segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dupla de Equipe - GP de Mônaco

1. Falhas da Red Bull nos pits



A Red Bull se orgulha por ter uma equipe que trabalha tão bem nos boxes, mas no GP de Mônaco, a confusão dos mecânicos mostraram que eles também erram e atrapalham significativamente as pretensões de seus pilotos na pista. Sebastian Vettel perdeu pouco tempo, mas se fosse ele que estivesse vindo logo atrás no lugar de Mark Webber com certeza não teria vencido nas ruas de Monte Carlo. Webber não fez uma grande corrida, mas foi prejudicado pela cagada que a equipe fez na sua primeira parada nos boxes. Não deu muito pra entender, mas que o erro foi juvenil, isso foi.



Anderson Nascimento




Equipe que vence junta tem que perder junta. Mas os caras dão tanta sorte que mesmo assim o Vettel venceu. Santo safety car!


Erros bobos - se for mesmo como o Burti disse na transmissão, mais bobos ainda. Não se pode pôr em risco a corrida de seus dois pilotos pelo receio tolo de não ter a estratégia copiada pelos rivais. A Red Bull é a melhor equipe do ano. O fato de as adversárias colarem na estratégia deles deveria ser entendida quase como mérito. A Ferrari fez o que fez em Barcelona porque não tinha o mesmo ritmo.



Fábio Andrade



2. Hamilton



Lewis Hamilton esteve em um dia atípico, mesmo para um inglês que não costuma ser previsível. Faltou pouco para ele se enroscar com todo mundo. Seu arrojo incomodou e atrapalhou a corrida de seus adversários, porém, em alguns casos fez muito mais do que atrapalhar. Na disputa com Felipe Massa, na Loews, Hamilton exagerou e pouco mais a frente viu o reflexo de sua manobra quando Massa foi parar no muro abandonando a corrida. No duelo com Pastor Maldonado, claramente seu ímpeto de passar a qualquer custo acabou com a ótimo corrida do venezuelano.


No entanto, o pior não foi o que aconteceu dentro da pista. Se ao menos ele tivesse pedido algumas desculpas, respeitado as opiniões de seus adversários após a corrida e ficado definitivamente na sua, a minha opinião poderia até ser diferente. Mas não foi isso o que aconteceu, ao contrário, xingar os prejudicados por seus momentos de loucura na pista foi algo muito infeliz. E mais infeliz ainda foi a posição da FIA. Hamilton estragou a corrida de quase todo mundo, inclusive a sua e a se seu companheiro Jenson Button.



Anderson Nascimento




A intenção do Dupla de Equipe é fazer os dois editores sair de cima do muro e se comprometer, mas eu nem vou ficar preso ao comportamento do piloto na pista. O Hamilton é um cara que tem ímpeto, as vezes passa da conta, mas me recuso a reclamar de piloto assim.


Além da falta de jeito para negociar as ultrapassagens no principado,  o comportamento de menino mimado após a corrida depõe contra o britânico. Nas declarações de ontem, a autoconfiança virou presunção e isso, obviamente, não é bonito. Hamilton já não é um novato cujos erros serão minimizados - como em 2007 - é um campeão do mundo em seu quinto ano de Fórmula-1. Homem-Aranha ensinou que grandes poderes trazem consigo grande responsabilidades e o piloto da McLaren deveria medir um pouco melhor o que faz dentro da pista e o que fala fora dela.



Fábio Andrade



3. Acidente de Massa



Talvez eu seja o único, mas a batida não foi tanto assim culpa de Felipe Massa, ou talvez ele não tenha culpa alguma. A batida com Lewis Hamilton curvas atrás influenciou a postura do carro do ferrarista na saída do túnel.


O brasileiro fazia uma boa corrida, nada de genial, mas estava conseguindo manter um bom ritmo. Aí aparece um Hamilton endiabrado pelo caminho e o azar volta a fazer parte de suas corridas. Não é defesa, porque não gosto de Massa, mas dessa vez ele abandonou sem culpa aparente. Um grande revés para quem não tem vaga garantida na Ferrari no próximo ano.



Anderson Nascimento




É chato falar em fase difícil para Massa, porque a carreira dele se converteu numa fase difícil. O que dá pra dizer é que se ele não estava num fim de semana genial, fazia uma corrida relativamente boa, conseguiu ultrapassar Rosberg e podia lutar por um lugar perto do pódio.


Podia. Acho muito complicado dizer se a batida foi ou não consequência do lambe-lambe com Hamilton na Loews. É plausível, como também é crível pensar que ele bateu simplesmente porque posicionou o carro da mesma maneira que Hulkenberg na primeira volta da corrida do ano passado.



Fábio Andrade



4. Disputas na Loews



A curva mais lenta da Fórmula 1, senão me engano, foi palco de muitas brigas e disputas por posições. Michael Schumacher deixou Hamilton para trás e depois seu companheiro Nico Rosberg; nas duas oportunidades o alemão fez valer seu oportunismo e seu talento que estava bastante escondido. Porém, as disputas na Loews não foram todas limpas e bem realizadas. Uma Force India e uma Toro Rosso se enroscaram por ali, além de Hamilton acertar Massa. Creio que os pneus paçoca tenham parte no que aconteceu nesse "novo ponto de ultrapassagem" em Mônaco.



