sábado, 13 de março de 2010

Indy transfere treino de classificação



FELIPE MACIEL


Corrida no Brasil é outra coisa. Os carros parecem ter de dividir espaço com valão, prédios, caminhões e tudo que tem direito. Mas existe o distinto privilégio de passar pelo sambódromo... só não precisavam sambar daquele jeito.

O produto usado sobre o cimento para aplicar o efeito brilhante exigido pelo carnaval fez o papel de vilão nos treinos deste sábado. Os pilotos da Indy simplesmente não conseguiam pisar fundo na reta; precisavam brigar com o volante e o acelerador para levar o carro até o final do sambódromo, realizando uma espécie de drift em plena reta.

No final das contas, pilotos riram de si por se verem escapando em quinta marcha. Insólito para dizer o mínimo.



Sem contar os bumps castigando em cada volta. Com o agravante de que treino é treino, ou seja, os carros vão para a pista e cinco voltas depois estão de volta para passar por alguns ajustes. Na corrida o buraco é mais embaixo.

Tony Kanaan desceu a lenha em seu xará Cotman e avisou que iria atrás de soluções. A classe dos pilotos foi bem sucedida na manobra em prol da segurança, conseguindo adiar o treino classificatório para o dia seguinte. Qualifying e corrida serão disputados no domingo.

O piso do sambódromo está para ser alterado com devidas ranhuras para gerar mais grip. As oscilações no asfalto podem ser lixadas para que os pontos críticos sejam amenizados. A partir das 8h25 deste domingo, a classificação terá início. Fatalmente a definição do grid ocorrerá durante o GP do Bahrein.

Não poderia encerrar o post sem fazer menção honrosa à transmissão da Band (eu estou mesmo dizendo isso?!). Os repórteres da TV Bandeirante estão suando para cobrir em peso o evento da São Paulo Indy 300. Fora a tupiniquice, o trabalho é apreciável para os fãs do automobilismo. Registrem-se os raros elogios, pois.

6 comentários:

Daniel Médici disse...

GP do Bahrein ou treino classificatório para a Indy? Oh, decisão difícil, mas acho que já fiz a minha escolha.

Hoje deu pra notar muito bem o amadorismo da organização do evento, no que se refere ao circuito.

Enfim, a Band, em que pese o narrador, está fazendo mesmo um bom trabalho. O mínimo, aliás, que ela tinha que fazer, pois investiu R$ 35 milhões para a realização da prova!

F1ALC disse...

o produto carnavalesco foi a pior tupiniquice do dia, só quem sabía sambar se deu be,. já uma venezuelana que carrega o logo do PDVSA não sonsegiu e bateu de forma vergonhosa na saida da curva.

realmente fiquei satisfeio com a trasmissão da Band, não conheço muito de Indy mais fiquei feliz com a trasmissão

Luiz Sergio disse...

Já é tempo para a FIA liberar pistas onde tem corridas de F1 para a Formula Indy, ninguém vai tirar espaço da F1.

Formula Um é o topo em todos as pista mistas e ruas ela vai ser no mínimo 2 segundos mais rápida, mesmo que para isso ela gaste + ou - $$$$8OOOOOOOO,OO a mais que a Formula Indy.

Luiz Sergio disse...

O Sambodromo foi construído para o Samba os carros da Indy só entraram nesse clima, rebolaram com suas traseiras.

Gil disse...

A Dea foi quem tava me contando das notícias da Indy no Brasil. Gente, como é que fazem um papelão desses, hein? Quem é que tava "organizando" essa pista e mais: quem tinha dado o aval pra ela até agora? Acharam que os pilotos da Indy são as pessoas que tem que suportar a péssima qualidade do asfalto que pisam seja a pé seja de carro?

Aderson Pereira disse...

Eu fiz cara de wtf quando vi o Vitor Meira dizendo na Band que o circuito era desafiador.
Acho que ele tava falando do desafio de se manter em linha reta naquele mico do retão do sambodromo.

E se chover vai ser um Deus nos acuda.