segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dupla de Equipe - GP da Espanha

Largada de Alonso



Sem dúvidas deve entrar pra lista das melhores largadas dos últimos anos. Incrível, foi um daqueles lances que faz a gente ficar atônito diante da televisão. No meu caso até saiu “Jesus, o que foi essa largada do Alonso, cara!”


Isso é para provar o valor do cara enquanto piloto, um dos grandes. Largou em grande forma e do lado sujo da pista conseguiu deixar três rivais para trás. Renovado com a Ferrari ele vai ter que trabalhar duro para retransformar essa equipe num time vencedor, porque o GP da Espanha deixou escancarado o quanto a Ferrari está atrás de Red Bull e McLaren.



Fábio Andrade




Ás vezes Alonso costuma fazer besteira nas largadas, mas correndo em casa o espanhol não decepcionou a grande quantidade de torcedores que estavam lá para ver um espetáculo seu. Saiu da quarta posição e encontrou um espaço só seu que o deixou em condições de pular para o primeiro posto e superar inclusive as Red Bulls de Webber e Vettel. E não foi lá algo que dá para dizer que Alonso deu sorte, visto que Vettel e Hamilton não largaram mal, pelo contrário. Foi talento puro do espanhol mesmo.



Anderson Nascimento


 



Rendimento da McLaren



A Red Bull ainda é imbatível em classificações, isso é muito claro, mas em ritmo de corrida a soberania da equipe taurina não é tão evidente. A Ferrari chegou a demonstrar um bom ritmo em long runs nas outras provas mas agora é a McLaren que vem acompanhando os austríacos com relativa proximidade.


É particularmente admirável o desempenho da equipe inglesa com pneus duros. Se as 20 voltas da corrida de hoje fossem em uma pista que dificultasse menos as ultrapassagens, Vettel teria sérios problemas para segurar Hamilton. Button também fez uma belíssima corrida de recuperação hoje. Aposto na McLaren para rivalizar com a Red Bull a médio prazo, pois a equipe costuma reagir bem durante o campeonato. Só espero que não seja muito tarde e que Vettel já não tenha confirmado o título.



Fábio Andrade




A Red Bull entrou no GP da Espanha com grande favoritismo, com a maioria apostando em uma vitória fácil de um dos dois pilotos da dupla taurina. Porém, o que se viu foi uma McLaren tão veloz e equilibrada quanto os carros azuis. Foi muito bom ver que se a atual equipe campeã mundial vacilar há quem tomará sua vaga sem pensar duas vezes. Hamilton andou muito bem, na balada de Vette e às vezes até mais rápido. Jenson Button teve nas mãos um carro tão equilibrado que lhe deu a oportunidade de usar uma estratégia de três paradas sem problemas.



Anderson Nascimento


 



Felipe Massa



O que aconteceu nesse fim de semana entre a dupla da Ferrari foi particularmente cruel com Massa. Na classificação houve uma enorme diferença entre eles; na corrida, nem se fala. Evidente que Alonso também teve problemas com os pneus duros, mas o espanhol soube lidar melhor com as dificuldades. E numa análise fria, é isso que define quem é ou não melhor piloto.


Cada vez mais me convenço que não é um só um problema de adaptação aos pneus ou ao novo carro, mas Massa me parece fora de lugar na Ferrari. Num fim de semana como esse, em que Alonso teve enorme visibilidade, seja pela renovação de contrato, seja pela boa classificação ou pela brilhante largada, Massa só apareceu para justificar as falhas. As críticas na imprensa italiana devem vir pesadas e o burburinho sobre sua suposta substituição deve aumentar muito.



Fábio Andrade




Novamente o piloto brasileiro deixou muito a desejar desde o começo dos trabalhos em Montmeló. Abandonar por problemas no câmbio só foi um dos fatores que transformaram o final de semana de Massa em um desastre. É inevitável não comparar seu desempenho com o de seu companheiro Fernando Alonso, que liderou várias voltas e só teve sua corrida comprometida devido a um desgaste acentuado nos pneus que antecipou uma de suas paradas. A Ferrari não faz mais bem à Massa e nem Massa à Ferrari, por isso é hora do brasileiro analisar bem sua chance de mudar de escuderia no próximo ano.



Anderson Nascimento


 



Red Bull



É verdadeiramente um time. Vencem juntos, porque fica nítido que as vitórias são construídas por um projeto de engenharia vencedor, uma equipe de boxes precisa e um piloto em excelente forma.


Só quem destoa de todo esse cenário de excelência é Mark Webber. O pole chegou em quarto e fez uma corrida apagada da largada até a bandeirada. Foram 66 voltas em que não se viu o piloto que disputou o título de 2010. Aliás, aquele Webber ainda não estreou em 2011.



Fábio Andrade




Dessa vez a Red Bull venceu, mas não foi como nas corridas anteriores. A McLaren chegou muito perto e por pouco não superou a escuderia dos energéticos. O KERS da Red Bull voltou a ter problemas e isso fez diferença no desempenho de Sebastian Vettel que sofreu muito com a pressão intensa de Lewis Hamilton.


Já Mark Webber era cotado como um dos grandes candidatos à vitória neste fim de semana, mas uma largada desastrosa e uma performance que não tirou tudo o que o carro poderia dar impediu o australiano até mesmo de chegar ao pódio. Outro final de semana ruim que acumulou pontos para sua saída da equipe no final do ano.



Anderson Nascimento


 



GP da Espanha



Não foi uma corrida sonolenta como das outras vezes. E em Barcelona foi onde, na minha opinião, houve o melhor equilíbrio entre as novas regras e a pista. As ultrapassagens não foram “o orgasmo antes da penetração” como eu disse há 15 dias depois do GP da Turquia, onde o piloto da frente nem ao menos podia se defender do que vinha atrás. Na Catalunha não foi orgasmo por orgasmo. Houve preliminares.



Fábio Andrade




Enfim, o GP da Espanha voltou a ter emoção. Não foi uma corrida que possamos chama-la de excelente, mas rendeu várias ultrapassagens e uma razoável competitividade por conta dos novos aparatos introduzidos nesse ano. O único problema foi a dificuldade que os pilotos encontraram mesmo usando a asa traseira móvel no mais longo trecho da temporada da Fórmula 1 até aqui para efetuar as ultrapassagens na reta dos boxes. Porém, de qualquer forma, a corrida saiu da monotonia apresentada nos últimos anos.



Anderson Nascimento


Deixe seu comentário

2 comentários:

Marcelonso disse...

Pessoal,

Levando em conta os últimos dez anos de corridas em Barcelona, essa foi muito boa. Tudo bem que muitas ultrapassagens foram nos boxes, mas teve lutas interessantes na pista, as últimas voltas foram de tensão, naquele tipo - na próxima vai passar...

Não há dúvida que o KERS VAGALUME da Red Bull equilibrou as coisas, pois se o "bicho" fica aceso a corrida inteira não teria nem graça...

abs

Ron Groo disse...

Realmente, foi uma corrida espanhola diferente. E agradável.
Só discordo quanto ao Alonso conseguir dar a Ferrari um aspecto vencedor.
Enquanto os italianos estiverem no comando, não vai.