segunda-feira, 16 de maio de 2011

O caso envolvendo Adrian Sutil e Eric Lux

Este assunto não é algo esportivo, mas ocorreu com pessoas que percorrem nos paddocks da Fórmula 1 e circula em toda a imprensa especializada em automobilismo. O assunto da agressão de Adrian Sutil a Eric Lux transformou-se de boatos a uma ação judicial em que o diretor-presidente do grupo Genii pede uma indenização que beira os 10 milhões de euros.

[caption id="" align="aligncenter" width="580" caption="Adrian Sutil fez besteira e pode-se dizer sortudo se só tiver que pagar 10 milhões de euros"][/caption]

Alguns não sabem bem o que aconteceu, então é válido fazer um resumo sobre o assunto. Segue o texto narrando o acontecido e escrito por Tomás Motta do Blog Fórmula 1:
“Era a madrugada de 17-18 de abril em Shangai, logo depois do GP da China. A Renault alugou uma sala vip na famosa discoteca M1NT na capital chinesa para uma festa particular, onde funcionários, pilotos e mais integrantes faziam parte do selecionado.

Após iniciada a festa, chegam Sutil, Hamilton e um guarda-costas, que querem entram, mas recebem a resposta que não estão convidados. Começa uma discussão entre o responsável pela entrada dos convidados pois ambos queriam ingressar, quando chega Eric Lux e lhes-diz que a sala já estava ocupada, no que podiam ir para outra.

Sutil, já bastante afetado pelo álcool, faz um corte bastante profundo no pescoço de Lux com um pedaço de copo quebrado, que chega a afetar seu ouvido. Eric terminou com 20 pontos na área ferida, sendo que o incidente poderia ter terminado de uma maneira muito pior. Nisso, Lewis, sem se intrometer na briga, chama o segurança.

Enquanto Lux é levado ao hospital, o guarda-costas retira rapidamente Adrian e Lewis do local, sendo que Sutil é colocado em um avião para logo sair do país, enquanto Lewis teria defendido o amigo. Pelo visto, Alonso também estava nessa mesma discoteca.”

A minha opinião é que Sutil, por estar embriagado, já pode ser considerado culpado por estar nessas condições em um lugar público. Pode parecer um moralismo exagerado, mas pessoas nessas situações acabam fazendo exatamente o que o piloto alemão fez. Por uma coisa banal, diríamos, ele poderia ter matado o executivo e estar em lençóis bem piores agora.

Imagino que exista mais informações sobre o ocorrido que ainda não sabemos, mas se foi mais ou menos isso o que ocorreu não hesito em tomar o lado de Eric, mesmo que esse também tenha insultado ou começado a briga como alguns sugerem. Vale aquele ditado: “Quando um não quer dois não brigam”.

A questão é que acontecimentos como este mancham a carreira de um piloto que corre em uma categoria de altíssimo nível como a Fórmula 1. E estar Lewis Hamilton, que já provou ser irresponsável ao volante, ao seu lado nesse episódio me pressiona ainda mais a pensar que Sutil é o grande culpado nessa história toda.

Deixe seu comentário

3 comentários:

Ron Groo disse...

O Ico (Luiz Fernando Ramos) fez uma matéria tão boa quanto seu texto e mostrou que tem mais coisa escondida neste angu do que vem aparecendo...

Pra mim cheira a promoção barata.

Anderson Nascimento disse...

Ron Groo, foi exatamente o que eu pensei depois de ler o texto do Ico, algumas outras notícias sobre o assunto e mais opiniões. Tem coisa escondida nisso tudo aí. Mas, no final das contas isso aí não vai dar em nada.

Tomás Motta disse...

Obrigado pela citação no texto Anderson.

Bom, como já comentei por aí, acredito que tudo não deverá passar de uma multa para Sutil, primeiro porque depois de um mês do ocorrido e com Lux tendo chance de falar o que aconteceu, com dinheiro talvez isso seja resolvido.

Não por acaso ele pede 10 milhões de euros...