terça-feira, 31 de maio de 2011

Os méritos das vitórias são mais de Vettel do que do RB7

A cada corrida que se passa uma opinião já esquecida minha começa a ganhar forças novamente. Parece que o carro da Red Bull não é lá aquela super máquina que todos nós desenhamos na cabeça. Ou melhor, pode até ser, porém não é tão superior assim quanto algumas outras como, por exemplo, os carros da McLaren. O fato das vitórias irem para a equipe austríaca em grande número neste início de temporada talvez se deva mais a Sebastian Vettel do que ao RB7.

Nos treinos classificatórios, é óbvio que ninguém ameaçou até agora tirar a hegemonia de poles que a Red Bull tem até aqui. Em todas as etapas o carro azul largou na posição de honra, algumas vezes depois de um treino sem muitos sacrifícios, outras vezes com alguma dedicação a mais. Bom, nos sábados está mais que claro que quem manda é a Red Bull até pela diferença maiúscula colocada pelos seus pilotos em praticamente todas as etapas em cima da concorrência.

[caption id="" align="aligncenter" width="600" caption="Vettel em mais um cenário onde se sagrou vencedor"]Sebastian Vettel[/caption]

No entanto, quando me referi ao fato de Vettel ter mais importância nestas suas vitórias do que propriamente do carro da empresa das latinhas, isso se aplica às corridas. Lewis Hamilton, especialmente, junto com seu companheiro Jenson Button, já provaram que o carro da McLaren tem a capacidade de andar na mesma batida dos carros taurinos em ritmo de corrida. Foi assim no GP da Espanha quando Button chegou à frente de Mark Webber e Hamilton esteve em muitos momentos mais rápido do que Vettel.

Vale até fazer uma comparação com Vettel e Webber para explicar essa minha opinião. Enquanto que um não sabe o que é deixar de brigar por vitórias e liderar grande parte das voltas realizadas até aqui nessa temporada, o outro segue tentando mostrar que tem o mesmo potencial de seu companheiro com o mesmo carro. É claro que os talentos aí fazem a diferença, mas isso demonstra que se não fosse a capacidade de Vettel, a engenhosidade genial de Adrian Newey e a rapidez de seu carro não venceriam corrida alguma. Vettel e o RB7 formam um par perfeito onde o alemão é o cabeça da casa, pois no atual momento que o jovem atravessa a maioria não teria medo de apostar que ele venceria corridas em outros carros sem o RB7. Já o RB7 não venceria tanto se ali não estivesse Vettel.

Obviamente, toda essa análise é um tanto subjetiva e um exercício de adivinhação (porque não), mas tudo isso só constata que Vettel atualmente é sim um piloto acima do calibre dos demais na Fórmula 1. E sobre essa opinião, se alguém duvida, os números estão aí para provar.

Deixe seu comentário

3 comentários:

Deusy disse...

Já pensei a respeito disso algumas vezes, e concordo com as suas suposições. Realmente o RB7 tem se mostrado incrível em voltas rápidas de classificação, mas esse poderio não se aplica a corrida. Entretanto, o fato de ter a vantagem de largar na frente tem facilitado muito as coisas para Sebastian, somado a isso temos a sua pericia e precisão (nenhum erro este ano). O problema é que a grande maioria dos "entendidos" do assunto colocaram na cabeça que o RB7 é a máquina perfeita (impossível, vide o ex: KERS) e dessa forma questionam os méritos de Vettel na pilotagem. Eu prefiro manter minha mente aberta e acredito que o êxito é devido a junção Homem e máquina... E sempre o HOMEM vem primeiro como protagonista efetivo.

Rodrigo Honório disse...

Muito feliz sua colocação de que "ele venceria corridas em outros carros sem o RB7. Já o RB7 não venceria tanto se ali não estivesse Vettel". Resume tudo!

E acrescentando ao comentário anterior (Deusy), gostaria de lembrar que, apesar da ajuda de largar na frente, a Red Bull tem mostrado evolução na estratégia, principalmente depois da vitória de Hamilton. Foi ali que abriram os olhos. Em Mônaco, mesmo com a demora exagerada de Vettel nos pits, a troca de estratégia para apenas uma parada foi essencial, mesmo sendo arriscada.

Ron Groo disse...

Bem... Eu vou discordar...

Acho que é 50/50... O carro é um assombro e Vettel está numa fase sensacional.