terça-feira, 13 de abril de 2010

Briatore vem aí, olê olê olá...



FELIPE MACIEL



Finalmente acabou o arranca-rabo entre a FIA e Flavio Briatore. Depois de 'julga pra lá', 'julga pra cá'; julgamento que anula julgamento, o ex-chefão e a federação decidiram em conjunto a pena a ser paga pelo carcamano sem que precisassem voltar a se desgastar nos tribunais.

Tanto Flavio quanto Symonds seguirão suspensos de qualquer competição da FIA até 2011. No caso específico da Fórmula 1, só estarão liberados para retornar a partir de 2013. Esse é o momento em que os brasileiros costumam gritar: Pizza!

Briatore no pódio em Cingapura

Calma lá. Pizza completa propriamente dita seria se a dupla de dirigentes estivesse livre para competir novamente desde já, como se o veredito da FIA fosse completamente anulado, ignorando a participação de ambos na manipulação do resultado do GP de Cingapura. O que ocorre, na verdade, é que a punição a Briatore e a Symonds não será vitalícia. Apenas isso.

Somente para efeito de comparação com o desejo da FIA de Max Mosley, a determinação inicial era de que Pat Symonds pegaria 5 anos, enquanto o italiano seria suspenso por tempo indeterminado. A sanção dos dois foi reduzida para 3 anos. Ao menos me alivia saber que os conflitos se encerraram e o Cingapuragate chegou ao fim. Com um desfecho que pouco me surpreende, diga-se.

Quanto ao Pat, não sei se alguém se interessará por ele em 2013 nem estou preocupado em descobrir. Quanto ao Flavio, seu velho amigo de negócios Bernie Ecclestone deve abrir as portas da FOM para que o talentoso carcamano comece a despejar seu tino comercial sobre os interesses comerciais da Fórmula 1 nos próximos anos.



Caso alguma equipe lance uma oferta de trabalho ao Briatore, ele estará decidido a recusar. Porque mesmo antes de todo esse rebuliço ele já sinalizava interesse em abandonar o pit wall e seguir um caminho de gerenciamento mais amplo na categoria. E não foram poucas as vezes que Ecclestone contou com os pitacos de Flavio sobre suas decisões.

Creio que as relações Bernie-Briatore serão retomadas de forma mais estreita do que nunca dentro de poucos anos. Tio Bernie fará 80 anos em 2010. Tio Bria comemorou 60 ontem e talvez já tenha sido notificado de que o presidente da FOM deseje tê-lo como braço direito.

Goste ou não, basta Flavio Briatore dizer 'sim' que poderá assumir um dos cargos mais rentáveis da F-1 daqui a 3 anos. Observando pelo lado positivo, se este cenário se confirmar não precisaremos nos preocupar com uma infinitésima reincidência de tática suja aplicada por este sujeito no esporte. Mas se a Fórmula 1 de hoje já age por impulsos meramente monetários, o que dizer desta provável união entre Milionário e José Rico? Prefiro nem imaginar...

6 comentários:

Luiz Sergio disse...

Com o apoio da FIA e a liberação de Briatore, penso que uma nova versão deve aparecer por parte do Angelo.

O garota e piloto Angelo, devido ao grande stress na época, entrou em parafuso, depois que ficou sabendo que iam dispensa-lo, mesmo ele mostrando toda a suas qualidades como piloto, nervoso o piloto que tinha certeza que na próxima corrida, ele não só iria superar o seu companheiro, mais colocaria no mínimo meio segundo de vantagem em cada treino, triste com a injustiça, inventou tudo, agora, depois que ele descobriu a melhor categoria do automobilismo que está nos USA e refletindo da maldade que fez com o grande empresário, seu tutor, amigo, o santo chefe Briatore, vem a publico informar que recebeu apoio para falar essas mentiras do monstro e chefão da Máfia, o nazista e ex presidente da FIA, o senhor Morlley, com o único intuito de rachar o grupo liderado pelo correto e leal, Briatore!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Após acordo com a FIA, Briatore, ex-chefe da Renault, é liberado de vez para voltar a F-1 em 2013.
Flavio Briatore admite retornar a F-1 em 2012, mas em algum cargo diferente.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Humberto M. Oliveira disse...

MEUS DEUS!! Isso é horrível! Eu ainda não tinha pensado mas é possível sim, levando em conta o retrospecto. Mas particularmente o que mais assusta é que Bernie vai ter que arrumar um sucessor, já pensaram se o Briatore consegue arquitetar algum acordo desses... já pensaram na hipótese do Briatore assumir o cargo de Bernie na FOM??? melhor não pensar, aí pode ser que eles acabem com o esporte (categoria) mais impressionante da terra mesmo.

Leandro Alemeida disse...

eta noisss... como diz o povo por aqui.

aiushiaihishiahsuihas

vamos ver que farofa vai dar isso. Quem será que se arrisca ser empresariado por Briatore?

Ron Groo disse...

Bem... A musiquinha de boas vindas, se cantada pelo velho e senil Ecclestone seria:
"O Briatore, é coisa nossa, o Briatore é coisa nossa... Mas que vai,vai! Mas que vai, vem..."

Cansei.
Se querem dar o efeito borracha que dêem. A gente nunca pode fazer nada mesmo.

Anderson Nascimento disse...

Não gostei da pena ser reduzida não. Me deu uma sensação de que a Fórmula 1 perdeu um pouco da sua credibilidade, da sua seriedade como um esporte honesto. Espero que isso só seja impressão.