro e o segundo vão felizes da vida para o box e a punição é dada só após o cara abrir mais de 14 segundos para o terceiro o que o possibilitou voltar ainda em terceiro.

Uma aberração.

Ridículo, qualquer um que entende um pouco de automobilismo saberia que o safety car teria que entrar na frente do primeiro colocado, se não foram competentes para fazer isso é obrigação liberar os demais até achar o primeiro colocado, para a segurança restante tem o regulamento dos tempos de voltas, andar lento.

E para melhorar, os boxes deveriam estar fechados, assim os pilotos teriam que alinhar primeiro atrás do safety car para depois poderem entrar nos boxes, alguém ai já assistiu a F-Indy???

Ridículo, armação sim, beneficiaram dois pilotos, e a pista é uma tremenda de uma pedaço de merda, sem um misero ponto de ultrapassagem.

A F1 fede, tenho muita vontade de parar de assistir esta porcaria, mas depois de 29 anos na frente da televisão e depois de 28 GPs ao vivo, sendo 14 no Brasil, fica um pouco complicado.

Fábio Andrade disse...

Ricardo, até acho a reclamação da Ferrari válida. Concordo contigo quando diz que o acontecido em Valência foi uma aberração. Só acho temeroso o tom belicoso que Montezemolo e cia adotaram para falar do acontecido. Me parece combustível para uma virtual e/ou possível peleja política.

Ridson de Araújo disse...

só chora* heheh isso pegou mal

Ridson de Araújo disse...

A Ferrari sofre com a posição complicada no campeonato e fica com essa de jogar para torcida;concordo com os amigos que os julgamentos da FIA foram,e são, como sempre, ruins.

Mas a Ferrari peca por sua incoerÊncia e isso fica evidente para todos de que: ela só chera, só reclama quando ela se prejudica...não é exemplo para ninguém

Aderson Pereira disse...

Sem duvida, no GP da Europa o que contou mais foi a sorte do que a competençia.
Sorte daqueles que passaram na reta dos boxes antes do safety-car sair e sorte daqueles que não estavam na reta dos boxes quando o safety-car entrou na pista.

Não era mais correto como estava antigamente?
Os boxes só seriam abertos quando todos estevissem alinhados atras do safety-car.
Agora que o reabastecimento acabou, não existe mais o problema de ficar sem combustivel se não entrar na volta N.

Se a pista tivesse pontos de ultrapassagem, vá lá. Mas é um tilkodromo!!

Muitos dirão: "Mas o Kobayashi ultrapassou facil Alonso e Buemi".
Com pneus novos, até eu ultrapassava.

Ron Groo disse...

E ninguém cala este chororô.
Chora o piloto, chora presidente, chora o torcedor...

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

É chororô de Alonso. Hamilton diz que espanhol está triste pelo mau desempenho no GP de Valência.
Ferrari pede revisão de regras do safety car. Equipe diz que foi prejudicada pela entrada do carro no GP de Valência.
Massa engrossa coro contra Hamilton. Para Brasileiro, piloto inglês é favorecido devido a demora na punição no GP da Europa.
Em outubro último, Hamilton desmentiu as brigas com o ex-companheiro de McLaren no campeonato de 2008, quando o inglês foi campeão: "Temos um grande respeito um pelo outro. Ele é um piloto fantástico e sempre foi respeitoso comigo. Não há nada além de amor entre nós".
Pinheirinho é divulgador cultura é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com