segunda-feira, 15 de março de 2010

Dupla de equipe: GP do Bahrein



FELIPE MACIEL



Agora, sim, definimos o nome do nosso quadro. Aquele era mesmo provisório, o título da seção será um pouquinho diferente: "Dupla de equipe".

Neste espaço, a dupla de editores do presente blog irá manifestar suas respectivas opiniões a respeito de determinados fatores dos GPs e de outros eventuais tópicos que merecerem o acionamento do quadro quando julgarmos necessário.

A ordem aqui é de opiniões e análises breves. E os leitores poderão compartilhar seus posicionamentos na área de comentários, como manda o bom costume.

Sebastian Vettel


O moleque surpreendeu no sábado, acho que nem ele esperava a pole. Na corrida, soberano, não deu espaço para investidas de Alonso até que o carro começou a apresentar problemas. Mas se tivesse que dar uma nota exclusivamente para o desempenho do Vettel hoje seria 10, sem dúvidas. Cada vez gosto mais das qualidades dele como piloto, sobretudo tendo em vista que a Ferrari é considerada mais forte em condição de corrida.

Fábio Andrade



Primeiro disseram que a vitória escapou por causa do escapamento... Depois disseram que não, na verdade foi um problema elétrico causado por uma falha na vela de ignição.  Fato é que pobre Vettel fez de tudo e mais um pouco, mas definitivamente o alemão não leva sorte no início do campeonato. Quem é que não lembra do enrosco com o Kubica no ano passado? Esta é a primeira vez que consegue pontuar na primeira corrida do ano, pena que o carro da Red Bull tenha seus pontos fracos. Merecia a vitória. Mas o 4° lugar ficou até de bom tamanho diante do problema enfrentado.

Felipe Maciel



Ultrapassagens


Ficaram restritas ao pelotão intermediário e só aconteceram entre os ponteiros devido ao problema do Vettel. Mas, no entanto, não enxerguei o GP do Bahrein como uma corrida ruim. Foi, digamos, uma corrida normal. Enfim, sou um pouco crítico da necessidade de “emoção” desenfreada, de ultrapassagens no atacado, de corpo-a-corpo entre os pilotos na disputa por posições. Acho que essa necessidade que alguns sentem é fruto do mito de que nos anos 70 ou 80 as corridas tinham uma rotatividade de líderes ampla, o que nem sempre é verdade.

Fábio Andrade



Comparado ao que vimos no ano passado, a corrida do Bahrein foi bem melhor. Deu para sentir que, nos instantes finais, a prova não deve ser marcada pela mesma sensação estável de fim de festa como no passado. Os pneus fizeram diferença e espalharam algumas ameaças de ultrapassagens até a linha de chagada. Isso é bom.

Curioso foi notar o desempenho das Ferraris após o pit stop. Ora Massa tirava bastante tempo do Alonso, ora Alonso ampliava bem a vantagem. Oscilações interessantes, principalmente se considerarmos que possuem o mesmo carro. Por enquanto, ficarei otimista com as possibilidades de ultrapassagens neste novo regulamento.

Felipe Maciel



Equipes novatas


Não sei se por obstinação do nome, mas a Lotus carregou o fardo sozinha até o final. Não tem muito o que dizer. Se Virgin e HRT fossem até o final levariam uma cacetada de voltas. Não foram, e acho que os abandonos entre as pequenas vai ser crônico até o começo da temporada européia.

Fábio Andrade



Dois momentos do GP mostraram bem a diferença entre Virgin e Lotus. Glock ultrapassou Kovalainen e foi embora, como quem diz:  "meu carro é mais rápido que o seu!". Depois o alemão ficou lento e viu Kovalainen devolver a ultrapassagem, como quem diz: "pelo menos meu carro termina a corrida!". Quando a Hispania, nada a declarar.

