quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quem será a nova fornecedora de pneus?



FELIPE MACIEL


Está chegando a hora da FIA definir quem vai suceder a Bridgestone no fornecimento de pneus da F-1.


Para quem vê de fora, a Michelin é franca favorita por sua vasta na experiência na categoria e o curto intervalo de tempo desde o ano em que se retirou.



A marca francesa praticamente expulsa da Fórmula 1 pela FIA só voltará se a entidade atender suas notáveis exigências. Ela deseja concorrência e também busca ampliar o diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas, o que provocará certos custos de adaptação por parte das equipes na manufatura do carro, seja em elementos mecânicos, seja em aerodinâmicos.


Esta candidata registrou nada menos que 102 vitórias, 111 poles, fez 108 voltas mais rápidas e somou 3308,5 pontos nos seus 215 GPs, que ocorreram entre os anos de 77 a 84, e mais recentemente entre 2001 e 2006.



Aparentemente, as sugestões da Michelin abriram os olhos de outras marcas, como por exemplo a Pirelli, que apoia a proposta de aumentar o diâmetro do aro e também pretende contar com a ajuda da Fota nos custos do fornecimento da borracha.


A fabricante italiana ostenta 43 vitórias, 46 poles, 50 voltas mais rápidas e um total de 238,5 pontos nos 200 GPs, conquistados entre 81 a 91 com exceção das temporadas de 87 e 88.



Já a americana Cooper Avon é a queridinha do tio Bernie, que não parece nem um pouco empolgado com possibilidade de uma nova guerra de pneus.


Ela está um tempinho longe da F-1: Participou nos anos 54, 56, 57, 59, 81 e 82, totalizando 8 pontos em 29 GPs.


Caso não pinte uma surpresa, ao menos um desses 3 nomes fechará o negócio. Seja lá qual for a decisão, espera-se que seja tomada e divulgada em menos de um mês. Mais precisamente no fim de semana do GP da Espanha. De 9 de maio não passa. É o que prometem...

9 comentários:

Joao disse...

e nada de yokohama / Toyo / fortes marcas japosesas e a dunlop ?

Paulo Maeda disse...

Bem que poderiam ser as 3 e termos novamente a guerra dos pneus. Posso deixar uma sugestão? Eu ainda não consegui imaginar um carro de F1 com rodas aro 18, quem será q pode fazer uma "arte" ae pra gente poder ver? ^^

Aproveitando, estou de volta! Passa no meu novo blog, vlw!
http://bastantescoisas.blogspot.com/2010/04/uma-singela-homenagem.html

Joao disse...

Realmente eu nao tinha pensado nisso um F1 com aro 18 deve ficar bem estranho, eu imagino algo como os f1 de antigamente que tihnam aqueles pneus traseiros enormes nao me lembro qual era o aro.

Thiago Wilvert disse...

F1 com rodas 18? Acho que vem um "Pimp my F1" por aí...kkkkkkkkkkkkkk

Abraços!

marcelonso disse...

Felipe,

O ideal para nós loucos por esse esporte,seria a guerra da borracha com duas ou até três marcas.
Mas no fim das contas,Tio Bernie vai combinar com Tio Todt e devem pegar uma só.


abraço

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Briga para fornecer pneus. Fabricantes querem assumir lugar da Bridgestone, que sai no fim deste ano. Cooper-Avon, Michelin e Pirelli brigam para substituir bridgestone.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

Por mim poderiam ser quatro fornecedoras, uma para cada roda do carro.

Agora sério. A Pirelli seria uma boa. É tradicional e de confiança. E assim ainda abriria as portas para que a Michelin tivesse concorrência e resolvesse entrar também.

Renato disse...

A atual Cooper-Avon é uma união da 'antiga' Avon com a Cooper Tyres? (homônima da construtora de carros, Cooper?) ou o nome sempre foi esse mesmo?

Li em algum lugar (não consegui me lembrar onde!) que a 'antiga' Avon tinha como sócio, ninguém mais ninguém menos que... Bernie Ecclestone!!

Inclusive, vendo os registros dos GPs da F1 no final dos anos 50 (57, 58 e 59), há registros da inscrição de Bernie Ecclestone pilotando um Connaught-Alta calçado com pneus... AVON! Se não me engano um desses GPs é o de Mônaco 1958...

Acredito que haja uma 'predileção' do Tio Bernie pelos Cooper-Avon... pelos velhos tempos... mas, no final, aquele fabricante que significar mais ganho de dinheiro para ele, sairá vencedor....

Também gostaria de (re)ver uma guerra de pneus, mas parece que vai demorar pra acontecer de novo...

A propósito, já que o tema é PNEUS, que tal um post comentando o episódio dos pneus na temporada de 1981? Naquele ano houve uma 'bagunça pneumática' e a Avon esteva presente... eo Tio Bernie começava a arregaçar as manguinhas...

um abraço

Guerra de pneus… pela vaga da Bridgestone disse...

[...] | Tazio, Blog F-1 [...]