quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ferrari sai ilesa do julgamento em Paris; mundial 2011 terá 20 corridas



FÁBIO ANDRADE


Depois de realizar uma flagrante troca de equipe entre Felipe Massa e Fernando Alonso no GP da Alemanha em julho, a Ferrari foi multada em módicos 100 mil dólares. A quantia é menor do que o valor de qualquer uma das máquinas fabricadas pela montadora. Cem mil dólares para uma empresa do tamanho da Ferrari está longe de ser um valor difícil de ser quitado. Ficou no ar, naquele 25 de julho, a impressão de que a real punição à equipe italiana e a seus pilotos viria no julgamento de hoje, no Conselho Mundial da FIA, em Paris. E de Paris, a Ferrari saiu há pouco, ilesa, sem nenhuma punição de verdade após desrespeitar frontalmente o regulamento esportivo da Fórmula-1.




[caption id="" align="aligncenter" width="494" caption="Fernando Alonso e Felipe Massa"]Fernando Alonso e Felipe Massa[/caption]

Não dá para dizer que a absolvição da Ferrari é uma surpresa, afinal, a politicagem corre solta dentro dos porões da Federação Internacional do Automóvel. Como também não dá pra dizer que é o resultado com o qual todos sonhávamos. O que aconteceu há um mês e meio em Hockenheim foi a morte da F-1 como uma competição de pilotos, ainda que os detentores dos direitos comerciais da categoria continuem lucrando muito ao enganar os (tel) espectadores convencendo-os do contrário.


No fim quem sai prejudicada é a imagem da F-1 enquanto "esporte". A F-1 que ainda não se abriu à internet, que está cagando para o que pensa o público, como se fosse a dona do monopólio das corridas de automóvel nesse mundo. Uma categoria de projeção mundial que ainda funciona como um velho negócio do interiorzão do Brasil onde o que importa é não incomodar os coronéis e prestar-lhes uns favores de vez em quando.




Temporada 2011

Diante da absolvição da Ferrari o resto das sentenças emitidas na Place de la Concorde vira apenas resto, mas é digno de nota. O pré-calendário da temporada 2011 já existe, e nele constam inéditas 20 etapas. O GP do Brasil volta a encerrar o mundial, no fim de novembro, e a F-1 passa a visitar mais um país, a Índia. O gp indiano será o antepenúltimo da temporada do ano que vem.


Pré-Calendário - Temporada 2011:


10 comentários:

Felix disse...

Vendo uma reunião do conselho mundial julgando uma equipe que burlou uma regra do estatuto, eu não sabia aonde era esse teatro de manipulações, na FIA, no senado brasileiro, na cámara dos deputados em Brasilia, ou em algum presídio em reuniões da cúpulas dos chefes dos tráficos, ou em qualquer lugar que não tenham pessoas honestas.
O nome que eu dou para essa federação cada vez mais eu me convenço que não estou errado máFIA.
Está provado, que não existem REGRAS para uma federação corrupta, as regras do regulamento são para serem burladas, com o aval da máFIA.


Ética, lisura, princípios, honestidade, como já escrevi em algum lugar, não se exige por escrito, ou tem, ou não tem.
Flavio Gomes

SANDER disse...

Cara
Nao vou mais perder tempo com isso nao.
Vou dedicar mais tempo com a familia e meus amigos do que ficar vendo esses bestas parrancudos de dinheiro fazer de conta que são esportistas.
Ja deixei o futebol de lado, so pratico mas nao acompanho os jogos. Vou fazer o mesmo com a F1.
Acabou . . .

Ron Groo disse...

Decisão vergonhosa. Com esta multa se compra aqui no Brasil no máximo uma Ferrari usada... Dinheiro de pinga e o esporte que se dane.

Leandro disse...

Nem a FIA peita a poderosa Ferrari e, muitos queriam que o Massa, mero empregado peitasse.

Eu sinceramente não entendo por servem essas regras. Fernado Alonso e Ferrari se equivalem. E a FIA nunca teve culhões, deixa claro mais uma vez que a equipe italiana faz o que na categoria e ela (FIA), tem que abaixar a bola.

marcos disse...

é pra Ferrari foi um lucro imenso! Mas é assim mesmo, a F1 é um negócio,não um esporte...

Marcelonso disse...

Já era esperado,dúvido que alguém tivesse esperança que os italianos fossem punidos.
Foi vergonhoso,ridiculo!

abs

Humberto disse...

É muito triste...acompanho a F-1 desde meados dos anos oitenta (bons tempos...), vejo todas as corridas, treinos, acompanho as notícias diariamente. Só deixei de acompanhar a F-1 entre 2002 e 2005, quando não era um esporte. fiquei muito feliz com o que aconteceu principalmente entre 2007 e 2009, quando a F-1 voltou a ser uma sombra do que era no passado mas, infelizmente esta tudo mudando (pra pior), novamente, Schumacher (o coveiro da F-1), Todt e Ferrari = jogo de equipe = telespectador babaca. Desde o ano passado venho acompanhando a Nascar (mesmo não preferindo os ovais), e a Indy (essa já acompanho desde início dos anos noventa), esses sim são verdadeiros ESPORTES a motor. F-1 é Bussines!!!, daqui a alguns anos se algo de bom acontecer eu volto a acompanhar a F-1 ou se não me contento olhando provas do passado glorioso da F-1.

Daniel Santos Machado disse...

Bom saber que o GP do Brasil encerrará a temporada de 2011. Afinal, nada a ver um campeonato tão emocionante ser decidido em Abu Dabhi né? Sobre a Ferrari, eu sabia bem que ia dar em pizza, só queria saber o sabor. E por sinal, muito ruim para os fãs de F1.
Saudações tricolores!

Aderson Pereira disse...

Por acaso a Ferrari foi punida naquela patetica corrida da Austria 2002 quando Barrichello diminuiu escandalosamente pro Schumacher passar em plena reta dos boxes, na frente de todo mundo? NÂO!!!
E vcs achavam que agora com Jean Todt, que estava naquela maracutaia da Austria 2002, como presidente da FIA, iriam punir a Ferrari??

Se o presidente da FIA ainda se chamasse Max Mosley a coisa seria diferente. Mas não é!

Felix disse...

A PIADA DO ANO

Schumacher se oferece para ajudar FIA.
O alemão Michael Schumacher se ofereceu para ajudar a estabelecer, junto com a FIA, as ordens de equipes, de modo a assegurar satisfaçam a necessidade dos fãs.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk