domingo, 15 de maio de 2011

Memória Blog F-1: A1-Ring

Quando os carros de Fórmula-1 deram seus últimos giros em Zeltweg, em 2003, a pista era oficialmente denominada de A1-Ring. A A1 foi a empresa de telefonia que patrocinou a reforma do circuito austríaco e passou a estampar seu nome-fantasia no nome da pista de Zeltweg, que fora conhecida também como Osterreichring durante as décadas de 70 e 80. Eis que na última semana o antigo A1-Ring voltou às manchetes, com sua nova denominação, que trás embutida novamente o nome de uma empresa: Red Bull Ring.


O Ico conta a história aqui. Ao contrário dele, meu palpite é que a F-1 não deve passar nem perto do agora Red Bull Ring nos próximos anos - nem se Mateschitz conseguir um precinho camarada com a FOM - porque os sinais emitidos por Bernie Ecclestone apontam para a manutenção da marcha rumo ao oriente. Além do mais, nenhuma das corridas no então A1-Ring conseguiu ser memorável. E o único GP da Áustria que de fato conseguiu, tornou-se inesquecível pelos motivos errados.


Com 4326 metros, o A1-Ring era o terceiro menor traçado fixo de sua época no calendário da F-1. Só não era menor do que Interlagos (4309m) e Hungaroring (variando de 3968m a 4381m em razão de sucessivas mudanças no traçado). As pistas sedes dos GP’s da Áustria e do Brasil eram as únicas que possibilitavam uma volta em menos de 70 segundos.


Sem curvas de alta e com uma entediante sequência de acelera-freia-acelera. Assim era o A1-Ring, numa carona com Michael Schumacher a bordo da F-2003GA:




Deixe seu comentário

1 comentários:

Ron Groo disse...

Esta pista é fantástica... Grande parte em subida, coisa rara hoje...

Vi uma foto uma vez em que não havia mais onde por gente nas arquibancadas, morros e afins em uma largada.

Saudades...