sexta-feira, 14 de maio de 2010

Memória Blog F-1: Mônaco? Chuva?



FELIPE MACIEL


Não foi exatamente uma corrida maluca mas sem dúvida um final de GP simplesmente "unbelievable"! A etapa de Mônaco de 1982 tinha tudo para ser uma prova morna, até o momento em que a chuva resolveu atuar. As primeiras vítimas começaram a aparecer a dez voltas do fim, mas foi na antepenúltima volta que o show de lambanças transformou os instantes finais do GP numa verdadeira epopeia.

Daly errou na Tabacaria mas fez de todo o possível para manter-se na pista até o final, mesmo que isso incluísse derramar óleo sobre o asfalto. Na 74ª passagem de um total de 76, Alain Prost escapou e bateu, cedendo a liderança a Riccardo Patrese. O gostinho da primeira vitória seria esfriado na volta seguinte, quando rodou no hairpin, perdendo algumas posições.

Em seguida, o então líder Pironi encosta num local perigoso, dentro do túnel, por conta de uma pane seca. De Cesaris herdaria a vitória, se não sofresse do mesmo mal. Para completar o festival de abandonos, Daly também desistiu na volta final.

Em meio à confusão, chegou-se a imaginar que Nigel Mansell assumiria a ponta. Ao que ressurge diante das câmeras a Brabham de Riccardo Patrese, absoluto na ponta, e cruza a linha de chegada pondo uma volta em cima de todos os demais, sem tomar consciência de que havia se tornado, de alguma forma, o vencedor do Grande Prêmio de Mônaco.

Confira o show, com Murray Walker nos vocais:



A movimentada etapa de Monte Carlo de 1996 também pediu a colaboração dos céus para gerar uma corrida surpreendente.

O GP, agitado desde o princípio, cruzou as 2h de duração, sendo concluído pela vitória do francês Olivier Panis, que triunfaria pela primeira e única vez na Fórmula 1. A Ligier subiria ao topo do pódio pela última vez, já que seria vendida para Alain Prost em 1997.

3 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Aliada agora virou inimiga. Conhecido pela perícia na pista molhada, Rubinho não quer chuva em Mônaco. Brasileiro da Williams teme pista escorregadia do Principado.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Tweets that mention Memória Blog F-1: Mônaco? Chuva? « Blog F-1 -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Rádio OnBoard. Rádio OnBoard said: Quem não se lembra da primeira vitória de Patrese e Panis, em Mônaco?! http://blogf-1.com/2010/05/memoria-blog-f-1-monaco-chuva/ [...]

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Quem pode mais? Ferrari, McLaren e Mercedes farão de tudo para atrapalhar os planos da Red Bull, que se mostrou superior na última corrida.
Nos treinos para o GP de Mônaco, Alonso mandou bem.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com