sábado, 27 de março de 2010

Vettel confirma favoritismo da Red Bull em Melbourne



FÁBIO ANDRADE



Confirmando expectativas a Red Bull foi soberana nos treinos classificatórios para o GP da Austrália. Não foi, porém, o homem da casa, Mark Webber, quem marcou a pole position. Sebastian Vettel estragou a festa do ídolo local e cravou a melhor volta do fim de semana em Melbourne, sendo o único a andar abaixo da marca do 1m24s e quebrando o recorde da pista australiana, que já durava 6 anos.



O treino desse sábado foi marcado pelo domínio absoluto da Red Bull. Vettel foi o mais rápido em todas as etapas da classificação, dando ao time austríaco a condição de franco favorito para a corrida de amanhã.

No pelotão de trás a disparidade para com os líderes não foi tão gritante, apesar de ainda ser grande. Se no Bahrein os carros da HRT ficaram a 10 segundos da pole, na Austrália a diferença foi de meros 6,6 segundos.

Como de costume, o Q1 nocauteou os dois HRT, os dois Virgin e os dois Lotus e mais o azarado da vez, que no caso foi o russo Vitaly Petrov da Renault.
Com medo da multa...

No Q2 a grande surpresa foi Lewis Hamilton, que não conseguiu avançar para a fase final da classificação e largará em 11º amanhã. Depois dos incidentes com a polícia australiana por excesso de velocidade já há quem diga que o campeão de 2008 ficou receoso e tirou o pé para não levar outra multa...



O Q3 de Melbourne contou praticamente com os mesmos participantes do de Melbourne, a exceção por conta de Lewis Hamilton, substituído na Austrália por Rubens Barrichello, a grande surpresa do Top 10 australiano.

A briga pela posição de honra se resumiu, no final das contas, aos dois pilotos da Red Bull. Mark Webber chegou a flertar com a pole, mas Sebastian Vettel, cada vez mais consagrado como poleman, foi buscar 116 milagrosos milésimos para fazer a volta mais rápida.

Entre as brigas internas, chamou atenção a grande diferença de rendimento entre Fernando Alonso e Felipe Massa na Ferrari, que se repetiu durante todo o treino. Em entrevista ao repórter Carlos Gil, da Tv Globo, o piloto brasileiro justificou a performance ruim alegando dificuldades no aquecimento dos pneus e consequente falta de aderência.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Austrália:

6 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Madrugada de roncos muito altos. Segunda etapa será disputada na Austrália, a partir das 3h.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Bruno Senna explica 23 posição na Austrália: - "O motor superaqueceu com um vazamento de água. Foi uma falha da equipe.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

Gostei do Vettel dar uma de marrento: "Eles vão ver..."
O Massa reclamou de aderência, estranho... o Carro do asturiano safado não tinha nada.
E olha que legal... os carros da Hispânia melhoraram bastante... Ficaram só a seis segundos do pole. E não os dez da outra corrida...

Renato disse...

Dei muita risada!

No segundo treino livre (sexta-feira), transmitindo pelo SporTY, o jornalista Lito Cavalcante 'escorregou' no pseudo-nome da Virgin e gaguejou: "VTR... VT... VR...". Seu companheiro de transmissão (esqueci o nome dele!) foi ler um e-mail e: "... os carros da VIRGIN...". Sem querer, ele falou o nome 'proibido' da equipe de Richard Branson. Fez-se uma pausa nas vozes e um silêncio sepulcral foi "ouvido" por alguns instantes... Eles mesmos já estão caindo na própria 'armadilha'...

E hoje, na transmissão do treino de qualificação, o 'glorioso' Galvão também escorregou e disse "... os carros da VIRGIN blá blá...". Mais uma pausa no estúdio da RGT e o 'falador' (não é narrador!) continuou falando "... a equipe do Lucas Di Grassi...".

A corrida parece que será muito melhor que a do Bahrein, o que não é muito difícil! E quanto às escorregadas do pessoal da RGT, a comédia está garantida...

um abraço!

Anderson Nascimento disse...

Vamos Vettel!! Estou gostando cada corrida a mais do jeito e do talento desse alemão. Já mudei até minha torcida por esse menino, talvez pq eu seja um garoto tbm e acredito que na F1 o arrojo dos jovens vale mais do que a experiência dos veteranos.

Aderson Pereira disse...

Amanhã se não houver problemas, Vettel leva fácil.
Será que Webber pra fazer calar aqueles que pedem sua aposentadoria, vai com tudo pra cima do Vettel? Se sair lasca, Alonso aproveita.

Mas é estranho mesmo o carro do Massa estar com problemas de aquecimento dos pneus! Alonso tava normal.
Porque será que a Ferrari não passou as soluções do carro do espanhol pro do brasileiro?
Os dois não tem um estilo de pilotagem semelhante?