Felipe Maciel



Fernando Alonso


Competente ao ultrapassar o Felipe na largada. A manobra foi inteligente, ele ficou com o lado de fora na primeira curva mas teve preferência na outra tangência. Daí pra frente ficou estudando o Vettel, mas não chegou a ameaçá-lo até a volta 34. Daí em diante contou com a sorte e cravou o nome na história da Ferrari ao vencer seu 1º gp pela equipe.

Vencer a 1ª do ano é importante, dá a ele vantagem psicológica e obriga o Felipe a andar forte em Albert Park, onde até hoje o brasileiro não teve um grande resultado. Mas Massa já se viu em situação semelhante em outros anos e conseguiu reagir. Espero por um bom duelo entre os dois na Austrália.

Fábio Andrade



Kimi Raikkonen chegou na Ferrari vencendo a primeira e conquistando o título ao fim do ano; Alonso já quer fazer igual. Todo vencedor do GP do Bahrein ganhou o campeonato do mesmo ano – com exceção de (adivinha quem?) Felipe Massa. E quando a vitória do Vettel estava encaminhada, o Alonso com sua irritante sorte de campeão virou o jogo.

Fez muito boa largada, estreou em alto nível, fez as pazes com a vitória, cravou a volta mais rápida... enfim, voltou a ser o bicampeão pilotando carro de ponta. Ta cheio de confiança pro tri.

Felipe Maciel



Pit stops


Acho que ficou um pouco claro que as equipes ainda estão “pegando a mão” das paradas. Teve gente prometendo trocar pneus em 2 segundos mas a maioria fez em 4 segundos ou mais. O difícil de hoje, particularmente, foi que o cronômetro falhou nas paradas de alguns pilotos, mas esse é um problema da FOM e não dos mecânicos ou das equipes.

Fábio Andrade



Tanto blefe de equipe pra no final das contas o melhor pit stop sair em 4s. Diziam que uma boa parada de boxes ficaria entre 3 e 4 segundos. Se seguíssemos essa linha, então todos os pits foram ruins. Eis a diferença entre a especulação e a realidade. Bom trabalho da Red Bull, que fez a parada mais rápida. Mas de fato podemos esperar pit stops na casa de 3s na sequência do campeonato.

Felipe Maciel



Gráficos da LG


De início eu não fui muito com a cara deles, até postei no twitter. Mas a antipatia foi passageira. Gostei do novo “design” da coisa, mas acho que eles podiam ter inovado com alguma informação nova ao invés de só alterar o layout e a fonte. Mas ficou mais bonito e agradável do que o modelo que foi usado de 2004 até ano passado.

Fábio Andrade



Simpatizei com a mudança. A LG modernizou os gráficos, não inseriu nada de novo mas deixou a arrumação mais bonita, com nova distribuição de cores. Só não precisavam jogar a isca para o Galvão... Antes a corrida terminava quando a barra mudava de "1" para "0". Agora inverteram e fizeram a contagem de voltas em ordem progressiva. Quando mudou de "48 para "49", o narrador inventou de cantar vitória com uma volta de antecedência. Fique até com saudades do quadro "Vai que é tua"...

Felipe Maciel

7 comentários:

marcelonso disse...

Amigos,

Vettel tem mostrado maturidade,como não poderia vencer fez o possivel e somou pontos,que podem fazer a diferença no final,o cara é fera!

Ultrapassagens até que aconteceram,mais ainda não está no nivel que gostariamos,na Indy em Sampa eu assisti um monte delas,e olha que a pista era de rua!

As novatas vão penar muito,esses carros de caixa de sabão em pó da Virgin e Hispânia ~v

marcelonso disse...

ops!continuando

As novatas vão penar muito,esses carros de caixa de sabão em pó da Virgin e Hispânia vão levar muito tempo para completar uma prova,já a Lotus se arrasta mas termina.
Pobre Kovalento,quem outrora andava num canhão,agora vai de caminhão!

Fernando Alonso foi perfeito,largou bem,sempre consistente contou com a sorte e faturou a primeira pela casa de Maranello.

E quanto a essa dos pits,fazer em 1,8s é surreal mesmo.


abraço

Leandro Almeida disse...

Sebastian Vettel
Foi otimo, seu companheiro não conseguiu o msm ritmo no treino e na corrida com problemas muito menos. Vettel deu sorte que os pneus de Rosberg não deixaram acontecer uma aproximação mais rapida, mais isso são coisas de corrida o que foi menos ruim para ele terminar em quarto.

Ultrapassagens
Tenho um pensamento sobre isso que serve também para justificar outras coisas, que é o fator novidade, vc ver a exemplo a declaração de Jeson Button, disse que poupo demais os pneus no começo da prova, disso eu tiro que não só ele mais muitas equipes pouparam equipamento mais do que o necessário e que na próxima corrida poderemos ter um ritmo melhor, pois algo sobre isso se ganho nessa prova e as coisas vão melhorar.

Equipes Novatas
Muito bom o que o Galvão Bueno disse nesse fds, a FIA deveria sim dar oportunidade de rodagem para essas equipes para garantir o minimo de segurança e competitividade dos carros. a Hispania está muito crua, a Virgin daqui a pouco solta mola pela pista, e a Lotus precisa resolver seus problemas aerodinâmico e de desempenho, durabilidade não basta. 107% ja foi a época, quando se tinha testes, as equipes pequenas tinha bastante oportunidade de melhorar, se não conseguiam tinha que esta fora mesmo, mais agora é muito diferente, as equipes estão se arrastando com as mãos algemadas e daqui apouco vão querer fugir.

Fernando Alonso
Fez o que era esperado dele, não achei nenhum brilhantismo do piloto, largo na parte "limpa" da pista, dividiu curva sabendo que a próxima o favorecia, mais tanto ele quanto massa ficaram correndo e observando, poupando equipamento, evitando os problemas e com sorte de outros tirando o vettel não estarem chegando ao ritmo de corrida que eles tinham mesmo se poupando. Parabéns a ele, estréia com sorte e vitória é bom demais.

Pit Stops
Falta pegar a mão ainda. Daqui a algumas corridas vamos ver alguma diferença. E espero diferença tbm no cronometro da FOM, que bagunça que eles fizeram.

Graficos da LG
Bela atualização, gostei, mais como qualquer mudança, ainda falta se acostumar.
Espero que possam aparecer novidades.

Observações finais
Não consigo analisar o desempenho do G4 + Equipes Subdesenvolvidas (Force India e Williams) colocando posições sobre seu momento agora, esta corrida para mim é atípica, a Ferrari e Williams por exemplo declararam seus problemas com aquecimento e foi uma coisa local, Bahrein. Outra coisa que me faz não conseguir isso é a falta de "confiança" das equipes e pilotos em imprimir um ritmo melhor na corrida, ja disse, falta pegar a mão ainda, parece que todos ficaram como observadores na corrida.

Então é isso acho que num falto nda..
Abraçoss... boa semana

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

O mais jovem piloto a vencer uma corrida de F-1 foi o espanhol Fernando Alonso, no GP da Hungria em 2003, quando tinha 22 anos e 26 dias de idade.
Alonso também foi o primeiro piloto espanhol a vencer uma corrida na história da F-1.
Para completar, Fernando também é o piloto mais jovem a fazer uma pole: com 21 anos e 7 meses, nos treinos para o GP da Malásia de 2003.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Leandro Almeida disse...

Só corrigindo nosso amigo ai, o Sebastian Vettel é o atual detentor da marca de jovem piloto a vencer uma corrida de F-1 com 21 anos, 3 meses e 8 dias em 14 de setembro de 2008 no Gp da Itália.

Ron Groo disse...

As opiniões estão coerentes com o que conheço dos dois, mas o nome anterior, o provisório, era mais legal.

Lau disse...

A formula 1 continua um esporte paradoxal: Moderno em tecnologia, decadente como disputa. A SP Indy 300 teve 95 passagens na disputa...e a formula 1 voce tem que torcer por um erro mecanico...é duro...

Este esporte vai morrer se continuar assim...e tem comentário aí dizendo que esta corrida foi melhor que no ano anterior...é duro...