segunda-feira, 22 de março de 2010

Enquete F-1: Pilotos novatos



FELIPE MACIEL


Levamos a público a seguinte indagação: Quem será o melhor novato do ano?

129 leitores responderam e decidiram:

Kamui Kobayashi - 34,88%
Nico Hulkenberg - 28,68%
Bruno Senna - 17,83%
Lucas di Grassi - 9,30%
Vitaly Petrov - 7,75%
Karun Chandhok - 1,55%

Um resultado dentro do esperado, creio eu. O Kobayashi surpreendeu o mundo em 2 GPs e naturalmente recebe alta expectativa, como talentoso novato que é. Não começou a temporada fazendo e acontecendo como na Toyota, mas se a Sauber evoluir durante o ano, deve ficar difícil segurar o ímpeto do japonês voador, que cá entre nós deveria ser regra na F-1, não exceção.



Nico Hulkenberg é uma joia que a Williams se propôs a lapidar. Dotado de um currículo impecável na trajetória pré-Fórmula 1, o alemão é uma das grandes promessas do automobilismo, e ainda terá o auxílio da longa experiência de Rubens Barrichello na meia-garagem ao lado.

No duelo entre Bruno Senna e Lucas di Grassi, não sei se por efeito do nome ou não, Bruno levou a melhor. Pessoalmente, eu também espero mais do Senna que do di Grassi, independentemente do nome, claro. Sei que de uns tempos para cá virou moda sobretudo nos blogs dizer que o Lucas seria a maior promessa brasileira do momento, mas ainda não me convenci disso. As opiniões de alguns que vivem em contato com o circo destoam um pouco dessa visão; di Grassi é bom piloto sim, racional e consistente, porém não necessariamente esse geniozinho que tentam criar.

Por mais nivelados que sejam esses dois talentos, aposto mais na capacidade de aprendizado do Bruno (artifício que rendeu a Massa o crescimento alcançado hoje), que por sinal andou melhor que Lucas nos testes da Honda e seria contratado - com sobrenome ou sem sobrenome - caso o management buyout não desse ao Ross Brawn o poder de manter Rubinho na equipe.



Petrov e Chandhok entraram na enquete meramente por serem novatos, sabemos que pagaram uma fortuna às suas equipes; deem-se por satisfeitos por levarem votos. Para um russo o Vitaly é quase um mito das pistas, já o Karun não chega a tanto, embora possivelmente seja melhor que o Karthikeyan.

Fechamos uma enquete e abrimos uma nova. Na lateral direita, você julga, clica e espera o resultado de uma sondagem um pouco mais técnica. Em poucas semanas traremos a definição.

4 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Eu votei no Hulkenberg e confesso que ele será um grande piloto na F1. E sobre Bruno e di Grassi, realmente é muito difícil escolher, mas creio que Bruno é um piloto de mais sangue, mais espírito e emoção que Lucas, que opta por ser racional em propenso a analisar cada metro dentro das pistas.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Olho nele! Senna prevê evolução. A estreia oficial de Bruno Senna na F-1 aconteceu no GP do Bahrein, mas ele só começará a competir para valer na segunda etapa, já que não fez testes na pré-temporada. "A temporada começa na Austrália", garantiu o piloto.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Luiz Sergio disse...

Penso que Lucas e Bruno são dois bons pilotos em uma categoria que o ótimo ainda não é o ideal o que conta são os pilotos foras de séries.

charles disse...

como participar como piloto destaequipe