quarta-feira, 24 de março de 2010

Fota mostra resultado da pesquisa com os fãs da F-1



FELIPE MACIEL



Alguns tópicos da pesquisa realizada pela Fota tiveram seu resultado divulgado no início desta semana. Lembrando que nós também participamos dessa interessante iniciativa das equipes em ouvir o público.

Para trilhar as melhorias desejadas na categoria, o mínimo que precisavam fazer era justamente conhecer a opinião daqueles que sustentam o circo, que são os espectadores. É bem verdade que perguntas pouco influentes integraram esta sondagem, como por exemplo aquelas que buscam conhecer o piloto a equipe mais popular. Mas também tivemos indagações úteis, como os GPs que os fãs preferem assistir:

Mônaco - 52%
Itália - 50.6%
Grã-Bretanha - 42.9%
Alemanha - 28.8%

Senti falta da Bélgica no top-4, mas sentia ainda mais falta a lista de circuitos que os torcedores definitivamente não gostam. Essa o Bernie não deixou divulgar, não é? Espero que Abu Dhabi, Valência e afins tenham se destacado na pesquisa, informando aos dirigentes que os novos traçados fogem do gosto do público, embora atraia o departamento financeiro da FOM.



Outra pesquisa importante trouxe a questão da pontuação para discussão. Nessa eu perdi... 44.9% aprovam o tenebroso sistema inaugurado nessa temporada. Mas pelo menos 61.9% dos participantes gostariam de ver uma diferença maior de pontos entre o primeiro e segundos lugares.

Pendendo agora para o lado tecnológico, 65.7% demonstram interesse preferencial na cobertura em alta definição. A interatividade de seguir um carro específico veio logo atrás com 53.7%, enquanto 52.4% ressaltaram o desejo de assistir F-1 via internet.



Quanto à pesquisa mais pom-pom, me limito a comentar minha surpresa ao ver Massa à frente do campeão Lewis Hamilton, mesmo que uma demão de tinta do carro do Glock. Eis os pilotos e as equipes mais bem cotadas.

Schumacher - 19.5%
Alonso - 9.7%
Raikkonen - 7.2%
Massa - 6.1%
Hamilton - 6.0%
Kubica - 4.3%

Ferrari - 30.1%
McLaren - 19.1%
Brawn - 10.01 %

8 comentários:

Aderson Pereira disse...

Por favor, SPA Francorchamps não aparecer naquela lista das pistas favoritas foi de uma manipulação total.
Só faltava dizer que Abu-Dahbi era a mais querida e emocionante! :(

Ron Groo disse...

Eu desconfio destas pesquisas ai... Outro dia tentei responder uma da FIA por mais de quinze vezes e não conseguia terminar a bagaça.
Pra mim as urnas já estavam cheias quando foram abertas as votações... Se é que me entende.

Gustavo disse...

Que legal acho que monaco é mesma a mais preferida do publico e bem interessante o Massa ter ficado à frente do hamilton e justo tambem porque eu não gosto daquele cara de jeito nenhum.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Segundo pesquisa feita pela Fota, 45% dos entrevistados aprovaram nova pontuação da F-1.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

marcelonso disse...

Felipe,

A FIA escuta os fãs com ouvido de mercador,também não levo muita fé nestas pesquisas direcionadas.

abraço

Luiz Sergio disse...

Só saber que a pista de Mônaco foi a preferida, sei que eu não entendo de corridas, uma pista que não existe pontos de ultrapassagem e foi eleita a melhor??????????????????????
SPA não entrou é porque já querem mudar para outra pista igual a de Mônaco!!!

marcos disse...

não levo fé,pois não acredito que A Williams não ficou entre as três equipes preferidas. Isso é uma calúnia!

Anderson disse...

nossa!!! esses Vovôs que comandam a formula fazem por onde acabar com a reputação da mesma, lançam uma pesquisa e divulgam apenas alguns números (além de tudo suspeitos)dando a entender que não tem democracia lá e que aqueles dirigentes só pensam no próprio embigo!