Anderson Nascimento




Não é um ponto tradicional, mas até na Mirabeau teve neguinho ultrapassando. A diferença grande de rendimento dos pneus parece estar possibilitando isso e eu achei ótimo o que aconteceu em Mônaco. Movimentou a corrida, que sempre é sensacional, mesmo com as tão criticadas filas indianas do passado.



Fábio Andrade



5. Troca de pneus sob bandeira vermelha



Todo mundo achou estranho, até mesmo alguns pilotos como Jenson Button. Mas estava no regulamento que trocas de pneus como a que Fernando Alonso e Sebastian Vettel eram permitidas durante uma bandeira vermelha. Este fato prejudicou a bela disputa que existia entre Button, Alonso e Vettel antes que Vitaly Petrov fosse para o muro e paralisasse a corrida.


Além do espetáculo da disputa pelas primeiras posições, quem também foi prejudicado foi Rubens Barrichello que deixou de ganhar duas posições por não conhecer bem o regulamento. A regra é injusta, mas não é ilegal, então azar dos injustiçados.



Anderson Nascimento




Eu morreria sem saber que o regulamento permite esse tipo de ação. O que eu acho é que quando bolaram a ideia não pensaram em todas as implicações que ela traria. Antes da bandeira vermelha Vettel era quem tinha o pior desempenho por causa dos pneus. Depois que a corrida recomeçou ele teoricamente voltou a ter o melhor carro com pneus novos e tanque vazio. Matou a disputa.


Gostei não. Bandeira vermelha tradicionalmente é momento de ninguém tocar no carro. Se fosse assim o final provavelmente seria mais animado ontem.



Fábio Andrade



6. GP de Mônaco



Desde que assisto ao GP de Mônaco, nunca me arrependi de ficar em frente à TV acompanhando o desafio dos pilotos em percorrer trechos estreitos sob alta velocidade. E neste domingo a corrida foi ainda melhor. Os pneus Pirelli são o grande barato da atual Fórmula 1, pois foram eles que mais uma vez criaram várias alternativas durante a corrida, desde ultrapassagens raras a estratégias ousadas e inusitadas. Se fosse coroar o GP em Monte Carlo com uma nota, um 8 estaria de bom tamanho.



Anderson Nascimento




Esse foi simplesmente o melhor GP de Mônaco que já assisti. E olhe que eu sempre gostei da corrida do principado. Considero que só ver os carros naquele traçado mágico já é um grande barato. Com ultrapassagens e várias alternativas então, melhor ainda.



Fábio Andrade


Deixe seu comentário

5 comentários:

marcos disse...

também concordo com vocês, e pela atuação do Maldonado, quero GP de Môanco 5 vezes por ano! Mas sem o Hamilton correndo! rsrsrsrs

rubinho disse...

Pra mim, Massa errou na tática da corrida.
Ele tinha a opção de fazer uma só parada, Weber e Hamilton (com super-macios) teriam que parar de novo.
Se deixasse Hamilton passar, haveria briga entre os outros dois e ele, mesmo com pneu macio, conseguiria acompanhar o ritmo.
Na próxima troca ele ganharia as posições.
Massa poderia ter um final de semana melhor e não pensou na bandeirada.
Esse tipo de comportamento, como a briga com Button na Austrália faz dele um piloto rápido, aguerrido e burro.

Ron Groo disse...

Um dia depois eu relaxei, afinal todos tem um dia de pangaré e Hamilton teve do dele.

Quanto a troca de pneus... Só facilitou a vida do Vettel e - olha - salvou da humilhação os outros corredores. Ele chegaria ao fim da prova com um pneu de 62 voltas e na frente.

Alonso não tinha pneus muito melhores.
Button sim, mas tinha o Alonso em sua frente.
Ultrapassar o asturiano nunca é fácil, em Mônaco menos ainda.

Williams disse...

Foi a melhor corrida de Monaco que ja vi. Teve acidentes, disputas acirradas, safety car... tudo que uma corrida de F1 não tinha a algum tempo! Pra mim, Hamilton só exagerou contra o Maldonado, mas foi uma corrida aguerrida do ingles! o bixo tava com a macaca como dizem! ahahahhahaah! Foi muito bom de se ver! Pena, só o final! essa regra de trocar pneus em bandeira vermelha acabou com o final alucinante que tava se desenhando... Mas que foi uma corridassa foi, principalmente porque nem asa movel nem kers foram determinantes nas ultrapassagens, teve que ser o velho e bom braco e arrojo novamente. O galvão e a globo cara... que narração mais partidaria e besta... fala serio! narração da BBC é muito melhor! Os caras nao ficam tomando partido nem as dores dos pilotos não... eles apenas narram o que ta acontecendo.

Nelson da Rosa disse...

Amigos, o massa e o rubens barriquello(com minusculas), deixaram de serem pilotos razoaveis depois de terem sido pinicos de Schumacher e alonso. Também massa sempre foi um perdedor para Hamilton, que sempre o ultrapassou, e massa sempre é um perdedor.
Nelson da Rosa.