sexta-feira, 26 de março de 2010

As controvérsias de Lewis Hamilton



FELIPE MACIEL



"É ótimo voltar para Melbourne. Eu amo este lugar!". Com algumas variações de termos, essa frase já deve ter sido pronunciada por diversos pilotos da F-1, afinal o lugar é muito convidativo. Mas o autor do comentário em questão chama-se Lewis Hamilton.

Esse sujeito está se especializando em começar e terminar a temporada de um modo discutível. Sua relação com Interlagos, por exemplo, parece ser o caso de pista que não casa com piloto, ou vice-versa. Foi um vexame em 2007, um quase deja vu em 2008, mas em 2009 até que conseguiu se redimir com um podiozinho, depois de se classificar em 18°, atrás do Kovalainen. Mas tirou proveito de uma corrida conturbada, com problemas dos adversários, batida e entradas do safety car.

No entanto, o contexto nos leva a comentar o que sai errado para ele no início do ano, em Merlbourne. Em 2009, o problema da mentira ganhou proporções desproporcionais, chegando a fazer Lewis repensar por um momento sua continuidade na F-1.



Passado um ano, Hamilton começa a mostrar que sua relação com a Austrália, se não será azeda como na pista de Interlagos, será conturbada moralmente fora do circuito.

Desta vez o inglês se engraçou num carro de rua da Mercedes nas proximidades de Albert Park, realizando zerinhos e derrapagens até ser pego pela polícia. O carro teve de ser apreendido por 48h.
Nesta noite, eu estava dirigindo de uma maneira mais do que exuberante e, por consequência, fui parado pela polícia. O que fiz foi estúpido, e peço desculpas por isso

Lewis Hamilton



Não se trata exatamente de má influência para os fãs. Penso que se algum fã se inspira numa estupidez de algum ídolo, deveria ser problema do fã, não do ídolo. A questão é que um sujeito de vida pública tem a ousadia de cometer um deslize atrás do outro, tendo de se colocar numa posição desconfortável de pedir desculpas a Deus e ao mundo. E quando digo "mundo" não é apenas força de expressão; este esporte é internacional, ora...

Já passou da hora do campeão despertar, não? Estamos falando de um piloto ícone na atualidade da competição automobilística mais famosa do mundo sob jurisdição da Federação Internacional do Automóvel, com sua intensa responsabilidade sobre o trânsito de todo o mundo. Além de guiar pela equipe cujo patrocinador realiza interessante campanha de comportamento ao volante. Tal desventura de Lewis soa no mínimo irônico.

Desde a estreia na F-1, o distinto talento de Hamilton tinha tudo para lhe garantir o apoio e a simpatia de grande parte da torcida, mas uma série de obstáculos acabaram provocando o surgimento de diversos opositores. Não que isso seja privilégio seu; todo grande astro em evidência tem natural capacidade de atrair tanto fãs quanto detratores. Mas pouco a pouco Lewis deu um forcinha para o crescimento de seus antipatizantes.

10 comentários:

Daniel Gomes disse...

Felipe, sinceramente, acho que todo mundo pega demais no pé do Hamilton. Chega a ser irritante, quase que exatamente da mesma forma que acontece com o Barrichello, só que em escala mundial.

Todo mundo reclama da F1 politicamente correta, mas ao mesmo tempo não toleram que o queridinho da nova geração pise fora da faixa.

Não gostei do episódio do ano passado na Austrália, mas lá os dirigentes claramente manipularam a cabeça do menino, mas de resto, acho que ele tinha mais é que se jogar, como fazia o Raikkonen.

marcos disse...

é o Hamilton definitivamente não gosta da Austrália...

realmente lamentável a atitude, tem que dar exemplo, Hammy!

Ron Groo disse...

Quando Lewis proferiu tal sentença, a de "eu amo este lugar", aposto e ganho muita gente duvidou.
Aquilo deu uma manchadinha na carreira do cidadão.

Anderson Nascimento disse...

Se Hamilton ainda não possui todo o carisma e a aprovação do público, tudo se deve apenas a ele. Cheio de inseguranças e obstáculos que ele mesmo criou, Hamilton não merecia estar aonde está, já que tudo isso prova que ele entrou muito prematuro na categoria.

Luiz Sergio disse...

Não estou passando a mão na cabeça desse garoto o Lewis, mais em uma entrevista do Galvão Bueno, ele curtia que ele e o Senna, eram destruidores dos carros cedidos pelos patrocinadores, como se aquilo fosse a coisa mais certa do mundo.
Hamilton, no seu primeiro ano na F1, andou em um carro roubado onde a FIA, puniu a Mclaren, mais não puniu nem ele nem o Alonso com os mesmos critérios que seria as perdas dos pontos no campeonato, como fica a cabeça de um rapaz onde em vez de uma punição foi é premiado???? Sua visão fica que tudo é permitido para uma pessoa que é um ídolo, pode qualquer coisa, tanto na pista quanto fora dela.

Thiago Wilvert disse...

Que belo exemplo de segurança no transito! Depois ainda querem segurança nas pistas. Lamentável.

marcelonso disse...

Hamilton parece mesmo adorar a Australia!

abraço

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Hamilton diz que aprendeu. Depois de quase abandonar a F-1 após ter mentido para os comissários no GP australiano de 2009, Lewis Hamilton diz que aprendeu com o erro. "Eu olho como algo com o qual eu aprendi muito".
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Luiz Aalberto disse...

Hamilton é mais uma prova de sucesso na Formula 1

Luiz Aalberto disse...

Hamilton, não sou piloto más sou fascinado por velocidade.
Luiz Alberto - Regeneração - Piauí - Brasil