segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reajustando o resultado oficial do GP de Cingapura



FELIPE MACIEL


Viram as duas incríveis ultrapassagens de Felipe Massa em Cingapura? O brasileiro executou uma passada dupla sobre Sutil e Hulkenberg, colocando 20s de vantagem em cada um deles.

Pena que a corrida já havia acabado quando tal feito aconteceu.



Tenho de destacar este intrigante comportamento da FIA, distribuindo canetada como se pouco importasse o resultado final. No desenrolar da corrida nós vimos alguns lances pendentes de investigação, porém nenhum terminou em penalty. Justo uns incidentes em que eles não sentiram a menor vontade de investigar, acabaram sendo motivo de alteração de resultado, e o pior, após a bandeirada.

O mundo inteiro viu Adrian Sutil cortando a curva por fora na primeira volta, o que significa que os comissários tiveram uma eternidade para tomar uma atitude mas preferiram tratar como uma disputa normal que sequer merecia ser analisada no decorrer da prova. Ao final da corrida, porém, trataram de puxar o tapete do alemão inexplicavelmente.

Num ato cagueta da Force India, a equipe ameaça apelar da decisão caso a FIA não puna Nico Hulkenberg por um suposto corte de curva num dado instante deste GP. E a federação se livra do inconveniente jogando o piloto da Williams na lama do mesmo jeito.

Para início de conversa, ninguém deveria ser punido; muito menos no tapetão. Para completar, eu fico aqui imaginando uma situação hipotética parecida, apesar de risível, em que a Force India iria até a FIA pedir para que a Ferrari fosse punida porque Felipe Massa havia cortado uma curvinha em um momento qualquer...

Se não for só impressão minha, esse pós-GP de Cingapura foi um espetáculo de futilidade. Parece que tem criancinhas tomando decisões desnecessárias pela FIA. Essa entidade definitivamente não parece ser séria.

Na configuração final, Massa foi 8°, Sutil 9° e Hulkenberg 10°. É tudo.

7 comentários:

Julianne disse...

Achei estranho eles investigarem isso só depois da corrida, mas a demora beneficiou os dois. Imagine levar um drive through logo depois do 1º Safety Car?
Mas, Felipe, convenhamos. Os comissários acertaram bastante nessa corrida, ao não fazer nada nos incidentes entre Hamilton e Webber; Schumacher e Heidfeld. Era pedir demais que acertassem 100%. Afinal, eles adoram impedir que os pilotos PILOTEM!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

E lá vem o Espanhol... Aproveitando bobeada dos adversários, Fernando Alonso domina o GP de Cingapura e agora é segundo no campeonato.
Cada vez mais está ficando emocionante a temporada desse ano.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

marcos disse...

esse race control... tirando pontos valiosos da Williams!rs

mas até que eles foram bem, achei que eles iam mandar drive through pra geral!

Joao disse...

como diria o espahnol NadaSei:
"isso é ridículo"

Marcelonso disse...

Pois é, só assim para o Massa passar! Essa história de mudar resultado depois da bandeirada não faz bem para o esporte.


abs

Ron Groo disse...

O que é que o Massa dirige mesmo? Ferrari? Ah tá... Então tá explicado.

Renan do Couto disse...

A demora foi um erro dos comissários. Dava perfeitamente para punir durante a prova. Mas acho que foi o único erro dos comissários, visto que houve outros incidentes que achei que renderiam punição, mas não receberam e nem deveriam, como Webber e Hamilton.